Núcleo de Estudos Libertas comemora um ano de atuação

O Núcleo de Estudos em Teorias Liberais e Libertárias – Libertas do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (DIR/UFLA) promoveu na última semana o evento “Um ano de Liberdade – Libertas” em comemoração a um ano de atuação do núcleo.

Realizado no Salão Nobre da Biblioteca da UFLA, o evento reuniu cerca de 160 participantes e sua programação contou com quatro palestras. Além disso, houve sorteio de livros entre o público presente.

Durante a sessão de abertura, o estudante de Direito e fundador do núcleo Gilberto Bergamin ressaltou que o núcleo tem o objetivo de plantar a culturalidade dentro do câmpus universitário.

Gilberto também fez considerações a respeito das atividades realizadas durante o primeiro ano do núcleo. “Nós participamos e realizamos grandes eventos. Passaram pelos nossos encontros mais de mil pessoas. Realizamos palestras, debates e cine clubs. Conselheiros nossos foram treinados em São Paulo e Belo Horizonte. Tudo isso para capacitar e atestar que uma ideia só pode ser bem defendida se ela for bem embasada”.

Logo após, houve a primeira palestra denominada “Liberalismo e Política uma combinação possível?”, ministrada pelo engenheiro eletricista Léo Mesquita e pelo médico Bernardo Ramos. A segunda com a temática “Dimensão Social na política liberal” contou com o professor e coordenador do núcleo Ricardo Teixeira do DIR. Já a terceira “BITCOIN – Uma introdução a moeda digital” foi feita pelo estudante de Economia da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) Danilo Hage. Por fim, a palestra “Tutela no Patrimônio Cultural – A visão libertária”, realizada pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Carlos Magno.

O Clube Libertas foi criado em setembro de 2016 e é coordenado pelo professor Ricardo Teixeira (DIR). Comprometidos com os ideais de liberdade, o grupo ficou entre os três finalistas na categoria Grupo de Estudantes do Ano na premiação Libertycon Brasil 2017 promovida pela Students for Liberty Brasil neste mês.

Veja mais em: Núcleo de Estudos Libertas concorre a prêmio de melhor Grupo do Ano pelo Students for Liberty Brasil

Luciana Tereza – estagiária Dcom/UFLA.