Professores da UFLA publicam na edição especial da Sociedade Britânica de Ecologia

Cibele Aguiar

A British Ecological Society acaba de lançar um volume especial on line (virtual issue) com os trabalhos mais relevantes de ecologia publicados nos últimos anos em duas de suas revistas, a Journal of Applied Ecology e a Journal of Animal Ecology. O volume intitulado “Ecology in South America” traz o artigo “Towards environmentally sustainable agriculture in Brazil: challenges and opportunities for applied ecological research”, que enfatiza os desafios e oportunidades da ecologia aplicada no campo da agricultura sustentável, assinado por pesquisadores brasileiros, entre eles, os professores do Departamento de Biologia da UFLA Júlio Neil Cassa Louzada e Paulo dos Santos Pompeu.

O volume está disponível em (http://www.journalofappliedecology.org/view/0/virtualissues/southamericavirtualissue.html) e sua versão impressa foi distribuída a todos os participantes da reunião anual da Association for Tropical Biology and Conservation (ATBC), realizado de 11 a 15 de junho, na cidade de Bonito, com participação de mais de 800 pesquisadores.

O artigo tem como foco as conseqüências ambientais da expansão agrícola no Brasil, as mudanças no habitat e uso do solo, os impactos da expansão agrícola sobre a biodiversidade e a interação entre pesquisa ecológica e políticas públicas para a agricultura sustentável. O artigo apresenta ainda perspectivas futuras de ecologia aplicada no Brasil, reconhecido como um dos maiores produtores mundiais de alimentos e biocombustíveis.

Como resultado, os autores reforçam a importância de direcionar as pesquisas visando a uma avaliação aprofundada das implicações ecológicas da expansão agrícola em interação com os formadores de políticas públicas ambientais. Segundo o estudo, a importância dessa interação pode ser citada no caso da reforma do Código Florestal brasileiro.