Primeira dissertação de mestrado em Botânica Aplicada é defendida

Defesa Botânica Aplicada1O Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada deu mais um passo rumo à consolidação: a primeira dissertação foi defendida no dia 17 de setembro, pela mestranda Bruna Paula da Cruz. Orientada pelo professor Evaristo Mauro de Castro, ela apresentou o trabalho: “Modificações na anatomia foliar e nos óleos essenciais de Drymus brasiliensis Miers em uma Floresta Ombrófila Densa Altomontana”, no Departamento de Biologia (DBI).

defesa botânica aplicada2

A banca foi presidida pelo professor Evaristo e composta pelos docentes Maria das Graças Cardoso (DQI-UFLA) e Aristéa Alves Azevedo (UFV) e pela pesquisadora Ricarda Riina (Real Jardim Botânico, Madri – Espanha).

Antes da apresentação, os professores Tadayuki Yanagi Junior (pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação), Renato Gregorin (subchefe do DBI), Moacir Pasqual (coordenador da Área de Ciências Agrárias da Capes) e Evaristo de Castro (coordenador do programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada) participaram de uma solenidade de abertura, pronunciando-se sobre o programa e a ocasião.

Defesa Botânica AplicadaO professor Evaristo revelou que o trabalho de Bruna considerou uma espécie encontrada na Serra da Mantiqueira, região ainda pouco pesquisada. O professor Renato analisou que o programa em Botânica Aplicada relaciona-se com outros, voltados para genética, bioquímica, ecologia e demais cursos correlatos, fortalecendo ainda mais as Ciências Biológicas. Os professores Moacir e Tadayuki destacaram a excelência da proposta do curso e da equipe, exaltando o conceito Capes 5 recebido pelo programa, quando foi lançado.

A primeira turma da pós-graduação em Botânica Aplicada (mestrado e doutorado) ingressou em março de 2012. Com duas linhas de pesquisa (Estrutura e Funcionamento das Plantas  e Biossistemática Vegetal), o programa conta com 28 alunos matriculados atualmente, sendo 16 de mestrado e 12 de doutorado.