Professores da Ufla editam livro sobre Trabalho, Gestão e Poder

Os professores Mônica Carvalho Alves Cappelle e Mozar José de Brito, do Departamento de Administração e Economia, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), laçam livro sobre “Trabalho, Gestão e Poder – Disciplina e auto-regulação humana”, editado pela Fundação Getúlio Vargas.

A publicação tem por objetivo investigar como as políticas de gestão de pessoas instrumentalizam práticas de poder e disciplina em uma organização, particularizando a forma pela qual os seus membros constroem de adesão e resistência para se ajustarem a essas práticas.
Os autores analisam situações que envolvem o cotidiano das pessoas nas organizações. “Vivemos hoje em um novo sistema mundial competitivo”. Este trecho do livro não deixa dúvida da realidade do trabalhador nas organizações. De acordo com a pesquisa, a competitividade exacerbada que orienta o contexto organizacional faz com que as pessoas também se tornem competitivas. “Não que a competitividade seja prejudicial, mas, a partir do momento em que essa competitividade extrapola outros princípios fundamentais da natureza humana, tais como a ética, a cooperação, a vida pessoal e até mesmo os cuidados com a saúde, ela se torna negativa”, alerta a profª Mônica Cappelle. A autonomia controlada se refere justamente a essa contradição no espaço do trabalho: por um lado, está o discurso organizacional da autonomia, da participação e do envolvimento, e, por outro, as pressões por resultados. Ou seja, a autonomia existe desde que ela produza resultados positivos crescentes para as organizações.

As novas técnicas de gestão de pessoas humanizaram as relações de trabalho? Para o prof. Mozar de Brito grande parte das novas políticas de gestão de pessoas praticadas pelas organizações ainda está no nível do discurso, como uma forma de mediar os mesmos velhos conflitos entre o capital e o trabalho. Nesse sentido, uma organização busca se classificar entre “as melhores empresas para se trabalhar” para atrair e reter talentos. Conforme as pesquisas, os benefícios oferecidos aos empregados são muito grandes; contudo, as pressões sobre o seu trabalho também são cada vez maiores. Com os processos de reestruturação, fusão e downsizing, muitas funções, como as dos gerentes de nível intermediário, estão desaparecendo, sendo supridas pelos empregados que remanesceram na organização.

ISBN 85-225-0583-7 – 92 páginas

Oportunidades para experimentos em microgravidade

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em cooperação com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), está oferecendo à comunidade científica e tecnológica nacional seu Terceiro Anúncio de Oportunidades (AO), como parte de seu Programa Microgravidade, para experimentos científicos e tecnológicos em microgravidade.

Os termos completos da chamada para o AO, bem como o formulário de inscrição on-line, podem ser encontrados no “site” da AEB (www.aeb.gov.br). Este 3º AO contempla a realização de experimentos brasileiros tanto na Estação Espacial Internacional (ISS), para um vôo orbital de dez dias, como numa missão com foguete de sondagem VSB-30 do IAE/CTA, que disponibilizará em vôo sub-orbital, aproximadamente seis minutos de microgravidade.

As propostas para a ISS e para o VSB-30 são não excludentes podendo, inclusive, para o vôo no VSB-30, propor-se testes de partes de experimentos para a ISS. As propostas deverão ser submetidas até o dia 20 de março de 2007, com o vôo no foguete VSB-30 previsto para julho de 2008 e o da ISS previsto para setembro de 2009.

Mais informações pelo telefone 0xx61-34115672 ou e-mail martach@aeb.gov.br , com a gerente do programa Sra. Marta Carvalho Humann.

No ar o Portal Síndrome de Down

Criado pela psicóloga e doutoranda em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Fernanda Travassos-Rodriguez com o objetivo de esclarecer, orientar, discutir idéias que possam melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos portadores dessa alteração genética e centralizar informações de qualidade sobre o tema.

“Já existem alguns espaços na Internet que tratam do assunto, porém, o Portal Síndrome de Down se diferencia pela simplicidade e, mais que isso, objetividade. A intenção é que ele sirva, de fato, como uma ferramenta a mais no arsenal que já existe para facilitar a vida dos familiares de portadores da Síndrome de Down, dos profissionais de saúde e do público em geral”, explica Fernanda Travassos-Rodriguez.

www.portalsindromededown.com

Método de submissão de propostas passa por modernização

A Fapemig iniciou 2007 cheia de novidades. Além do lançamento dos dois primeiros editais do ano, que correspondem, sozinhos, a todo o orçamento institucional de 2003, a fundação apresenta uma nova ferramenta que tem o objetivo de modernizar e agilizar os trâmites de solicitações e recursos da Fundação. A partir de agora, as propostas de pesquisa devem ser submetidas eletronicamente, por meio do sistema Agil Fap (Ambiente de Gestão Informação e Logística para Fundações de Amparo).

O coordenador de pesquisa que quiser concorrer ao Edital Universal 2007 e ao Edital de Manutenção de Equipamentos deverá se cadastrar no novo sistema, onde terá como login o número de seu CPF e poderá escolher uma senha pessoal.Ao acessar o sistema, o pesquisador deve preencher todo o formulário de solicitação,que, ao final, deverá ser submetido eletronicamente e enviado em cópia impressa para a Fapemig. Com a mudança, formulários antigos não serão mais aceitos. Todo o processo é validado eletronicamente, sendo o envio do documento em cópia impressa uma medida para garantir a segurança do pesquisador durante a implantação do novo método. A partir de 2008, o envio da cópia impressa não será mais necessário.

Ao acessar a plataforma eletrônica, além do menu principal, o usuário cadastrado terá quatro serviços disponíveis: preenchimento dos formulários de solicitação de apoios, acesso a formulários incompletos para dar continuidade ao preenchimento, acompanhamento da situação de processos submetidos eletronicamente e atualização de dados cadastrais. O pesquisador poderá também consultar regras para concorrer a cada modalidade.

A nova ferramenta

O AGILFAP é uma solução via internet para submissão, avaliação e acompanhamento de propostas enviadas à Fapemig. O novo método garante comodidade à comunidade científica, além de otimizar as atividades de funcionários e reduzir gastos e tempo. Entre as ações que a ferramenta gerencia estão os principais processos desenrolados na agência de fomento, como a submissão de projetos, a prestação de contas de auxílios, o acompanhamento dos trâmites de solicitações e avaliações, a pré-análise e o termo de outorga.

O AGIL FAP já foi implantado com sucesso na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), criadora e pioneira no uso do programa, e nas Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Ceará, Mato Grosso, Maranhão e Rio Grande do Sul. Na Fapemig, a adoção será um processo gradativo, que começa com a submissão das propostas de financiamento para o Edital Universal e deve ser totalmente concluído até setembro deste ano.

Sectes-MG tem novo secretário

O novo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais é o engenheiro agrônomo Alberto Duque Portugal. O sucessor do ex-secretário Paulo Kleber Duarte Pereira foi empossado em 2 de janeiro pelo governador Aécio Neves, durante cerimônia no Palácio da Liberdade.

A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no dia 3, no gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com a presença de dezenas de convidados, dentre os quais figuravam diversas autoridades dos cenários político, de pesquisa e de ensino superior em Minas Gerais, como ex-secretários, deputados, reitores, presidentes de instituições de pesquisa e órgãos estaduais.

O secretário empossado anunciou suas perspectivas para o mandato, entre as quais destacou a busca por uma gestão dinâmica, moderna e descentralizada, além da atuação integrada com outras secretarias e instituições vinculadas, como a Fapemig, que classificou como uma das instituições mais fundamentais para o processo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.

Segundo o novo secretário, a Fapemig segue em movimento ascendente no governo Aécio Neves, que tem trabalhado para o cumprimento da constituição, apresentando este ano a proposta de alocar 1% do orçamento do estado para a fundação. ‘A importância dos recursos da Fapemig não é só a de financiar diretamente os projetos, mas também a de receber contrapartidas’, disse o secretário. ‘Pode-se atrair negócios e investimentos do setor privado, do governo federal e mesmo de organismos internacionais para o estado’, observou.

O secretário garantiu que fará um trabalho integrado com a Fapemig, de maneira a continuar ações que vinham sendo desenvolvidas e a apresentar novos caminhos para fortalecer a área de ciência e tecnologia em Minas Gerais, colocada como uma das doze prioridades do novo mandato do governador Aécio Neves. ‘O Governador Aécio Neves tem uma percepção clara de que a ciência e tecnologia é um fator de mudança fundamental’, disse o secretário empossado.

O novo secretário

Alberto Duque Portugal é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutor em Sistemas Agrícolas pela Universidade de Reading, na Inglaterra. No primeiro mandato do governador Aécio Neves, atuou como Secretário Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No governo Itamar Franco, foi secretário-executivo e ministro interino de agricultura. Alberto Portugal também foi diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde ainda atuou como pesquisador.

Saiu a 2ª edição do Edital de Manutenção de Equipamentos

Na primeira quinzena de janeiro, a Fapemig lançou os dois primeiros editais de 2007. Além do Edital Universal, está aberto o edital 02/07, destinado à manutenção de equipamentos de custo elevado. Nesta versão, as propostas aprovadas receberão, ao todo, R$2 milhões, o dobro do ano passado, quando este edital foi lançado pela primeira vez.

O edital atenderá a pedidos de manutenção de equipamentos com valor superior a R$100 mil e que estejam fora do prazo de garantia. Em 2006, o financiamento era destinado apenas às instituições públicas. A novidade é que, agora, também podem se candidatar instituições privadas sem fins lucrativos.

As propostas devem ser enviadas até 13 de abril e não devem ultrapassar o limite de R$100 mil. Além disso, a instituição proponente deve garantir a contrapartida financeira de, no mínimo, 10% do valor do serviço. Além da manutenção, o edital prevê a contratação de técnicos por meio da Bolsa de Apoio Técnico (BAT) da Fapemig.

Assim como para o Edital Universal, as propostas devem ser submetidas por meio do sistema eletrônico Agil Fap, que entra em funcionamento a partir de 30 de janeiro, e enviadas em cópia impressa para a Fapemig.

Dúvidas com a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Edital Universal 2007 da Fapemig traz novidades

O Edital Universal 2007 da Fapemig, que contemplará todas as áreas do conhecimento, acaba de ser lançado com novo recorde de valor: nesta edição, o montante destinado às propostas aprovadas subiu para R$ 22 milhões, o que representa um acréscimo de 30% em relação ao ano passado. O Edital Universal é a modalidade de apoio que recebe o maior número de projetos de pesquisa de todas as regiões do Estado. Em 2006, foram recebidas 1.384 propostas. Destas, 576 foram contratadas. Em 2007, a expectativa é que mais de 1.500 propostas sejam recebidas.

Além do novo recorde, este ano, o edital traz outras novidades. Uma delas é a fixação de uma faixa única de valor para as propostas, que agora devem ser de, no máximo, R$50 mil. Segundo o diretor científico da Fapemig, Mario Neto Borges, a mudança surgiu a partir de uma sugestão das Câmaras de Assessoramento como forma de contemplar um número maior de pesquisadores, já que outros editais a serem lançados ainda este semestre vão atender às outras faixas.

Outro item a ser observado pelos pesquisadores que pretendem submeter seus projetos aos editais deste ano é o cadastro da instituição na Fapemig. ‘Esse cadastro, obrigatoriamente, deve ser prévio à submissão do projeto’, diz Borges. A maioria das instituições já está cadastrada, o que simplifica a burocracia e melhora o processo de gestão dos editais. As instituições ainda não cadastradas podem saber mais e visualizar a lista de documentos necessários no endereço www.fapemig.br/cadastro.

A forma de submissão dos projetos ao edital é a grande novidade desta versão. A partir de agora, a Fapemig utilizará o Ágil Fap (Ambiente de Gestão de Informação e Logística para Fundações de Amparo), sistema eletrônico para submissão, avaliação e acompanhamento das propostas enviadas. O pesquisador deverá acessar um endereço eletrônico específico, informar seus dados e criar uma senha pessoal. Em seguida, ele deve preencher o formulário de solicitação e enviá-lo à Fapemig.

Durante a fase de implantação do sistema, além da versão eletrônica, o pesquisador deverá enviar à Fapemig uma cópia impressa da solicitação. A medida visa preservar instituições e seus pesquisadores das possíveis dificuldades que venham a existir enquanto o sistema estiver sendo implantado. A partir de 2008, as propostas serão submetidas apenas eletronicamente, o que vai agilizar o processo e reduzir custos e burocracia.

Na opinião do presidente da Fapemig, José Geraldo de Freitas Drumond, a instituição começou bem o ano, lançando dois editais que, somados, têm valor correspondente a todo o orçamento de 2003. ‘Ações como essa reforçam o compromisso do governo do Estado com a área de ciência, tecnologia e inovação de Minas Gerais’ enfatiza.

A submissão de propostas via Ágil Fap começará em 30 de janeiro, quando todas as informações necessárias, como link e orientações, estarão disponíveis na página da Fapemig -www.fapemig.br. O prazo limite para envio das propostas é 16 de março de 2007. Os projetos aprovados serão contratados por meio do Termo de Outorga Eletrônico (TO@), outra inovação que também objetiva agilizar e desburocratizar os processos internos.

Mais informações com a Central de Informações da Fapemig, pelo e-mail ci@fapemig.br

Divulgado o resultado da pré-seleção do concurso para escolha da logomarca comemorativa dos 100 anos da Ufla

No concurso concorreram 75 trabalhos originários de 10 estados, a saber: (MG) Lavras, Caratinga, Campo Belo, Ribeirão Vermelho, Belo Horizonte, Itumirim – Montes Claros, Juiz de Fora, João Pinheiro, Pouso Alegre, Cambuí e Formiga (SP) São Carlos, Jundiaí, Taboão da Serra, Campinas e Franca, (RJ) Rio de Janeiro e Niterói, (PA) Belém e Ananindeua, (PB) João Pessoa, (GO) Goiânia, (SE) Aracaju, (SC) Blumenau, (PE) Recife e (ES) Vitória. Dos inscritos, 6 (seis) trabalhos foram rejeitados por não cumprirem o regulamento. O autor da proposta vencedora será conhecido após a conclusão de todo o processo de avaliação, preservando, dessa maneira, o anonimato dos candidatos e a idoneidade do concurso.

A próxima etapa da avaliação acontecerá no dia 6 de fevereiro, quando serão considerados os 13 trabalhos pré-selecionados.

A logomarca será utilizada durante o período de março de 2007 a dezembro de 2008, em todo material de divulgação produzido pela Universidade e em todos os documentos, produtos e peças alusivas à comemoração do primeiro centenário de fundação da instituição, bem como toda a mídia impressa e eletrônica.

Foram considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos como: tema proposto; Criatividade (inovação conceitual e técnica); Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes); Comunicação (concisão e universalidade) e Aplicabilidade (em cores e em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos).

O(s) autor(es) do trabalho vencedor receberá um certificado e um prêmio em dinheiro no valor total de R$ 1.000,00 (mil reais) oferecido pela Fundação de Apoio, Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural(FUNDECC).

A Comissão Avaliadora do Concurso para escolha da logomarca comemorativa foi composta por José Reinaldo dos Reis Ferreira (Presidente), Carlos Eduardo Silva Volpato, Henrique César Pereira Figueiredo, José Egmar Falco, José Mauricio de Rezende e Silvia Aparecida de Rezende.

Editais vigentes nacionais – Gestão C&T 2007

Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa – Capes/Ministério da Educação do Timor Leste

• Os professores interessados devem efetuar a inscrição até o próximo dia 12 de janeiro. Serão selecionados 13 bolsistas, sendo 12 com licenciatura plena em diferentes áreas, e um coordenador da equipe, que deve possuir mestrado.
Os selecionados receberão bolsa mensal da Capes no valor de US$ 1,1 mil, (docentes), e de US$ 2 mil (coordenador). O edital prevê também seguro-saúde, auxílio instalação, e passagem aérea Brasil/Timor-Leste/Brasil. O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de fevereiro de 2007. Para consultar a íntegra do edital; www.capes.gov.br/capes/portal/comteudo/edital_TimorLeste.doc

Chamada Pública MCT/Finep/CT-Infra – Proinfra 1/2006

• As propostas devem ser encaminhadas a partir do dia 30 de janeiro de 2007 até o dia 4 de abril, por meio eletrônico, e 5 de abril de 2007, a cópia impressa. O objetivo do Programa de Modernização da Infra-Estrutura das ICTs (Proinfra) é apoiar a implantação, modernização e recuperação de infra-estrutura física de pesquisa nas universidades, instituições públicas de ensino superior e pesquisa e instituições públicas de pesquisa. O edital contempla a aquisição, instalação e manutenção de equipamentos para pesquisa, a construção, complementação, adequação e recuperação de instalações físicas, elétricas e hidráulicas.
O total de recursos é de R$ 150 milhões, do Fundo Setorial de Infra-Estrutura (CT-Infra), para serem aplicados em 2007 e 2008. O valor solicitado em cada proposta deverá ter como referência o número de pesquisadores doutores existentes na instituição executora.
Para consultar a íntegra do edital: www.finep.gov.br//fundos_setoriais/ct_infra/editais/Chamada_PROINFRA_06_v._final.pdf

Edital MCT/CNPq/CT-Hidro 48/2006

• As propostas devem ser encaminhadas até o dia 1º de fevereiro de 2007. O objetivo é apoiar a produção técnico-científica e a formação de recursos humanos por meio da realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de âmbito nacional e internacional, relacionados à ciência, tecnologia e inovação na área de recursos hídricos, que venham a ocorrer no período de março a dezembro de 2007.
A seleção será feita por meio de quatro chamadas: Realização de Eventos, Publicações, Participação em Eventos no Exterior e Visitas técnico-científicas no Exterior. O total de recursos é de R$ 1 milhão, provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro).
Para consultar a íntegra do edital, www.cnpq.br/editais/ct/2006/048.htm

Edital do Programa Antártico Brasileiro (Proantar)

• As propostas devem ser encaminhadas até o dia 5 de fevereiro de 2007. O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica na Antártica, por meio de projetos de demanda espontânea, que poderão ser enquadrados em uma das seguintes grandes áreas: ciências da vida, geociências e ciências físicas. As propostas poderão incluir a participação em redes internacionais de pesquisa ligadas ao tema. O total de recursos é de R$ 370 mil, do CNPq, para cobrir despesas de custeio, capital e bolsas de curta duração. A íntegra do edital estará, em breve, no site www.cnpq.br.

Edital CNPq 049/2006

• A data limite para submissão das propostas é o dia 5 de fevereiro. O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica na região antártica por meio de projetos nas grandes áreas de ciências da vida, geociências e ciências físicas, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Serão disponibilizados recursos globais da ordem de até R$ 370 mil. Cada projeto poderá contar com um valor máximo de R$ 50 mil para cobrir gastos com custeio, capital e bolsas de curta duração.
Para consultar a íntegra do edital: www.cnpq.br/editais/ct/2006/049.htm

Convênio CNPq/IAS (França) (NOVO)

• As propostas podem ser encaminhadas ao CNPq até o dia 9 de fevereiro, por meio do formulário online, e para o IAS até o dia 30 de abril. O edital é resultado de um convênio firmado entre o Conselho e o Institut Aéronautique et Spatial (IAS), da França. Por meio desta parceria, estão sendo oferecidas bolsas de Treinamento no Exterior (SPE) nas áreas aeronáutica e aeroespacial.
A proposta é apoiar a participação de pesquisadores, especialistas e técnicos brasileiros, que estão desenvolvendo atividades de aperfeiçoamento, reciclagem ou treinamento na França, por meio da realização de cursos e estágios de longa duração, nas escolas francesas ligadas ao IAS das áreas de aeronáutica e aerospacial.
Para ter acesso à íntegra do edital: www.cnpq.br/editais/ct/2006/ias.htm

Programa Capes/Brafitec de intercâmbio em engenharias

• As propostas devem ser encaminhadas 10 de fevereiro de 2007. O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenheiros. O Programa Capes/Brafitec (Brasil-França Ingénieur Technologie) é voltado ao intercâmbio de estudantes de graduação na área das engenharias.
Cada proposta poderá envolver até duas instituições brasileiras. Cada projeto terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Serão apoiadas missões de estudo e de trabalho. As missões de estudo, com duração de um ou dois semestres, incluem benefícios como bolsa mensal e passagem aérea. As missões de trabalho contarão com apoio financeiro de duas viagens internacionais de curta duração, com diárias e auxílio para passagens aéreas. Para consultar a íntegra do edital: www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CAPES_BRAFITEC.htm

Bolsas de doutorado na Alemanha – Capes/CNPq/DAAD

• As inscrições devem ser feitas até 23 de fevereiro de 2007. Os estudantes podem escolher entre o doutorado integral, em que a pesquisa e a defesa de tese são feitas na Alemanha, ou o doutorado-sanduíche, quando o candidato que já faz doutorado no Brasil realiza parte da pesquisa na Alemanha.
As bolsas serão concedidas prioritariamente para professores universitários e pesquisadores de institutos de pesquisa, em qualquer área da ciência. Os candidatos, com mestrado e rendimento acadêmico acima da média, deverão apresentar plano de pesquisa e carta de aceitação de um professor de uma instituição de ensino superior alemã. Os selecionados terão um curso intensivo de língua alemã de até seis meses, bolsa mensal de 715 a 975 euros, passagens aéreas e ajudas de custo.
Para consultar a íntegra do edital: www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/Edital_CapesDAAD.doc

Edital CNPq nº 050/2006

• A data limite para submissão das propostas é o dia 15 de março. O objetivo é estimular e fortalecer linhas de pesquisa, no âmbito das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas, mediante o financiamento de projetos de pesquisadores com mérito científico que contribuam para o desenvolvimento da área no Brasil. A chamada conta com recursos globais da ordem de R$ 3 milhões, oriundos do Tesouro Nacional.
Para consultar a íntegra do edital: www.cnpq.br/editais/ct/2006/050.htm

AEB – Anúncio de Oportunidades 001/2006 (NOVO)

• O objetivo da chamada é selecionar projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico a serem apoiados pelo Programa Uniespaço. A data limite para submissão de propostas é o dia 20 de março. Os recursos são da ordem de R$ 600 mil, para o primeiro ano dos projetos. Cada proposta deverá solicitar um valor máximo de R$ 50 mil. Para conferir a íntegra do anúncio: www.aeb.gov.br/area/PDF/uniespaco/anuncio.pdf

Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão

• As propostas devem ser encaminhadas até o dia 31 de março de 2007. Coordenado em parceria pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, o programa tem como áreas prioritárias meio ambiente, indústria, desenvolvimento social, agricultura, saúde, transporte e energia.
O ciclo de apresentação e aprovação de projetos é anual. A data limite de recebimento das versões finais das propostas é o dia 31 de março de 2007. A divulgação dos aprovados pelo governo japonês será feita em maio de 2008.
A ABC proverá, às instituições interessadas, orientação para a elaboração das propostas até 10 de março de 2007. Para tanto, as instituições devem verificar no Manual de Cooperação Técnica Brasil-Japão a adequação dos projetos ao programa.
Para consultar o edital do programa: www.abc.gov.br/intranet/Sistemas_ABC/siteabc/documentos?Brasil-Japao.pdf

Programa de bolsas para América Latina – Alexander von Humboldt e Fritz Thyssen

• As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2007.
As bolsas serão concedidas por um prazo de seis meses para pesquisadores das áreas de direito, economia e ciências sociais. Não há quotas fechadas para países ou para disciplinas. Informações complementares sobre o programa podem ser obtidas: www.humbold-fundation.de/de/programme/stip_aus/thk.htm

Carta-convite MCT/Finep Programa Subvenção/Pesquisador na Empresa – 03/2006

• O objetivo da chamada é objetivo selecionar empresas, localizadas no
território brasileiro, interessadas em obter subvenção de apoio à inserção de novos pesquisadores, titulados como mestres ou doutores, em atividades de inovação tecnológica nas empresas. As empresas podem encaminhar suas cartas de manifestação de interesse até o dia 30 de junho de 2007. Os recursos previstos para a subvenção são de R$ 60 milhões, oriundos da programação orçamentária em categoria específica do MCT. Para conferir a íntegra do edital: www.finep.gov.br//fundos_setoriais/sbvencao_economica/editais/Carta_Convite_Subv_pesquisador_final.pdf

Programa Juro Zero da Finep em Minas Gerais

• A data limite para a submissão de propostas é 2 de julho de 2007. Serão apoiados projetos nas áreas de semicondutores (microeletrônica), software (Tic), bens de capital, fármacos e medicamentos, biotecnologia, nanotecnologia, biomassa e outro desde que seja caracterizada a inovação. O consórcio que opera o programa é formado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG), pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e pelo Sebrae-MG. Empresários mineiros podem acessar o site www.mg.retec.org.br para obterem mais informações

Programa de fomento à pesquisa espacial está com inscrições abertas

A pesquisa científica e tecnológica espacial é desenvolvida principalmente nos institutos vinculados ao próprio sistema governamental do Programa Espacial Brasileiro. Entretanto, as universidades e institutos de pesquisa também têm a chance de participar por intermédio do Programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O anúncio de oportunidades está aberto e recebe inscrições até o dia 20 de março. As instituições podem se candidatar isoladamente, em consórcio ou associação, para projetos com duração máxima de 24 meses.

Ao todo, são quatro áreas de interesse, assim definidas: “Veículos espaciais”, “Materiais”, “Computador de bordo para aplicação espacial” e “Sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites”.

Cada tema está subdividido em segmentos considerados indispensáveis para as atividades espaciais. Em “Veículos Espaciais”, por exemplo, encontram-se os tópicos “Processos de combustão em motores-foguetes”, “Aerotermodinâmica de veículos de reeentrada” e ´Trajetória e dinâmica de vôo”.

O Programa Uniespaço tem o objetivo de formar, tornar operacional e aperfeiçoar uma base de pesquisa e desenvolvimento composta por núcleos sediados em universidades, centros de pesquisa e instituições congêneres, capazes de realizar estudos, pesquisas e desenvolvimento de interesse da área espacial.

O Anúncio de Oportunidades encontra-se disponível no site da AEB – www.aeb.gov.br em Uniespaço – Formulário – AO 01/2006.

Fabiana Vasconcelos

Assessoria de Imprensa da Agência Espacial Brasileira

(61) 3411 – 5035/ 5105

Universidade Federal de Lavras