Gabaritos das provas estão disponíveis

Gabaritos e provas (1º dia, sábado)

Gabaritos e provas (2º dia, domingo)

Fonte: Copese/Ufla (www.copese.ufla.br)

Stockexpert.com

Neste fim de semana, exatos 5.656 estudantes de todo país estiveram numa maratona de provas para a disputa de 665 vagas em 17 cursos de graduação na Universidade Federal de Lavras (Ufla). É o último processo seletivo da instituição que já a partir do próximo ano adotará como forma de ingresso as avaliações do novo Enem.

Do total de estudantes inscritos no processo seletivo, 2052 estudantes realizarão as provas em Lavras. O restante, 3064, estão espalhados em oito cidades de Minas Gerais (Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia e Viçosa), quatro de São Paulo (capital, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos) e em Goiás, no município de Goiânia.

Entre os três cursos mais procurados, dois estão sendo oferecidos pela primeira vez. Engenharia de Controle e Automação foi campeão de procura, com 25,48 candidatos/vaga e, em segundo lugar, o curso de Engenharia Ambiental, com 24,12 c/v. Já o terceiro, é tradicionalmente um dos que mais recebe inscrições: Medicina Veterinária, com 15,54 c/v.

PROVAS  As avaliações estão sendo aplicadas no período da manhã, das 08h às 12h. No primeiro dia, alunos tiveram pela frente testes de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Geografia, Historia (incluindo 2 questões de Sociologia, e 5 questões de Filosofia) e a Redação. No último dia, domingo, as provas são de Biologia, Física, Matemática e Química.

È importante que os candidatos fiquem atentos à documentação exigida para a realização das provas. Todos deverão apresentar o comprovante definitivo de inscrição, disponível no site www.copese.ufla.br, juntamente com documento de Identidade.

REFORMA ORTOGRÁFICA  Segundo o Edital lançado pela Universidade, as provas serão redigidas de acordo com a nova norma ortográfica da língua portuguesa, inclusive com textos de referência adaptados às mudanças dessa reforma.

Porém, na Redação, em atendimento ao que está estabelecido no Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, serão aceitas como corretas, até 31 de dezembro de 2012, ambas as ortografias, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigente até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Portanto, As bancas de correção já estão devidamente orientadas para aceitar ambas as formas de escrita durante o período de transição.

Outras informações na Comissão de Processo Seletivo (Copese) pelo telefone (35) 3829-1133