Ufla prepara livro para comemoração de seus 100 anos

Recheado de belas imagens, história e curiosidades, a publicação histórica do centenário da Ufla promete surpreender a todos

Aneliese Castro

A Universidade Federal de Lavras vai comemorar, em setembro de 2008, 100 anos de fundação. Pensando na grandiosidade desta data foi reunida uma comissão para programar toda a festividade. As solenidades terão início em 31 de agosto deste ano e se estenderão até 07 de setembro de 2008, data de encerramento.

Mais de 100 eventos, farão parte da programação. Divididos em grupos, a comunidade lavrense terá a oportunidade de participar de acontecimentos Sócio Culturais, Esportivos e Técnico Científicos. Entre os sócio culturais está a produção e lançamento de um livro que conta toda a biografia da Universidade nesse século de existência.

“A idéia de lançar um livro vem da necessidade de se eternizar a história da Universidade, algo que remonte os primórdios de sua fundação, narrando desde a Escola Agrícola, passando pela antiga Esal – Escola Superior de Agricultura de Lavras – e chegando a Ufla”, explica atual reitor da Ufla, Antônio Nazareno Mendes.

Aclamado e defendido pelos professores que fizeram parte de todo processo de evolução, o “livro centenário” será mais que um documento atemporal, com narrativas, fotos e curiosidades, tudo contado com poesia, beleza e bom humor.

De acordo com Ângelo Alberto de Moura Delphin, ex diretor do Museu Bi Moreira e profundo conhecedor da história da Ufla, este livro tem o objetivo de resgatar a memória da instituição e deixar para a posteridade um legado de valor de toda a obra. “Samuel Gammon, já idealizava uma grande Universidade quando criou a Escola Agrícola. Ele acreditou e pôs em prática, agora resta a nós darmos continuidade em seu sonho e não deixarmos que a história se perca”, comenta Ângelo.

O lançamento do livro está previsto para 2008, juntamente com o fechamento das comemorações.