Criado o Centro de Educação a Distância

Com o objetivo de responder pelo planejamento estratégico e diretrizes operacionais para a Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi criado o Núcleo de Educação a Distância (Nead). A comissão encarregada de propor a criação do núcleo e seu regimento interno foi composta pelos docentes Marcelo Silva de Oliveira (DEX) – Presidente, Daniel Carvalho de Rezende (DAE), João Chrysóstomo de Resende Júnior (DMV), Ila Maria Silva de Souza (DED) e o Diretor da Faepe, professor Edson Ampélio Pozza.

Em sucessivas reuniões, o Nead finalmente propôs ao Conselho Universitário (Cuni) seu Regimento Interno, também sugerindo a sua transformação em Centro de Educação a Distância. Posteriormente, foi instituído o Centro de Educação a Distância (Cead), o qual deverá suceder o Nead/Ufla. O Regimento Interno está sendo objeto de apreciação pelos departamentos, para posterior deliberação no Cuni.

Como exemplo de grandes universidades no Brasil que já possuem um núcleo ou centro específico (Nead’s / Cead’s) para apoiar o ensino a distância, podemos citar: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), de Juiz de Fora (UFJF), dentre outras, alguns dos quais já atuando a aproximadamente 10 anos, incentivando, auxiliando e capacitando docentes, discentes e órgãos competentes.

Na Ufla, a educação e distância já completa 20 anos de existência.

Para o professor Marcelo Oliveira, “diante disso e vislumbrando a necessidade de acompanhar os novos rumos da Educação a Distância, apoiadas pelos avanços tecnológicos e demandados pela Sociedade e pelas novas políticas educacionais governamentais, a Universidade resolveu criar um órgão específico para coordenar esta modalidade de ensino, em função da sua complexidade peculiar e da solicitação de outros órgãos que desenvolvem nossa EAD. Todos estes anos de experiência têm mostrado que, a principal razão pela qual nosso Ensino a Distância ainda não está, de modo geral, no padrão de qualidade que nós mesmos idealizamos, é a falta de um Cead”.

O Cead atuará como um centro de vinculação de todas as atividades de EAD na Ufla, promovendo ações para assegurar o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nesta modalidade de ensino, mediante a articulação com todas as Pró-Reitorias, Departamentos e demais setores e órgãos da universidade.

Ainda como parte das atribuições a serem desenvolvidas pelo Cead, destacam-se na proposta de regimento em discussão: zelar pelo cumprimento à legislação específica vigente em vigor; propor diretrizes e normas de organização, gestão e avaliação da EAD na Ufla; propor e manter critérios e padrões de qualidade; assessorar e dar suporte a todas as iniciativas e experiências em EAD; acompanhar os processos de auditoria internas e externas relativas a todas as atividades do ensino a distância, dentre outras. “Desta maneira, espera-se que o EAD na Ufla possa continuar crescendo em eficiência e qualidade e, assim, manter a Ufla entre as universidades consideradas como um centro de excelência, inclusive em Educação a Distância”, finaliza o professor Marcelo Oliveira.