UFLA sedia Concurso de Cafés Certificados Imaflora/Rainforest Alliance

Cibele Aguiar

Foram conhecidos nessa quinta-feira (9) os 10 cafés do Brasil ranqueados na 4ª Prova de Cafés Certificados Imaflora/Rainforest Alliance. A fase final foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia (DEG) Flávio Meira Borém e com a participação da coordenadora do Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, professora Rosemary Gualberto Alvarenga Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA).

O Concurso de Qualidade de Cafés Certificados Rainforest Alliance é organizado pelo IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, sediado em Piracicaba – SP, que representa a Rainforest Alliance no Brasil, em parceria com a UFLA. O Concurso tem abrangência nacional, congregando todas as propriedades certificadas segundo os protocolos de produção Rainforest Alliance.

As 81 amostras enviadas para o concurso foram classificadas e preparadas no Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas do DEG e a prova sensorial da bebida foi realizada no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café. A seleção dos melhores cafés certificados Rainforest Alliance contou com a avaliação de 11 juízes credenciados pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), incluindo a professora Rosemary Pereira.

As 10 amostras selecionadas serão enviadas para a etapa internacional, que terá a fase de classificação final nos dias 5 e 6 de dezembro na sede da SCAA, na Califórnia. Os vencedores mundiais serão conhecidos na conferência anual da SCAA, em Portland, EUA, em abril de 2012.

Para o professor Flávio Borém, o concurso aproxima produtores de cafés certificados com qualidade superior de compradores desse segmento diferenciado, facilitando oportunidades de negócios.