Professor Antônio Soares Teixeira se aposenta na Ufla

Antônio Soares Texeira é natural de Minduri/MG e ingressou na Universidade Federal de Lavras (Ufla), com professor assistente em 1976. É graduado em Agronomia pela Ufla (1975), mestre em Zootecnia pela Ufla (1979) e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Em 25/03/2008 aposentou-se como professor associado da Universidade Federal de Lavras. Tem vasta experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais e Alimentos e Alimentação dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de alimentos e exigências nutricionais para frangos de corte.

Atuou na Esal/Ufla por 31 anos, 9 meses e 3 dias, ocupando a função de chefe da fábrica de ração; coordenador de curso de graduação em zootecnia; membro da coordenadoria de graduação; sub-coordenador dos cursos de graduação da Esal; chefe do laboratório de nutrição animal; coordenador de curso de especialização em produção de suínos e aves; membro de colegiado do curso de graduação em zootecnia; membro de colegiado superior; coordenador de curso de especialização em produção de ruminantes; chefe do setor de avicultura; coordenador de programa de pós-graduação stricto sensu; presidente do conselho fiscal da CoopeUfla e membro da diretoria executiva da Editora Ufla.

O professor Antônio Soares é responsável por extensa produção científica, como Artigos em periódicos; Livros publicados; Revistas (Magazines); Comunicações em anais de congressos e periódicos (proceedings e suplementos); Apresentações de Trabalhos (Congresso); diversas orientações em teses de mestrado e doutorado.

Em sua vida profissional recebeu vários prêmios e títulos, entre eles: Prêmio Lauriston von Schimidt, Associação Latinoamericana de Avicultura, União Brasileira de Avicultura; Prêmio Otávio Domingues – Melhor contribuição científica do ano de 1999, na área de zootecnia, Sociedade Brasileira de Zootecnia; melhor orientação de tese pela Sociedade Brasileira de Zootecnia em 2003. Homenageado pelos formandos do Curso de Especialização em Produção de Ruminantes de dezembro de 1988 pela Ufla; Homenageado pela turma de formandos do curso de zootecnia nos anos de 1980/1981 e 1982 pela Universidade Federal de Lavras.

Para o chefe do Departamento de Zootecnia, Eduardo Pinto Filgueiras “ter tido a oportunidade de conviver com o Prof Antônio nestes anos foi um privilégio, pois o mesmo sempre teve uma mente privilegiada, e mostrava esta capacidade nos assuntos didáticos, administrativos e científicos. Como amigo sei que o terei sempre. Obrigado ‘Toninho’, o DZO sempre lhe será grato, e continua sendo sua casa’.