10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos estará em exibição nesta quarta (15/6) na UFLA

direitos-humanosNesta quarta-feira (15/6), durante a programação do II UFLA de Portas Abertas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoverá a exibição da “10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo”. Serão seis documentários relacionados ao tema Direitos Humanos.

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos (10 de dezembro), a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos dez anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Nesses dez anos, a Mostra expandiu-se em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e agora, na 10ª edição, como Mostra Internacional, além de contar, pelo terceiro ano consecutivo, com cerca de mil pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

Realizada pela SDH/PR, a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é  produzida pelo Instituto Cultura em Movimento – Icem.

Programação:

As exibições serão feitas na área central do câmpus:

Abraço de Maré – Victor Ciriaco – Brasil – 16 min. – Classificação Livre
Temática: Combate à Pobreza / Direito à Educação

O Muro é o Meio – Eudaldo Monção Jr. – Brasil – 15 min. – Classificação 10 anos
Temática: Direito à Participação Política

Do Meu Lado – Tarcísio lara Puiati – Brasil – 14 min. – Classificação Livre
Temática: Diversidade religiosa

9h40

O Muro é o Meio – Eudaldo Monção Jr. – Brasil – 15 min. – Classificação 10 anos.

11h30

Abraço de Maré – Victor Ciriaco – Brasil – 16 min – Classificação Livre .

13h40

Do Meu Lado – Tarcísio lara Puiati – Brasil – 14 min – Classificação Livre

Felix, O Herói da Barra – Edson Fogaça – 72 Min – Brasil – Classificação Livre
Temática: Direito da População Afrodescendente