Semana de Museus atraiu mais de 700 visitantes – veja fotos de eventos de encerramento

image017A 12ª Semana de Museus na Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerrou-se com saldo positivo: entre 12 e 16/5 compareceram ao Museu Bi Moreira e ao Museu de História Natural (MHN) cerca de 750 visitantes. Dez escolas, entre públicas e privadas, levaram seus estudantes para participar da programação. Entre as atividades que fecharam a semana estiveram a apresentação do Coral Vozes do Campus e a oficina de astronomia “Festa das estrelas”.

O Coral apresentou-se no dia 16/5, às 18h, sob a regência do maestro Augusto Pimenta, no Câmpus Histórico, próximo aos museus. Já a observação astronômica do céu foi feita no sábado (17/5), com início às 19h, no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito. Apesar de o céu ter ficado, por algum tempo, encoberto, os participantes conseguiram observar as estrelas, sob a orientação da equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo”.

De acordo com a museóloga Patrícia Mendes, os trabalhos foram considerados produtivos. “Em um mês, normalmente, temos cerca de 300 visitantes; com as várias atividades articuladas, o público mais que dobrou”, comenta.

A Semana Nacional de Museus é anual e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, o tema norteador, definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), foi “Museus: as coleções criam conexões”.  Na UFLA, a organização da Semana é da Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A professora do Departamento de Biologia (DBI) Ângela Maria Soares é a responsável pela condução dos trabalhos.

É importante lembrar que a exposição “Museu Bi Moreira: que coleções?” continuará aberta ao público para visitação até 20/6, sempre das 8h30 às 17h30. A mostra é formada com apresentação de partes do acervo do Museu. A participação do Museu Bi Moreira nas comemorações é considerada uma reabertura simbólica e temporária do local, que desde o final de 2011 encontra-se fechado para adequações, a fim de atender a uma museologia mais contemporânea.