Administração Pública e Medicina Veterinária têm conceito máximo em avaliação do MEC

Comprometida com o processo de expansão com qualidade, a UFLA teve, recentemente, dois cursos avaliados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC). Administração Pública e Medicina Veterinária receberam a nota 5 – conceito máximo concedido pela comissão.

O curso de Administração Pública passou por exame de reconhecimento (primeira avaliação) e recebeu a visita dos analistas em abril. A comissão conheceu a infraestrutura do curso, entrevistou docentes e discentes e teve acesso a documentos como: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e relatórios de autoavaliação, entre outros. O objetivo foi a avaliação de três dimensões (organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura).

A organização didático-pedagógica teve como um dos quesitos elogiados o PPC, considerado contextualizado à realidade regional. O quadro docente, com 87% dos professores doutores e 13% mestres, foi um dos pontos altos da segunda dimensão, que também considerou alto o incentivo à produção científica. No âmbito da infraestrutura, as salas de aula, acessibilidade laboratórios de informática corresponderam aos requisitos de qualidade.

O coordenador do curso de Administração Pública, professor Denis Renato de Oliveira, destacou o pioneirismo da reformulação da matriz curricular do curso, que se adequa às recém-aprovadas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área instituídas pelo MEC. O pioneirismo dessa adequação e o diálogo com os estudantes nesse processo foram ressaltados: “Mantemos vários canais de comunicação abertos com os alunos, além de integração por meio da representação no Colegiado do Curso”, diz o professor.

O curso de Bacharelado em Administração Pública, noturno, iniciou-se no segundo semestre de 2010 e oferece 100 vagas anuais (50 por semestre). Busca atender às necessidades das organizações públicas contemporâneas por gestores que possuam ampla visão sobre ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão na esfera regional, nacional e internacional, que possam contribuir para o alcance dos objetivos do País, sobretudo na esfera municipal.

Medicina Veterinária

Já o curso de Medicina Veterinária passou por um processo de avaliação para renovação do reconhecimento do curso. Também serviram como base nessa avaliação o PDI e o PPC, relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e demais informações fornecidas pela UFLA.

Durante a avaliação, foram feitas análises dos documentos, visitas às instalações e entrevistas com gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes. A coordenadora do curso, professora Suely de Fátima Costa, compartilhou o resultado com toda a comunidade acadêmica e ressaltou que o conceito máximo “reflete a preocupação da instituição, de docentes e de técnicos-administrativos com a qualidade e com a excelência no ensino, pesquisa e extensão”.

O Curso de Medicina Veterinária da UFLA iniciou-se em agosto de 1993. Atua em nível bacharelado, no ensino de graduação presencial diurno, em período integral. Atualmente oferece 100 vagas anuais, divididas igualmente em duas entradas semestrais. Para a professora Suely, “a criação desse curso em uma instituição com forte tradição no ensino de ciências agrárias reforçou os propósitos da Universidade no âmbito regional e nacional, e também contribuiu para a inserção da UFLA em outros campos do conhecimento, uma vez que a Medicina Veterinária permeia entre a área da Saúde e das Ciências Agrárias”.