Edital da Capes para Projetos entre Brasil e Espanha

O Programa Capes/DGU, que concede bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, lança novo edital para seleção de projetos conjuntos de pesquisa prioritariamente nas áreas de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas e ciências do esporte. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de agosto.

 

Realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Direção Geral de Universidades, do Ministério de Educação e Ciências da Espanha (DGU-MEC), o programa concede bolsas para projetos com duração máxima de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Entre os benefícios, estão bolsas para missões de trabalho e de estudo, passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e concessão anual de R$ 10 mil como recursos de material de consumo para a execução do projeto.

 

Para candidatura, a proposta deverá estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; e ter na equipe proponente no mínimo dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador. Os selecionados iniciarão as atividades em março de 2010.

Confira o horário de funcionamento dos setores nas férias

Durante o período de férias, alguns setores da Ufla vão funcionar em regime especial. Os serviços do Restaurante Universitário estarão suspensos até o retorno das aulas em agosto. Já a Biblioteca Central vai funcionar em horário especial. Do dia 06 de julho ao dia 10 de agosto, o setor estará aberto das 07h às 19h. Aos sábados não haverá expediente.

Os demais setores da Universidade continuarão funcionando normalmente: das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Professor da Ufla vence Prêmio Santander e amplia pesquisa

Vencedor do Prêmio Santander de Ciência e Inovação na categoria Indústria, em 2008, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Luiz Carlos Oliveira, amplia pesquisas para o desenvolvimento de um novo processo de reutilização de rejeitos industriais resultantes da produção do couro com cromo (wet blue). Dessa forma, dá continuidade e aprofunda o projeto, assim como já planeja a aplicação de sua pesquisa em escala industrial.

Outros graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores podem ter a mesma oportunidade: até 23 de agosto estão abertas as inscrições para a 5ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.universia.com.br/premiosantander.

Segundo o pesquisador, o material residual dispensado após a fabricação do couro é altamente nocivo ao meio ambiente, mas sua reutilização pode resultar, inclusive, em ganhos ambientais. “Após o processo, podemos obter materiais como fertilizante nitrogenado orgânico, de liberação gradual, e carvão ativado para remoção de contaminantes em meio aquoso”, informa.

Oliveira afirma que a vitória no Prêmio gerou maior visibilidade de seu projeto e perspectivas sólidas de aplicação da sua pesquisa. “Temos recebido propostas de construção de uma planta em escala piloto, o que viabilizaria uma futura planta industrial envolvendo o processo”, relata. Além disso, com os recursos obtidos com a premiação, o pesquisador pode aumentar a escala dos testes que já vinha realizando. “O prêmio permite a compra de um reator, com o qual pretendemos ampliar o volume de resíduos tratados. Uma limitação que enfrentávamos, pois o uso como fertilizantes em testes de campo exige maiores quantidades de material tratado”, enfatiza.

Luiz Carlos Alves de Oliveira está disponível pelo telefone (35) 3829-1626 e pelo email luizoliveira@ufla.br.

Prêmio Santander de Empreendedorismo

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia.

Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Prêmio Santander de Ciência e Inovação

O Prêmio Santander de Ciência e Inovação contempla pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador, nas categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Saúde. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para a sociedade brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental, e eventual parceria firmada com uma organização brasileira para a implementação do projeto.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Universia está presente. 

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana, congregando 76% do público universitário, com 11,8 milhões de alunos e professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em sete anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

Os conteúdos e os serviços atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Os serviços oferecidos são: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Sobre o Santander Universidades

O apoio à educação superior é o principal foco de sustentabilidade do Grupo Santander, que mantém convênios com mais de 700 universidades no mundo e cerca de 320 parceiras no Brasil. Desde a criação do Santander Universidades em 1996, o Banco investiu mais de R$ 1 bilhão em iniciativas de apoio à Educação no mundo. Até o final de 2009, serão concedidas mais de 16,5 mil bolsas de estudos nacionais e internacionais para aprimorar a formação de universitários e professores brasileiros em diferentes áreas do conhecimento. Além dos Prêmios Santander e das bolsas de estudos, outra iniciativa importante é o Espaço Digital Santander Universidades, que ampliam o acesso ao mundo digital em diferentes regiões do país.

MEC estuda mudar regras para professores das Universidades

O governo discute mudanças na carreira dos professores das universidades federais. A ideia é enviar projeto de lei ao Congresso definindo regras para a atuação dos docentes contratados em regime de dedicação exclusiva. Uma das propostas é permitir que esses profissionais incorporem a seus salários, dentro do limite constitucional de R$ 24.500, qualquer remuneração por serviços que prestem a empresas privadas e órgãos governamentais.

 

Quem optar por trabalhar na universidade em regime de dedicação exclusiva poderá ganhar uma nova gratificação. O assunto está em discussão nos Ministérios da Educação, Planejamento e Ciência e Tecnologia. Sindicatos de professores e reitores também já foram consultados.

 

A iniciativa de disciplinar a dedicação exclusiva, conhecida pela sigla DE, tem origem em acórdão do Tribunal de Contas da União que disciplina a relação das universidades federais com suas fundações de apoio.

 

Atualmente, é comum que professores contratados em regime de DE participem de projetos de pesquisa intermediados pelas fundações de apoio. Desse modo, eles recebem uma remuneração extra via fundação. Para o TCU, a situação é irregular.

 

O tribunal concluiu que muitos projetos são contratados sem aprovação nas instâncias acadêmicas das universidades, numa total falta de transparência que abre brechas para desvios.

 

O TCU entende que o Ministério da Educação já paga um valor adicional por ter professores em DE.

 

Uma das propostas é que os professores em DE disponham de oito horas semanais para dedicar a projetos externos e incorporem a remuneração à folha de pagamento das universidades, o que daria mais transparência ao processo.

 

Outra proposta previa que, nesse caso, os professores perderiam o status de DE e seriam contratados pelo regime de 40 horas semanais.

 

Mudanças no ensino médio ainda provocam dúvidas

 

Quem acompanha a discussão diz que essa proposta foi abandonada e que o debate está verde: — Estamos num momento de diálogo. Não há uma decisão — disse um dos participantes do debate sobre o assunto.

 

As mudanças no ensino médio aprovadas quarta-feira pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ainda provocam dúvidas entre especialistas. A doutora Maria Sylvia Simões Bueno, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), criticou ontem o MEC por querer implantar o projeto, inicialmente, em cem escolas de todo o país, que receberão entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões do governo federal.

 

— Vão financiar apenas cem escolas. Só aqui em São Paulo temos mais de 5 mil escolas de ensino médio. Eles falam no texto que não serão escolas-modelo, que é para começar uma experiência. Esse tipo de projeto me cheira a politicagem.

Miriam Abramovay, coordenadora de pesquisa da Rede de Informação Tecnológica LatinoAmericana (Ritla), disse que falta à escola entender o que os jovens pensam e falam: — Acho que é a primeira vez que está se tentando dar voz à juventude. Eles (os alunos) podem escolher 20% das matérias, mas os professores têm que estar preparados para entender quem são esses jovens. Senão, eles escolhem as matérias, mas a escola continua chata.

Capes encerra inscrições para PNPD no próximo dia 10 de julho

Interessados em participar da edição 2009 do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) têm até o dia 10 de julho para inscrições. O edital do PNPD, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem como objetivo de selecionar pesquisas de doutores recém-formados em áreas estratégicas inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).

 

O plano é um programa estratégico para garantir a incorporação de pesquisadores altamente qualificados na atividade econômica brasileira, uma das ações da PDP, que retoma a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e a Lei de Inovação.

 

Programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes e vinculados a instituições de ensino superior (IES), centros ou institutos de pesquisa e empresas de base tecnológica poderão encaminhar projetos de pesquisa que visem ao ingresso de recém-doutores.

 

Os projetos devem atender a, no mínimo, um dos seguintes princípios norteadores: estar relacionados à inovação e ao incremento da cooperação científica com empresas; objetivar a formação de recursos humanos em projetos de inovação ou treinamento em áreas tecnológicas; resultar em aumento da competitividade das empresas de base tecnológica, em consonância com a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP); aumentar qualitativa e quantitativamente o desempenho científico e tecnológico do país; apoiar grupos de pesquisa qualificados para dar suporte à competitividade internacional da pesquisa brasileira; contemplar a inovação, ter relevância regional ou estar inserido em uma política de desenvolvimento local; e, resultar em adensamento tecnológico e dinamização de cadeias produtivas.

 

O investimento da Capes/Finep previsto neste edital é de R$ 17,1 milhões. Cada projeto poderá ter até três bolsistas. Os itens financiáveis são: bolsa mensal de R$ 3,3 mil e R$ 12 mil anuais, por bolsista, para compra de material de custeio. Os projetos apoiados pelo Edital PNPD/2009 terão duração de até 60 meses. A seleção, implementação e gerenciamento dos projetos serão realizadas pela Capes.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail pnpd_inscricao2009@capes.gov.br

Capes e Setec lançam edital para programas Minter e Dinter

O Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira, dia 02, novo edital para as modalidades mestrado (Minter) e doutorado (Dinter). As propostas serão recebidas até o dia 30 de setembro.

 

Entre os objetivos do programa estão a diminuição das assimetrias no quadro de docentes e técnicos administrativos de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa por meio da formação de mestres e doutores e o fortalecimento, nas instituições atendidas, das linhas de pesquisa que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

 

A pré-qualificação, a avaliação de mérito e a aprovação das propostas serão realizadas por diretorias da Capes, e por um comitê de assessoramento integrado por coordenadores de área da Capes, representantes da Setec e consultores ad-hoc. Serão apoiados até oito projetos de cada modalidade. Os cursos terão duração máxima de 24 meses para Minter e 48 meses para Dinter.

 

Entre os quesitos para candidatura de proposta estão o reconhecimento do programa pelo MEC/Conselho Nacional de Educação (CNE), com nota igual ou superior a 4 para curso de mestrado e igual ou superior a 5 para curso de doutorado na última avaliação trienal realizada pela Capes, e o respeito às normas, cautelas e condicionantes descritos na Portaria nº 67, de 14 de setembro de 2005, da Capes/Diretoria de Avaliação (DAV).

Índices Agrícolas apontam situação desfavorável para o produtor em junho

Pesquisa do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), com base no levantamento mensal dos Índices de Preços Agrícolas, chegou à conclusão de que, em junho, os custos para produzir, no setor agrícola, superaram, em média, os preços pagos ao produtor rural pela venda de seus principais produtos. Ou seja, o produtor rural teve prejuízo no cálculo do quanto ganhou com a venda dos seus produtos e do que gastou para produzir.

Em junho, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve queda de 5,37%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 0,58%. Esses índices estimam a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor, respectivamente.

A pesquisa do DAE/UFLA faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários. Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador do índice, que a situação em junho foi mais desfavorável no setor de grãos, principalmente para o milho e para o feijão, com quedas de preços de 10,57% e 10,68%, respectivamente.  Já o preço do café teve ligeira alta, para o produtor, de 1,06% e o preço do arroz se manteve estável.

Ao contrário do esperado, o mês de junho foi marcado pela queda de preços tanto para o leite tipo C (-5,26%), como para o do tipo B (-9,72%), pois esperava-se que, com o início da entressafra da pecuária leiteira, os preços dos lácteos tendessem para um movimento de alta no mercado.

Já os hortifrutigranjeiros tiveram queda acentuada em junho, ficando, em média, mais baratos no campo 13,76%. As maiores baixas foram para a couve-flor (-46,67%), o tomate e o repolho (-25,0% cada), a banana (-12,22%) e o mel, com queda de 18,18%. Dentre as principais altas nessa categoria, destacam-se: frango abatido, com alta de 20,0% e couve, 7,26%.

Entre os insumos agrícolas, onerando os custos de produção no campo, as altas mais expressivas em junho foram: fungicidas (5,78%), vacinas (4,82%), manutenção de equipamentos (8,84%) e carrapaticidas, com alta de 10,21%. As quedas nesse segmento foram as das rações (-13,85%) e dos inseticidas (-7,56%).

Gabaritos das provas estão disponíveis

Gabaritos e provas (1º dia, sábado)

Gabaritos e provas (2º dia, domingo)

Fonte: Copese/Ufla (www.copese.ufla.br)

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Neste fim de semana, exatos 5.656 estudantes de todo país estiveram numa maratona de provas para a disputa de 665 vagas em 17 cursos de graduação na Universidade Federal de Lavras (Ufla). É o último processo seletivo da instituição que já a partir do próximo ano adotará como forma de ingresso as avaliações do novo Enem.

Do total de estudantes inscritos no processo seletivo, 2052 estudantes realizarão as provas em Lavras. O restante, 3064, estão espalhados em oito cidades de Minas Gerais (Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia e Viçosa), quatro de São Paulo (capital, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos) e em Goiás, no município de Goiânia.

Entre os três cursos mais procurados, dois estão sendo oferecidos pela primeira vez. Engenharia de Controle e Automação foi campeão de procura, com 25,48 candidatos/vaga e, em segundo lugar, o curso de Engenharia Ambiental, com 24,12 c/v. Já o terceiro, é tradicionalmente um dos que mais recebe inscrições: Medicina Veterinária, com 15,54 c/v.

PROVAS  As avaliações estão sendo aplicadas no período da manhã, das 08h às 12h. No primeiro dia, alunos tiveram pela frente testes de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Geografia, Historia (incluindo 2 questões de Sociologia, e 5 questões de Filosofia) e a Redação. No último dia, domingo, as provas são de Biologia, Física, Matemática e Química.

È importante que os candidatos fiquem atentos à documentação exigida para a realização das provas. Todos deverão apresentar o comprovante definitivo de inscrição, disponível no site www.copese.ufla.br, juntamente com documento de Identidade.

REFORMA ORTOGRÁFICA  Segundo o Edital lançado pela Universidade, as provas serão redigidas de acordo com a nova norma ortográfica da língua portuguesa, inclusive com textos de referência adaptados às mudanças dessa reforma.

Porém, na Redação, em atendimento ao que está estabelecido no Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, serão aceitas como corretas, até 31 de dezembro de 2012, ambas as ortografias, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigente até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Portanto, As bancas de correção já estão devidamente orientadas para aceitar ambas as formas de escrita durante o período de transição.

Outras informações na Comissão de Processo Seletivo (Copese) pelo telefone (35) 3829-1133

Amigos e familiares prestigiam colação de grau especial

Juliano Tavares / Ascom Ufla

Dezenas de amigos e familiares lotaram a Sala de Conselhos da Ufla no início da tarde de hoje (dia 01/07) para prestigiar a colação de grau especial de 23 estudantes da graduação da instituição.

Durante a cerimônia, os formandos fizeram o juramento, receberam os certificados de conclusão de curso e assinaram a ata da sessão especial. 

Ao fazer seu pronunciamento, o Reitor Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes parabenizou os formandos por este momento tão especial e afirmou ficar muito feliz que a Ufla tenha feito parte da história de cada um deles nesta fase tão importante de suas vidas.

Confira o nome dos formandos abaixo.

Agronomia

Ewerton José Gonçalves Teixeira Oliveira

Fernando Rezende Silva Neves Rati

Jorge Olavo Souza Mattos

Leandro Mendes de Oliveira

Raoni Sampaio Balieiro

Thiago Mendonça Veloso

 

Zootecnia

Cristine Paduan Nolli

Matheus de Paula Reis

Rafaela Pereira

 

Engenharia Florestal

Natalie Ferreira de Almeida

Rafael Farinassi Mendes

Renan Akio Kamimura

 

Medicina Veterinária

Aline Callegari Silva

Ana Luiza Mendonça Pinto

Éder Lopes Silveira

Mônica Ribeiro Sant’anna Chaves 

 

Ciência da Computação

Antonio Rafael Sant’Ana

Daniel Oliva Sales

Fabrício Pereira Reis

Gustavo Prado Alkmim

 

Engenharia de Alimentos

Lisa Maria Garcia Botega

 

Química

Valéria Campos dos Santos

 

Ciências Biológicas

Geraldo Felipe Ferreira e Silva

Universidade Federal de Lavras