Capes e Setec lançam edital para programas Minter e Dinter

O Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira, dia 02, novo edital para as modalidades mestrado (Minter) e doutorado (Dinter). As propostas serão recebidas até o dia 30 de setembro.

 

Entre os objetivos do programa estão a diminuição das assimetrias no quadro de docentes e técnicos administrativos de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa por meio da formação de mestres e doutores e o fortalecimento, nas instituições atendidas, das linhas de pesquisa que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

 

A pré-qualificação, a avaliação de mérito e a aprovação das propostas serão realizadas por diretorias da Capes, e por um comitê de assessoramento integrado por coordenadores de área da Capes, representantes da Setec e consultores ad-hoc. Serão apoiados até oito projetos de cada modalidade. Os cursos terão duração máxima de 24 meses para Minter e 48 meses para Dinter.

 

Entre os quesitos para candidatura de proposta estão o reconhecimento do programa pelo MEC/Conselho Nacional de Educação (CNE), com nota igual ou superior a 4 para curso de mestrado e igual ou superior a 5 para curso de doutorado na última avaliação trienal realizada pela Capes, e o respeito às normas, cautelas e condicionantes descritos na Portaria nº 67, de 14 de setembro de 2005, da Capes/Diretoria de Avaliação (DAV).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *