Andifes busca parceria com a Organização dos Estados Americanos

O presidente da Andifes, reitor Aquimedes Diógenes Ciloni (UFU), recebeu, nesta manhã (08/08), as coordenadoras dos departamentos de Desenvolvimento Humano, Nelly Gochicoa, e de Bolsas Acadêmicas de Pós-Graduação, Patricia Quiroz, da Organização dos Estados Americanos. A reunião buscou estabelecer uma parceria entre a OEA e a Associação para a integração entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras e as universidades internacionais. Esteve presente, também, o reitor Paulo Speller (UFMT)

De acordo com Nelly Gochicoa, as bolsas oferecidas pela OEA têm o objetivo de promover intercâmbios entre estudantes brasileiros e estrangeiros. Nesse sentido, a organização já iniciou as negociações com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “As instituições têm mostrado um grande interesse em reforçar essa integração entre os estudantes de todos os países e certamente o convênio também com a Andifes será o início de uma parceria de sucesso”, afirmou.

O professor Arquimedes Ciloni ressaltou a intenção da Associação em oficializar um convênio com a OEA. A parceria possibilitará uma maior internacionalização das IFES. “A Andifes congrega 58 Instituições Federais de Ensino Superior presentes em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Nesse sentido, o programa de bolsas da Organização dos Estados Americanos abrangerá todo o território nacional”, acrescentou.

A formulação do contrato será discutida entre a OEA e a Comissão de Relações Internacionais da Andifes. Já na próxima semana, as representantes da organização entregarão uma minuta do documento à Diretoria Executiva da Associação.

As bolsas de pós-graduação são oferecidas pela OEA para um período de dois anos e incluem recursos para livros, seguro-saúde, moradia e alimentação. As inscrições para o período 2008/2009 já estão abertas. Os interessados têm até o dia 15 de outubro deste ano para fazer a solicitação da bolsa em seu país de origem e encaminhar os documentos. Para mais informações, clique aqui.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)