Marketing em pauta: Café é escolhido para explicar conceito de produto para estudantes da UFLA

aula-marketing-inovacafeApresentar na prática que aspectos envolvem o desenvolvimento de um conceito de produto, entender a partir da compreensão das necessidades e desejos dos consumidores a criação de um produto, a quem ele atende, que benefícios entrega e em que contexto deve ser utilizado, bem como o processo de preparo da bebida. Esse foi o objetivo da visita de trinta estudantes da disciplina de Marketing oferecida pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), que participaram de uma aula prática no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, na Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

Durante a aula, foram apresentadas diferentes formas de preparo da bebida, entre elas três formas de preparo do café espresso: processo realizado na máquina profissional, que é o tipo de café normalmente servido em cafeterias; o processo da máquina automática, que é utilizado em escritórios e pequenas empresas; e a bebida produzida na máquina de cápsulas, um processo mais utilizado no consumo da bebida em casa. Além desses três processos foi também apresentado aos estudantes o tradicional café filtrado, seguindo todos os parâmetros de qualidade do método.

“Entender os processos de produção do café é fundamental para avaliarmos os segmentos para direcionamento da bebida e qual o tipo de mercado/consumidor que podemos atingir”, explica o estudante do 8º período do curso de Agronomia, Vinicius Henrique Bizinotto.

A instrutora credenciada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Curso de Barista e Gestora de Inovação em Café na InovaCafé, Helga Andrade, ministrou a aula e discutiu com os estudantes sobre como seria agregado valor a cada forma de preparo e analisou qual público estaria disposto a pagar por cada produto. “Abordamos também questões relacionadas à qualidade do grão, o valor agregado por uma embalagem diferenciada, que nem sempre reflete o produto, mas que atende a uma necessidade, como por exemplo o café embalado a vácuo, o qual mantém as características por mais tempo que uma embalagem comum”, explica Helga.

“A aula me surpreendeu porque eu nunca imaginei que é preciso realizar vários processos para se fazer um café de qualidade. Agora vou selecionar o melhor café no supermercado. Mesmo sendo difícil encontrar o produto nas prateleiras, já tenho noção de como escolher a bebida certa, buscando sempre analisar a procedência e certificações.  Como eu bebo café todos os dias, isso vai mudar a minha experiência com o produto”, ressalta a estudante do 4º período de Engenharia Química, Camila Garcia Santos Ruas.

Disciplina

Ministrada pelo professor Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, a disciplina de marketing é oferecida semestralmente para alunos de graduação de diversos cursos da UFLA, sendo disponibilizadas 40 vagas. A disciplina objetiva desenvolver, junto aos alunos, um entendimento sobre os conceitos e aplicações de Marketing a fim de contribuir com a sua formação e atuação profissional.

Texto e Foto: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)