12ª Semana de Museus: mais de 150 crianças participaram do primeiro dia de programação – veja fotos

image004As crianças foram presença de destaque no primeiro dia de programação da 12ª Semana Nacional de Museus na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Só no período da manhã desta segunda-feira (12/5), cerca de 150 alunos de escolas da cidade compareceram ao Museu de História Natural (MHN) e ao Bi Moreira. À tarde, um grupo de mais 21 estudantes do 4º ano da Escola Municipal José Serafim, do bairro Novo Horizonte, participou da oficina “Educação Patrimonial: refletindo sobre o patrimônio cultural arqueológico”, realizada a partir das 15h.

Antes de iniciarem as atividades práticas da oficina, os alunos visitaram a exposição “Museu Bi Moreira: que coleções?”, formada com apresentação de partes do acervo do Museu. Eles observaram cada objeto com curiosidade, enquanto recebiam informações complementares fornecidas pela museóloga Patrícia Muniz Mendes. Ela explica que a exposição foi pensada com base no tema da Semana (“As coleções criam conexões”). “Como o Museu tem um acervo muito diversificado, foi possível montar pequenas coleções para a exposição. E entre elas criaram-se as conexões”, diz Patrícia, lembrando que esta é uma reabertura parcial e temporária do Bi Moreira.

Em seguida, os estudantes foram para uma área externa do MHN, onde participaram da oficina conduzida pelo professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Leandro Elias Canaan Mageste, que pela primeira vez desenvolveu o trabalho na UFLA. As crianças puderam manusear a argila, aprendendo a fazer vasilhames. “É uma forma de sensibilizar as crianças para a importância da ancestralidade indígena”, resume o professor, que durante as atividades conversou com os alunos, contando detalhes sobre o cotidiano indígena e sobre a realidade das índias que produziam aquele tipo de objeto a partir do barro. A realização do trabalho baseou-se na experiência do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde Leandro participou de um programa de educação patrimonial em 2007.

A supervisora pedagógica da Escola Municipal José Serafim, Débora Moreira, que já havia acompanhado outro grupo de alunos naquela manhã, falou sobre a importância da atividade. “Grande parte dos meninos têm poucas oportunidades de contato cultural; então, tudo aqui para eles é novo e amplia sua experiência”, avalia Débora.

A programação da 12ª Semana Nacional de Museus na UFLA tem atividades até sábado (17/5). Confira aqui.