Sessão Pública debate nova estrutura organizacional da UFLA nesta quarta-feira (11)

reestruturaçãoDepois de um período de elaboração e análise, toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está convidada a participar da apresentação e debate da proposta para uma nova estrutura organizacional. Estão previstas duas sessões públicas, que foram propostas na última reunião do Conselho Universitário (Cuni). A primeira sessão pública será nesta quarta-feira (11), em três horários distintos, no anfiteatro da Biblioteca. A segunda sessão será no dia 29 de janeiro de 2014.

1ª Sessão – 11/12

Manhã: apresentação da proposta pela comissão das 8h30 às 11h30;
Tarde: apresentação da proposta pela comissão das 14h às 17h30;
Noite: apresentação da proposta pela comissão das 18h30 às 21.

Novo formato
Para dar início a esse debate, uma comissão especial foi designada para avaliar e propor um novo formato institucional para a Universidade, presidida pelo professor José Roberto Pereira (superintendente de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão), e composta por professores de diferentes departamentos. Depois de um longo período de proposições e análise, a proposta foi apresentada para todos os departamentos e setores. Todas as etapas, desde a criação da comissão, foram discutidas e aprovadas em reuniões do Conselho Universitário.

 

UFLA consolida posição no grupo de instituições de excelência como a 2ª melhor universidade do País

MELHORA Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a segunda melhor universidade do Brasil na avaliação de indicadores de qualidade da Educação Superior, divulgado no dia 6, pelo Ministério da Educação (MEC). Com o resultado, a UFLA se mantém no grupo de instituições de excelência, com conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A classificação envolveu 2.171 instituições de ensino superior entre universidades, faculdades e institutos públicos e privados. O índice é elaborado anualmente com base na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo notas para a infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e desempenho dos estudantes. O índice considera o triênio antecedente à data de divulgação.

O cálculo do IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação. O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, o desempenho da UFLA no IGC reforça o acerto na condução das políticas acadêmicas até agora implementadas e o comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que os critérios de qualidade sejam persistentemente buscados e alcançados. Ele ressalta que o segredo está no conjunto, na capacitação e na valorização das pessoas. “O desempenho da UFLA deve ser recebido com imenso orgulho, pois significa o reconhecimento do esforço, competência e dedicação de seus servidores, técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, comprometidos em galgar um novo patamar de excelência”.

Pelo 4º ano consecutivo, a UFLA lidera o ranking de todas as universidades de Minas Gerais e ocupa, no ranking nacional, posição de destaque, com valor de IGC contínuo de 4,23, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 4,28. Na sequência, encontram-se ranqueadas a Universidade Federal do ABC (FABC), Unicamp, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Orgulho de ser UFLA

Avaliando a série histórica do IGC, desde seu lançamento em 2007, percebe-se que as únicas universidades federais que figuram entre as cinco primeiras do País, nos últimos cinco anos avaliados, são: UFLA, UFRGS e UFMG, demonstrando uma qualidade consolidada. Em 2007, a UFLA ocupava a 15ª posição.

Na avaliação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, o desempenho neste índice demonstra que a UFLA está no caminho certo ao aliar a qualidade de ensino de graduação e pós-graduação com investimentos crescentes em pesquisa, extensão e inovação. Ela destaca que apesar do crescimento que vem ocorrendo na UFLA, o bom planejamento institucional e o investimento em pessoal altamente qualificado têm assegurado uma reputação diferenciada, não apenas no que tange à ampliação de cursos e vagas, mas também na melhoria da qualidade do ensino e na capacidade de seus egressos.

Confira a lista completa das instituições avaliadas

Saiba mais

 

 

Departamento de Direito lança edital para projetos de extensão voluntária

bolsasO Departamento de Direito lançou um edital para a seleção de discentes dos cursos de Direito, Administração e Administração Pública que atuarão como voluntários em dois projetos de extensão na área do Direito do Consumidor. Ambos os projetos estão sob a coordenação da professora Isabela Dias Neves.

Um dos projetos será: “Fornecedor: transparência nas relações de consumo”, voltado para a disseminação dos conhecimentos aos fornecedores, sobretudo as redes de supermercado, sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo, através de um trabalho em conjunto dos discentes e toda a comunidade, que terá como resultado a elaboração de uma cartilha explicativa sobre o Direito do Consumidor. Serão ofertadas 7 vagas.

O segundo projeto oferecido pelo edital é “Palestras e cartilhas destinadas ao entendimento dos direitos e deveres do consumidor”, voltado à disseminação dos conhecimentos da área a todos os consumidores de Lavras e região. A divulgação será por meio de palestras nas escolas municipais, momento em que serão distribuídas cartilhas didáticas as crianças e adolescentes, além de divulgação através das mídias digitais. Para este projeto, serão ofertadas 6 vagas.

A seleção dos candidatos será composta por uma prova escrita a ser realizada no dia 23 de janeiro de 2014, em local a ser informado posteriormente. A correção da prova será feita a partir do uso adequado do vocabulário, pertinência jurídica e adequação ao objeto das questões. Também será realizada uma entrevista com a professora orientadora com o intuito de averiguar o interesse e aptidão do candidato.

Os alunos interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 20 de dezembro de 2013, enviando um e-mail para pesqueextense@gmail.com, com o nome completo, curso, período e projeto que queira concorrer.

Em anexo segue o edital dos projetos. Maiores informações poderão ser obtidas com a professora Isabela, no telefone (35)3829-3109 ou pelo e-mail  isabelaneves@dir.ufla.br.

Edital – parte 1

Edital – parte 2

 

Samuel Furtado – bolsista Ascom/DIR

 

Nos dias 10 e 11, estudantes apresentarão atividades extracurriculares em feira

fenepA I Feira de Núcleos de Estudo, Empresas Juniores e PET’s da UFLA (Fenep) será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, no estacionamento da Cantina Central da UFLA. A comunidade acadêmica e demais interessados poderão conhecer o trabalho desenvolvido por 12 empresas juniores, sete grupos PET, uma incubadora, três Executivas, uma ONG e 15 Núcleos de Estudo, no dia 10; e, no dia 11, serão apresentados 38 Núcleos de Estudo. O horário de visitação irá das 8 às 20 horas.

O evento tem como objetivo demonstrar as práticas extracurriculares existentes na Universidade, atingindo especialmente os estudantes ingressantes e também aqueles que ainda não obtêm informações sobre atividades disponibilizadas na UFLA. “Estamos com 800 inscritos para a feira, e acreditamos que ela possa atingir todos os estudantes da universidade além da comunidade, pois essas organizações realizam vários projetos que podem ajudar vários setores empresariais”, informa a diretora-presidente do Núcleo de Empresas Juniores da UFLA, Thays Araújo Custódio Silva.

Também haverá palestras, com o intuito de orientar os participantes sobre temas acadêmicos e empresariais no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC), conforme a programação abaixo:

10/12

  • Antônio Chlafun Junior (diretor de Relações Internacionais) – Internacionalização na UFLA – 9 às 11 horas
  • Tio Flávio – Que mercado é esse? – 14 às 16 horas

11/12

  • Magno Antonio Patto Ramalho – O papel dos núcleos de estudos na sua qualificação profissional – 9 às 11 horas

 

Editais para bolsas de pró-reitorias têm inscrições prorrogadas até o dia 10/12

Os editais para acesso a várias modalidades de bolsas na UFLA, lançados em novembro, tiveram inscrições prorrogadas para o dia 10 de dezembro. Os editais encontram-se nas páginas das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Graduação (PRG) e de Pesquisa (PRP). Os alunos poderão optar ou concorrer simultaneamente em mais de um edital.

O Programa de Bolsa Institucional em Extensão, Cultura e Esporte, gerenciado pela Proec, oferecerá pelo menos 20 bolsas. Docentes e técnicos administrativos poderão apresentar propostas como coordenadores; todas as bolsas desse edital serão reservadas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica credenciados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). A vigência das bolsas irá de janeiro a dezembro de 2014. Para acessar o edital e os formulários desse programa, acesse esta página.

Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa (Pibic/UFLA), gerenciado pela PRP, também está com inscrições abertas para graduandos em situação de vulnerabilidade socioeconômica credenciados pela Praec. A concessão de bolsas de iniciação científica tem os propósitos de desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa. O orientador (docente ou técnico administrativo) pode submeter proposta via Sigepic. As bolsas terão vigência de janeiro a dezembro do ano que vem. O edital do Pibic/UFLA está disponível aqui.

O edital do Programa de Bolsa Institucional de Ensino e Aprendizagem – Submodalidade Aprendizagem (Proat) também teve o prazo de inscrições prorrogado. Há 18 vagas, em 5 setores da UFLA, destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica credenciados pela Praec. As bolsas têm vigência de janeiro a dezembro de 2014.

Acesse o Edital Proat atualizado aqui.

Outro programa que havia lançada vagas simultaneamente aos já citados, o Programa de Mentoria para Calouros (Promec II),não prorrogou suas inscrições.