UFLA na comunidade: projeto atua no ensino de línguas para aplicação no ambiente acadêmico

Parafoto-projeto-extensão-logo o aluno brasileiro que fará intercâmbio, para o profissional em atualização no exterior ou mesmo para o estrangeiro em atividade acadêmica no Brasil a oportunidade de estudar outro idioma traz mais segurança para atuação nas instituições de ensino de destino. O projeto de extensão “Ensino de línguas adicionais para fins específicos”, desenvolvido sob a coordenação da professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) Tania Regina Romero, oferece ensino gratuito de línguas a alunos, professores e técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sempre com foco sobre as demandas acadêmicas.

O idioma que abriu as atividades do projeto foi o espanhol, no segundo semestre de 2013. As aulas semanais atenderam a 40 alunos. Devido à metodologia interativa e à produção de material original para o curso, foi necessário reduzir o número de vagas. Atualmente, o curso está no nível 2, com 20 estudantes. A prioridade na seleção foi dada àqueles que já haviam cursado a primeira etapa. “O curso de espanhol tem tido uma aceitação fantástica e uma adesão muito grande”, relata a professora Tânia, com a informação adicional de que logo no primeiro processo seletivo receberam mais de 80 inscrições.

A parte do projeto que envolve o ensino do espanhol é feita em conjunto com o bolsista Symon Salles Souto, graduando do curso de Filosofia. Ele ministra as aulas, que ocorrem às segundas e às quartas-feiras, às 17h. Segundo ele, a rotina do curso exige a preparação do material didático (que deve ser específico para atender às necessidades acadêmicas), o estudo de referências teóricas e correção de exercícios e trabalhos feitos pelos alunos. Professora Tania reforça que a metodologia dinâmica adotada no curso exige bastante tempo de dedicação dos professores, por isso estão pleiteando junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) a ampliação do número de bolsistas, para consequente aumento nas vagas oferecidas.

“Percebo que eles assimilam melhor o conteúdo e progridem mais rápido por esse método”. Symon Souto.

Segundo as informações de Souto, o trabalho na preparação das aulas vale a pena. Ele conta que, no início, a turma, acostumada a aulas expositivas e tradicionais, estranha um pouco a dinâmica interativa e participativa das atividades, mas os resultados positivos são notados. “Percebo que eles assimilam melhor o conteúdo e progridem mais rápido por esse método”.

A mestranda em Microbiologia Agrícola da UFLA Juliana dos Santos Costa confirma os bons resultados. Frequenta o curso desde o nível 1 e diz que já deu para desenvolver uma boa noção do idioma. “É super interativo e realmente pode ajudar durante uma viagem, por exemplo”.

Dando prosseguimento às atividades do projeto de extensão, serão feitas entrevistas, na próxima terça-feira (6/5), com os estrangeiros que estão na UFLA atualmente. A intenção é identificar em que nível de familiaridade com a língua portuguesa eles se encontram, para, a partir de então, oferecer-lhes as chamadas “aulas de português para estrangeiros”. As entrevistas serão às 15h30, na sala 9 do DCH. Essa vertente do projeto teve início também no semestre passado, com aulas de português sendo ministradas a dois iranianos.

Há previsão de que o projeto também inicie, em breve, aulas de francês e de inglês. Veja as fotos abaixo, registradas na aula de 28/4.

box_extensao