Fundação Logosófica lança concurso literário

A Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, entidade com finalidades educativas e culturais, abre Concurso Literário sobre “a arte de ensinar e a arte de aprender”.

Somente participarão do concurso os autores que fizerem sua inscrição e entrega do trabalho até o dia 30 de junho de 2008.

Poderão participar do concurso: brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros radicados no Brasil há mais de cinco anos até a data-limite para o envio do trabalho, que estejam inseridos em uma das categorias:

• universitário – aluno do curso de graduação ou pós-graduação (Lato Sensu ou Stricto Sensu), regularmente matriculado em instituição de ensino de nível superior presente no território brasileiro;

• educador – profissional da educação, que atue em qualquer dos seguintes níveis: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio, curso técnico ou profissionalizante e
ensino superior.

Aos autores dos 3 (três) trabalhos que obtiverem melhor classificação, em cada categoria, serão concedidos os seguintes prêmios:

• 1.º classificado: R$ 10.000,00 (dez mil reais);
• 2.º classificado: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
• 3.º classificado: R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Somente poderá ser premiado um trabalho por candidato. A instituição de ensino que tenha sido identificada pelos premiados no envelope-carta de inscrição será premiada com uma coleção completa dos livros de Logosofia.Todos os candidatos premiados também receberão uma coleção dos livros de Logosofia.

Mais informações e Regulamento completo em: www.logosofia.org.br/concurso

Inscrições abertas para bolsas no Timor-Leste

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério de Educação (Capes/Mec) vai selecionar novos bolsistas para Timor Leste. Os professores interessados devem se inscrever até o dia 14 de maio, por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

O objetivo é dar continuidade ao Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa, realizado em parceria entre a Capes e o Ministério da Educação e Cultura de Timor-Leste, de professores em exercício nas escolas timorenses. Serão selecionados até 50 bolsistas.

Os professores selecionados irão trabalhar em parceria com um professor formador timorense de sua respectiva área. Também serão encarregados de ministrar oficinas, atividades didáticas e realizar pesquisas para a elaboração de material didático, entre outras atividades. Há vagas para a função de coordenadores da equipe brasileira, que exigem formação mínima desejável em nível de mestrado.

Os candidatos selecionados receberão bolsa mensal da Capes no valor de € 1.100, para bolsistas, e de € 2.000 para o coordenador; seguro saúde; auxílio instalação; e passagem aérea Brasil/Timor-Leste/Brasil, em classe econômica promocional. O início das atividades está previsto para a julho de 2008. Todas as informações estão disponíveis no edital.

Representantes da Ufla participam de Encontro da Geap

Realizado o VII ECOSSUL – Encontro dos Conselhos Estaduais de Representantes da GEAP – Fundação de Seguridade Social das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, onde foram tratados assuntos relacionados ao plano de saúde dos servidores públicos federais, em Belo Horizonte/MG, no período de 10 a 13 de março / 2008.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) esteve representada pela Coordenadora de Saúde, Regina Aparecida Teixeira e José Maurício de Resende, representante do Sindicato dos Servidores da Universidade – SindUfla.

Técnico-administrativos e docentes escolhem seus representantes nos conselhos superiores da Ufla

Acontece, hoje (16/04) na Cantina da Ufla a votação para a escolha dos representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes nos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.

As eleições serão realizadas por escrutínio secreto, das 8 às 16 horas.

Concorrem ao Conselho Universitário os servidores técnico-administrativos Adalberto Ribeiro – DCS, Antônio Máximo de Carvalho – BC, Fábio Costa Lasmar – DCOPI, Geraldo Cirilo Ribeiro – DRH, Ismene Nicoline – CPPD, Joel Ferreira Reyner – Proad e Tales M. Oliveira Giarola – Cista. Candidatos representando os professores titulares: Antônio Gilberto Bertechini – DZO, Luiz Antônio de Bastos Andrade – DAG, Mozart Martins Ferreira – DCS e Nilton Nagib Jorge Chalfun – DAG. Candidatos representando os professores adjuntos: Antônio Chalfun Núnior – DBI, Élberis Pereira Botrel – DAG, Joaquim Quinteiro Uchoa – DCC e Márcio Machado Ladeira – DZO. Candidatos representando os professores assistentes: Marco Antônio Gomes Barbosa – DEF.

Concorrem ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão os servidores técnico-administrativos Carlos Henrique da Purificação – DRCA, Maria Aparecida de Carvalho – BC, Maria Dorotéia Braga Paglis – DCOPI e Shirley Michelle de Alcântara – Copese.

Concorrem ao Conselho de Curadores os servidores técnico-administrativos Marcelo de Souza Andrade – DQI e Ney Maurício Bello – DRCA.

Os candidatos se inscreveram até o dia 14 de abril de 2008, na Secretaria dos Conselhos (Gabinete da Reitoria), onde registraram o compromisso expresso de que, caso eleitos, aceitarão a investidura, em conformidade com o previsto no art. 10, IV, do Regimento Geral da Ufla.

Recursos de fundação para universidade terão de passar por licitação

Portaria assinada ontem estabelece que as fundações só poderão fazer repasses em espécie às instituições; associação de reitores concorda com medidas

Uma portaria assinada ontem pelos ministros Fernando Haddad (Educação) e Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) estabelece que os recursos das fundações ‘de apoio’ transferidos a universidades terão de passar por licitação.

Novas regras para as entidades foram anunciadas em meio à crise na UnB, iniciada após a revelação de que recursos da Finatec direcionados à universidade foram usados para equipar apartamento funcional do ex-reitor Timothy Mulholland.

A portaria estabelece que as fundações só poderão fazer repasses em espécie às instituições, não mais em bens e serviços. Os recursos serão incorporados ao orçamento da universidade -daí a obrigatoriedade de passar por concorrência.

Embora Haddad diga que as novas regras já estavam em discussão há muito tempo, outro ponto da portaria foi feito sob medida para o caso UnB: todo projeto de pesquisa e extensão realizado por uma fundação de apoio deve contar com ao menos dois terços de professores da universidade em sua equipe.

‘A partir do momento em que dois terços dos pesquisadores têm de ser do quadro da universidade, você impede que ela seja usada como uma fachada para contratos com o setor público -no caso, Estados e municípios- sem a exigência de licitação’, disse o ministro.

A situação descrita por ele é análoga à ocorrida com a Finatec, que, segundo o Ministério Público, repassou R$ 23 milhões à empresa Intercorp para a realização de contratos firmados com gestões petistas em Estados e municípios.

As novas regras valerão tanto para fundações que se credenciarem a universidades pela primeira vez quanto para as que já são credenciadas.

As associações de docentes e de reitores das universidades federais concordaram com as novas regras. Para José Ivonildo do Rêgo, vice-presidente da Andifes (que representa os reitores), é positiva a proposta de aumentar o vínculo das fundações com as universidades. Para ele, no entanto, o ponto fundamental para diminuir a dependência que muitas universidades hoje têm das fundações é aumentar a autonomia na gestão dos recursos.

Recursos Humanos reune técnico-administrativos para implantação do novo Plano de Avaliação de Desempenho

A Diretoria de Recursos Humanos, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) reune técnico-administrativos para melhor entendimento e implantação do novo Plano de Avaliação de Desempenho (PAD), em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.091/2005, no Decreto nº 5.825/2006 e na Resolução Cuni nº 035/2007.

As reuniões acontecem na Sala de Treinamento da Biblioteca Central, onde são prestadas as orientações necessárias ao bom desenvolvimento do processo avaliativo, que ocorrerá simultaneamente em toda a Ufla.

Portaria Interministerial modifica regras para regular as relações entre as fundações de apoio e as universidades federais

Os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia assinaram, nesta segunda-feira (14/04), portaria que prevê novas regras para regular as relações entre as fundações de apoio e as universidades federais. A Portaria nº 475/2008 entra em vigor a partir de hoje (15/04), data de sua publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com a Portaria, todas as contas e o estatuto das fundações de apoio devem ser aprovados pelo Conselho Superior das universidades federais às quais se vinculam; pelo menos um terço do conselho deliberativo das fundações deve ser indicado pelo conselho superior universitário. Além disso, dois terços de professores da instituição devem estar envolvidos em todos os projetos de pesquisa financiados pela fundação.

Com relação às transferências de recursos da fundação para a universidade, estas serão feitas obrigatoriamente em espécie, incorporadas à receita própria da universidade e sujeitas às regras de licitação estabelecidas pela Lei nº 8.666/1993. Dessa forma, as 86 fundações de apoio nacionais não poderão mais repassar bens e serviços, apenas recursos, às universidades federais.

As medidas descritas na Portaria Interministerial estavam no projeto de reforma universitária enviado pelo MEC ao Congresso Nacional. Como a proposta ficou parada no Legislativo nos últimos dois anos, o Governo Federal decidiu antecipar os pontos que tratam das novas regras para as fundações de apoio.

As entidades que não se adequarem às regras serão descredenciadas e atuarão apenas como fundações de direito privado, fiscalizadas pelo Ministério Público e regidas pelo Código Civil.

Confira as opiniões:

‘Quaisquer recursos que sejam repassados às universidades federais, ou às fundações de apoio vinculadas a essas instituições, ou das universidades às fundações precisam ser rigidamente controlados pelos Conselhos Universitários dessas instituições’, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), presidente da Andifes.

‘A Portaria Interministerial atende uma demanda antiga dos reitores. Como a fundação de apoio vinculada à UFMT, é mais nova, criada em 2002, ela já atende as medidas previstas pela portaria. Por exemplo, a obrigatoriedade de pelo menos um terço do conselho deliberativo das fundações serem indicados pelo Conselho Superior Universitário já é cumprida pela fundação da UFMT, onde 50% deste conselho é indicado desta forma. Contudo, a questão principal e que ainda pendente é a autonomia universitária. Se as universidades federais possuíssem realmente autonomia não seria necessária a criação das fundações de apoio a elas vinculadas’, reitor Paulo Speller (UFMT).

‘É extremamente importante uma portaria para definir a relação entre as fundações de apoio e as universidades federais a que se vinculam. Do ponto de vista da UFRGS, a principal fundação a ela vinculada, a FAURGS, já atende a maioria das medidas previstas nesta Portaria Interministerial, precisando serem feitos apenas pequenos ajustes’, reitor José Carlos Hennemann (UFRGS).

‘O Estado brasileiro é esquizofrênico porque deixa impune os mal executores das leis e normas e penaliza as instituições. O problema não é o regulamento que rege estas fundações, mas a má gestão destas. Os gestores devem ser penalizados ao invés das instituições. Temo uma maior burocracia para resolver eficientemente os problemas do dia-a-dia das instituições’, reitor Alex Fiúza (UFPA).

Novo local de votação para representantes nos conselhos superiores da Ufla

Será na Cantina da Ufla a votação para a escolha dos representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes nos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.

As eleições serão realizadas por escrutínio secreto, no dia 16 de abril de 2008 (quarta-feira), das 8 às 16 horas.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO ( *)

5 (cinco) representantes dos servidores técnico-administrativos;
4 (quatro) representantes dos professores titulares;
2 (dois) representantes dos professores adjuntos;
1 (um) representante dos professores assistentes;
1 (um) representante dos professores auxiliares

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

2 (dois) representantes dos servidores técnico-administrativos.

CONSELHO DE CURADORES

1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos.

Os candidatos deverão inscrever-se até as 16 horas do dia 14 de abril de 2008 (segunda-feira), na Secretaria dos Conselhos (Gabinete da Reitoria), onde farão o compromisso expresso de que, caso eleitos, aceitarão a investidura, em conformidade com o previsto no art. 10, IV , do Regimento Geral da Ufla.

* Considerando que a Carreira do Magistério Superior passou a ser composta por cinco classes, com a inclusão da Classe de Professor Associado (art. 4º da Lei nº 11.344/2006), tão logo o Ministério da Educação aprovar a alteração do inciso V do art. 7º do Estatuto da Universidade, será lançado novo edital de convocação de eleições para composição do Conselho Universitário, em conformidade com a proporcionalidade a ser fixada pelo mesmo.

Programa Alfa III da UE recebe candidaturas para cooperação institucional

Estão abertas as inscrições para candidaturas de redes de instituições de ensino superior (IES) de 18 países da América Latina (inclusive do Brasil) e de qualquer país da União Européia às subvenções do programa Alfa III da UE. Outras instituições relevantes na área da cooperação também podem candidatar-se.

Trata-se da primeira convocatória do programa, sucessor do Alfa II, que até 2006 patrocinou 225 projetos de cooperação institucional e formação técnico-científica entre IES de ambas as regiões.

Os recursos do Alfa III poderão ser aplicados em parcerias conjuntas de instituições européias e latino-americanas, bem como em projetos de implementação de medidas estruturais referentes à reforma de sistemas de ensino superior na América Latina. Os subsídios também podem destinar-se a medidas de acompanhamento para a promoção da visibilidade e dos resultados dos projetos aprovados.

Prazo final para candidaturas: 16 de junho de 2008.

Mais informações:
http://ec.europa.eu/europeaid/where/latin-america/regional-cooperation/alfa/
index_pt.htm

Para esclarecimentos e orientação, representantes de IES e outras instituições de cooperação do Brasil devem contatar europeaid-infoalfa@ec.europa.eu

Atenção: Este programa destina-se exclusivamente a instituições. Não se trata de programa de bolsas individuais.

Professor Antônio Soares Teixeira se aposenta na Ufla

Antônio Soares Texeira é natural de Minduri/MG e ingressou na Universidade Federal de Lavras (Ufla), com professor assistente em 1976. É graduado em Agronomia pela Ufla (1975), mestre em Zootecnia pela Ufla (1979) e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Em 25/03/2008 aposentou-se como professor associado da Universidade Federal de Lavras. Tem vasta experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais e Alimentos e Alimentação dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de alimentos e exigências nutricionais para frangos de corte.

Atuou na Esal/Ufla por 31 anos, 9 meses e 3 dias, ocupando a função de chefe da fábrica de ração; coordenador de curso de graduação em zootecnia; membro da coordenadoria de graduação; sub-coordenador dos cursos de graduação da Esal; chefe do laboratório de nutrição animal; coordenador de curso de especialização em produção de suínos e aves; membro de colegiado do curso de graduação em zootecnia; membro de colegiado superior; coordenador de curso de especialização em produção de ruminantes; chefe do setor de avicultura; coordenador de programa de pós-graduação stricto sensu; presidente do conselho fiscal da CoopeUfla e membro da diretoria executiva da Editora Ufla.

O professor Antônio Soares é responsável por extensa produção científica, como Artigos em periódicos; Livros publicados; Revistas (Magazines); Comunicações em anais de congressos e periódicos (proceedings e suplementos); Apresentações de Trabalhos (Congresso); diversas orientações em teses de mestrado e doutorado.

Em sua vida profissional recebeu vários prêmios e títulos, entre eles: Prêmio Lauriston von Schimidt, Associação Latinoamericana de Avicultura, União Brasileira de Avicultura; Prêmio Otávio Domingues – Melhor contribuição científica do ano de 1999, na área de zootecnia, Sociedade Brasileira de Zootecnia; melhor orientação de tese pela Sociedade Brasileira de Zootecnia em 2003. Homenageado pelos formandos do Curso de Especialização em Produção de Ruminantes de dezembro de 1988 pela Ufla; Homenageado pela turma de formandos do curso de zootecnia nos anos de 1980/1981 e 1982 pela Universidade Federal de Lavras.

Para o chefe do Departamento de Zootecnia, Eduardo Pinto Filgueiras “ter tido a oportunidade de conviver com o Prof Antônio nestes anos foi um privilégio, pois o mesmo sempre teve uma mente privilegiada, e mostrava esta capacidade nos assuntos didáticos, administrativos e científicos. Como amigo sei que o terei sempre. Obrigado ‘Toninho’, o DZO sempre lhe será grato, e continua sendo sua casa’.

Universidade Federal de Lavras