Diálogos com a cidade voltará com atividades em Lavras- primeiro evento será em 7/11

Uma série de mesas redondas e palestras será realizada novamente em Lavras pelo grupo “Diálogos com a cidade”. O primeiro evento será no dia 7 de novembro, das 16h às 18h30, no auditório da Escola Municipal Dra. Dâmina.

Diálogos com a cidade tem como objetivo propiciar a troca de saberes e práticas culturais em Lavras e divulgar o conhecimento científico produzido na UFLA na área de Ciências Humanas. Desta vez a temática será: o (não) lugar da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio Brasileiro.

O presente projeto foi criado a partir das discussões feitas no núcleo de pesquisa e extensão Sociologia & Política. Esse grupo surgiu de maneira incipiente em outubro de 2013 (sob a denominação de Centro de Pesquisa sobre Política – CEPEP), com a coordenação do professor Marcelo Sevaybricker Moreira, que procurou, desde então, desenvolver encontros de reflexão e discussão acerca de temas relacionados à política.

Já no ano seguinte, o grupo passou a ser coordenado também pelo docente Conrado Pires de Castro. No primeiro semestre letivo de 2016, o grupo ofertou pela primeira vez um curso de extensão, Repensando os clássicos de interpretação do Brasil, organizado em três módulos, com o propósito de pensar coletivamente problemas e perspectivas da formação sociopolítica do País. 

Com o propósito de ampliar a interlocução com a comunidade lavrense, o grupo manteve neste ano essa mesma iniciativa de extensão. “Atividades que propiciem a democratização do conhecimento científico e sua maior interação com outras formas de conhecimento, no Brasil, são absolutamente necessárias”, comentam os organizadores.