A importância dos programas de iniciação científica para o desenvolvimento da pesquisa na Ufla

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) apresenta um forte envolvimento em atividades de pesquisa, com um aporte financeiro de centenas de projetos financiados em diversos órgãos. Tais projetos têm proporcionado avanços no conhecimento científico e no desenvolvimento de novas tecnologias e processos. A participação de estudantes de graduação nesses projetos, por meio dos programas de Iniciação Científica, tem sido de grande importância para a formação de recursos humanos e para a execução dos referidos projetos, a maioria dos quais está em consonância com as atuais diretrizes políticas na área de ciência, tecnologia e inovação do país.

Os programas de Iniciação Científica têm como objetivos principais despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação proporcionado condições para estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade. Com o grande apoio da Fapemig e do CNPq e de todos os discentes e docentes pesquisadores, houve um grande crescimento nos Programas de Iniciação Científica na Ufla, com a participação de aproximadamente 600 estudantes representando 20% do nosso alunado. Com esse aumento considerável na participação de estudantes da graduação nos Programas de Iniciação Científica na Ufla, houve necessidade de melhor estruturação dos programas, com investimento em novos programas de Iniciação Científica, com definição de critérios para a seleção de pesquisadores e de estudantes e, sobretudo de aumento no número de cotas de bolsas.

Nos últimos quatro anos, a Pró-reitoria de Pesquisa alcançou aumentos significativos no número de cotas de bolsas de Iniciação Científica. No PIBIC/ CNPq a Ufla conta com 155 bolsas, no Programa Balcão CNPq com 53, no PIBIC/Fapemig com 110, no Programa Balcão Fapemig com 40, empresas privadas 30, com aumento médio de 386% nos últimos 4 anos.
Vale ressaltar que a Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Comissão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, em julho de 2007, logrou êxito junto ao CNPq em 5 novas bolsas. Este fato é bastante representativo, não pelo número, mas pela avaliação positiva do CNPq ao nosso programa de Iniciação Científica, já que aquela Instituição nos últimos anos não atendeu a nenhuma demanda por acréscimo de bolsas feita pelas Instituições Federais.
No ano de 2005 foi implementado na Ufla o Programa de Iniciação Científica Junior (BIC-Junior). Nesse programa, apoiado pela Fapemig e CNPq, alunos do ensino médio de escolas estaduais participam de trabalhos de pesquisa nas universidades o que propicia o treinamento e maior conhecimento dos cursos oferecidos na universidade ajudando-os na escolha profissional. A Ufla possui, nesse programa, o maior número de bolsas, em número de 80, no estado de Minas Gerais.

Mais recentemente, em julho de 2007, a Ufla foi inserida em um novo programa de IC apoiado pelo CNPq que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PIBITI). O objetivo principal desse programa é contribuir para a formação de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. A Ufla foi contemplada com 5 bolsas em um total de 300 distribuídas no país. Vale ressaltar que em Minas Gerais a Ufla é a única Universidade que participa desse programa.

Diante do exposto observa-se que os programas de iniciação científica são prioritários na Universidade Federal de Lavras. Os membros do comitê interno que acompanham o referido programa na instituição demonstram um grande comprometimento com o mesmo.

Outro aspecto que atesta o sucesso dos programas IC nessa Universidade refere-se ao elevado percentual de alunos que participam desse programa e que posteriormente se ingressam em programas de pós-graduação nessa ou em outras instituições. A esse respeito, tem sido notório que os alunos egressos dos programas de iniciação científica são aqueles com melhor desempenho na pós-graduação.

Ufla obtêm aprovação de projeto de Inovação Tecnológica na Fapemig

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado do edital 08/07, ‘Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento’. Foram aprovadas 16 das 27 propostas recebidas, incluindo a Universidade Federal de Lavras, com o projeto “Apoio à Manutenção do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento da Ufla – Nintec” coordenado pelo professor José Roberto Soares Scolforo. Com este edital, a Fapemig pretende dar continuidade à política de desenvolvimento e consolidação da cultura de propriedade intelectual em Minas Gerais, iniciada em 2005 com o lançamento do programa e a criação de núcleos em todo o estado. Nos últimos três anos, 30 instituições foram contempladas, 43 bolsas foram concedidas e 85 profissionais foram capacitados, contabilizando um investimento R$1,7 milhão. Na nova versão do edital, o valor destinado ao conjunto de propostas atendidas é de R$1 milhão.

O edital tem como objetivo induzir e fomentar a criação, a estruturação e a capacitação de equipes para os Núcleos de Inovação Tecnológica, que têm a função de orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas aos processos de inovação, proteção à propriedade intelectual e comercialização de resultados de pesquisas.

Ufla participa de reunião sobre patentes em biotecnologia com potencial de licenciamento

A professora Soraya Alvarenga Botelho, presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), da Universidade Federal de Lavras irá participar da reunião ‘Café Empresarial’ com outros representantes de núcleos de inovação tecnológica, integrantes da Rede Mineira de Propriedade Intelectual.

A reunião, que acontecerá em setembro, em Belo Horizonte, pretende promover uma maior interação entre universidade-empresa, estimulando a capacidade de inovação, de geração de negócios e de absorção de tecnologias das empresas do setor de biotecnologia, além de divulgar a Rede Mineira de Propriedade Intelectual e suas ações.

O evento contará, também, com a presença de Elza Fernandes de Araújo, presidente da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual, da Universidade Federal de Viçosa, atual coordenadora da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e Sônia Aparecida Goulart de Oliveira, diretora da Agência Intelecto, da Universidade Federal de Uberlândia.

Para a professora Soraya Botelho “a participação da Ufla neste encontro é fundamental para divulgar seus produtos com potencial de licenciamento e o seu potencial de pesquisa na área de biotecnologia, possibilitando o desenvolvimento de novas parcerias de pesquisa com outras instituições públicas ou privadas.”

Ufla se prepara para as comemorações dos seus 99 anos

Fundada em 1908, neste quase um século de existência, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) consolidou-se pelo seu pioneirismo na extensão, pela extraordinária geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, e, sobretudo, pela qualidade do ensino na formação de mais de 30.000 profissionais graduados, especialistas e pós-graduados em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País, particularmente nas ciências agrárias.

A Ufla conta com 16 departamentos didático-científicos em uma área de 600 hectares, com mais de 160.000 m2 de área construída. Com 358 professores e 345 servidores técnico-administrativos, um reduzido número, se comparado com outras instituições de ensino, a Ufla está entre as principais instituições de educação superior do País. São ofertados 13 cursos de graduação, com uma estrutura curricular flexibilizada, atendendo cerca de 3.000 estudantes. De acordo com o primeiro censo realizado no Brasil sobre Educação a distância, a Ufla lidera o ranking nacional de estudantes de pós-graduação a distância, com 8500 profissionais matriculados; em 2007, estão sendo oferecidos 45 cursos de especialização e, nos últimos 8 anos, mais de 20.000 profissionais do agronegócio procuraram a Ufla para sua especialização. Na pós-graduação Stricto sensu, são 19 cursos de mestrado e 15 cursos de doutorado, com cerca de 1200 estudantes matriculados.

A pesquisa científica e tecnológica na Ufla organiza-se em grupos, contando, atualmente, com 65 grupos certificados pelo CNPq, os quais desenvolvem 340 linhas de pesquisa e cerca de 1200 projetos em mais de 100 laboratórios. A produção científica é crescente, atingindo atualmente cerca de 2500 publicações científicas por ano. Isso equivale a cerca de 8 publicações/docente/ano; certamente, uma das mais elevadas do Brasil.

Além do seu papel histórico na extensão voltada ao agronegócio, a Ufla tem se destacado na promoção de eventos e na transferência de tecnologias, coordenando projetos de extensão que beneficiam anualmente mais de 300.000 pessoas.

As comemorações dos 99 anos de fundação, estão previstas para o período de 31 de agosto a 9 de setembro de 2007 e, conta com intensa programação. Posteriormente, se dará o início às comemorações do seu centenário.

Mais informações: www.ufla.br
E-mail: ione@ufla.br
Tel: (35) 3829-1861

Criado o Centro de Educação a Distância

Com o objetivo de responder pelo planejamento estratégico e diretrizes operacionais para a Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi criado o Núcleo de Educação a Distância (Nead). A comissão encarregada de propor a criação do núcleo e seu regimento interno foi composta pelos docentes Marcelo Silva de Oliveira (DEX) – Presidente, Daniel Carvalho de Rezende (DAE), João Chrysóstomo de Resende Júnior (DMV), Ila Maria Silva de Souza (DED) e o Diretor da Faepe, professor Edson Ampélio Pozza.

Em sucessivas reuniões, o Nead finalmente propôs ao Conselho Universitário (Cuni) seu Regimento Interno, também sugerindo a sua transformação em Centro de Educação a Distância. Posteriormente, foi instituído o Centro de Educação a Distância (Cead), o qual deverá suceder o Nead/Ufla. O Regimento Interno está sendo objeto de apreciação pelos departamentos, para posterior deliberação no Cuni.

Como exemplo de grandes universidades no Brasil que já possuem um núcleo ou centro específico (Nead’s / Cead’s) para apoiar o ensino a distância, podemos citar: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), de Juiz de Fora (UFJF), dentre outras, alguns dos quais já atuando a aproximadamente 10 anos, incentivando, auxiliando e capacitando docentes, discentes e órgãos competentes.

Na Ufla, a educação e distância já completa 20 anos de existência.

Para o professor Marcelo Oliveira, “diante disso e vislumbrando a necessidade de acompanhar os novos rumos da Educação a Distância, apoiadas pelos avanços tecnológicos e demandados pela Sociedade e pelas novas políticas educacionais governamentais, a Universidade resolveu criar um órgão específico para coordenar esta modalidade de ensino, em função da sua complexidade peculiar e da solicitação de outros órgãos que desenvolvem nossa EAD. Todos estes anos de experiência têm mostrado que, a principal razão pela qual nosso Ensino a Distância ainda não está, de modo geral, no padrão de qualidade que nós mesmos idealizamos, é a falta de um Cead”.

O Cead atuará como um centro de vinculação de todas as atividades de EAD na Ufla, promovendo ações para assegurar o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nesta modalidade de ensino, mediante a articulação com todas as Pró-Reitorias, Departamentos e demais setores e órgãos da universidade.

Ainda como parte das atribuições a serem desenvolvidas pelo Cead, destacam-se na proposta de regimento em discussão: zelar pelo cumprimento à legislação específica vigente em vigor; propor diretrizes e normas de organização, gestão e avaliação da EAD na Ufla; propor e manter critérios e padrões de qualidade; assessorar e dar suporte a todas as iniciativas e experiências em EAD; acompanhar os processos de auditoria internas e externas relativas a todas as atividades do ensino a distância, dentre outras. “Desta maneira, espera-se que o EAD na Ufla possa continuar crescendo em eficiência e qualidade e, assim, manter a Ufla entre as universidades consideradas como um centro de excelência, inclusive em Educação a Distância”, finaliza o professor Marcelo Oliveira.

Ufla prepara livro para comemoração de seus 100 anos

Recheado de belas imagens, história e curiosidades, a publicação histórica do centenário da Ufla promete surpreender a todos

Aneliese Castro

A Universidade Federal de Lavras vai comemorar, em setembro de 2008, 100 anos de fundação. Pensando na grandiosidade desta data foi reunida uma comissão para programar toda a festividade. As solenidades terão início em 31 de agosto deste ano e se estenderão até 07 de setembro de 2008, data de encerramento.

Mais de 100 eventos, farão parte da programação. Divididos em grupos, a comunidade lavrense terá a oportunidade de participar de acontecimentos Sócio Culturais, Esportivos e Técnico Científicos. Entre os sócio culturais está a produção e lançamento de um livro que conta toda a biografia da Universidade nesse século de existência.

“A idéia de lançar um livro vem da necessidade de se eternizar a história da Universidade, algo que remonte os primórdios de sua fundação, narrando desde a Escola Agrícola, passando pela antiga Esal – Escola Superior de Agricultura de Lavras – e chegando a Ufla”, explica atual reitor da Ufla, Antônio Nazareno Mendes.

Aclamado e defendido pelos professores que fizeram parte de todo processo de evolução, o “livro centenário” será mais que um documento atemporal, com narrativas, fotos e curiosidades, tudo contado com poesia, beleza e bom humor.

De acordo com Ângelo Alberto de Moura Delphin, ex diretor do Museu Bi Moreira e profundo conhecedor da história da Ufla, este livro tem o objetivo de resgatar a memória da instituição e deixar para a posteridade um legado de valor de toda a obra. “Samuel Gammon, já idealizava uma grande Universidade quando criou a Escola Agrícola. Ele acreditou e pôs em prática, agora resta a nós darmos continuidade em seu sonho e não deixarmos que a história se perca”, comenta Ângelo.

O lançamento do livro está previsto para 2008, juntamente com o fechamento das comemorações.

Andifes busca parceria com a Organização dos Estados Americanos

O presidente da Andifes, reitor Aquimedes Diógenes Ciloni (UFU), recebeu, nesta manhã (08/08), as coordenadoras dos departamentos de Desenvolvimento Humano, Nelly Gochicoa, e de Bolsas Acadêmicas de Pós-Graduação, Patricia Quiroz, da Organização dos Estados Americanos. A reunião buscou estabelecer uma parceria entre a OEA e a Associação para a integração entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras e as universidades internacionais. Esteve presente, também, o reitor Paulo Speller (UFMT)

De acordo com Nelly Gochicoa, as bolsas oferecidas pela OEA têm o objetivo de promover intercâmbios entre estudantes brasileiros e estrangeiros. Nesse sentido, a organização já iniciou as negociações com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “As instituições têm mostrado um grande interesse em reforçar essa integração entre os estudantes de todos os países e certamente o convênio também com a Andifes será o início de uma parceria de sucesso”, afirmou.

O professor Arquimedes Ciloni ressaltou a intenção da Associação em oficializar um convênio com a OEA. A parceria possibilitará uma maior internacionalização das IFES. “A Andifes congrega 58 Instituições Federais de Ensino Superior presentes em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Nesse sentido, o programa de bolsas da Organização dos Estados Americanos abrangerá todo o território nacional”, acrescentou.

A formulação do contrato será discutida entre a OEA e a Comissão de Relações Internacionais da Andifes. Já na próxima semana, as representantes da organização entregarão uma minuta do documento à Diretoria Executiva da Associação.

As bolsas de pós-graduação são oferecidas pela OEA para um período de dois anos e incluem recursos para livros, seguro-saúde, moradia e alimentação. As inscrições para o período 2008/2009 já estão abertas. Os interessados têm até o dia 15 de outubro deste ano para fazer a solicitação da bolsa em seu país de origem e encaminhar os documentos. Para mais informações, clique aqui.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)

Vaga para Professor Substituto em Montes Claros

Encontram-se abertas, até o dia 15 de agosto de 2007, as incrições para uma vaga de Professor Substituto para o Setor Acadêmico de Zootecnia, do Núcleo de Ciências Agrárias (UEMG) – Campus Regional Montes Claros, Área de Conhecimento Forragicultura, Ciências Agrárias.

Período de inscrição: 8 a 15 de agosto de 2007
Horário: 08h00 às 11h00 e de 14h00 às 17h00
Entrevista: dia 16 de agosto de 2007

No ato da inscrição o candidato deverá comprovar ser graduado em Medicina Veterinária, Agronomia ou Zootecnia, Regime de Trabalho- 20 horas semanais.

Documentos exigidos: ver Edital nº 068, publicado no D.O.U, em 06 de agosto de 2007, seção 3 – www.in.gov.br

Mais informaçõe: (38) 2101-7730

Bolsas DAAD de especialização em artes e música na Alemanha

Estão abertas até 19 de outubro as inscrições para o programa de bolsas do DAAD para aperfeiçoamento em artes plásticas e música na Alemanha.

Artistas brasileiros de renome mundial já se beneficiaram deste programa, tais como o maestro Isaac Karabtchevsky, o compositor Marlos Nobre, os músicos Hermeto Paschoal, Miguel Proença, Fany Solter, Ney Rosauro e Flo Menezes, e o artista plástico Carlito Carvalhosa.

Os candidatos devem possuir no máximo 32 anos e ser graduados nas áreas em questão, tendo esgotado todas as oportunidades de formação no Brasil.

Antes de inscrever-se, é imprescindível que o candidato já possua informações sobre a instituição superior alemã pretendida, bem como sobre o professor com o qual deseja estudar.
Os candidatos deverão apresentar amostras de sua produção artística (pinturas, desenhos, esculturas e gravações musicais), conforme suas especialidades e as normas descritas no edital.
A bolsa compreende 715 euros mensais, além de passagem aérea e seguro-saúde. O benefício terá a duração de 12 meses; em geral não prorrogável.

Para mais informações, acesse o edital do programa no site do DAAD.

Edital:
http://rio.daad.de/download/Bolsas%20artes%20musica%2007.doc

Ufla abre processo seletivo de pós-graduação Lato Sensu – especialização em educação

A Pró-reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), abre processo seletivo/2008 para o curso de pós-graduação “Lato Sensu”: Especialização em Educação.

O processo será realizado em três etapas, com finalidade de selecionar e classificar os candidatos para ingresso no curso de pós-graduação.

Serão oferecidas 10 (dez) vagas, podendo esse número ser ampliado, dependendo da capacidade do DED, com início das aulas previsto para 1º semestre de 2008. O preenchimento das vagas do curso será feito obedecendo rigorosamente à classificação final, até se completar o número de vagas.

O curso terá carga-horária mínima de 360 horas e duração prevista de dois anos, incluindo o tempo de elaboração da monografia.

O período da inscrição para o processo seletivo será de 27 de agosto a 06 de setembro de 2007, de 2ª à 6ª feira, das 08h00 às 10h00, e das 14h00 às 16h00, na secretaria do curso, no Departamento de Educação.

O Edital na íntegra e as informações sobre este processo seletivo estão disponíveis no site www.ded.ufla.br e na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Educação da Ufla.

Tel: (35) 3829-1445.

Universidade Federal de Lavras