Museus da UFLA passarão por reestruturação

Cibele Aguiar

Dois projetos estão em desenvolvimento para a reestruturação do Museu Bi-Moreira e Museu de História Natural (MHN), da Universidade Federal de Lavras.  O projeto para revitalização do Museu Bi-Moreira foi aprovado no âmbito do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (MEC).  O projeto que vai subsidiar a reestruturação do MHN foi aprovado na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Na quinta-feira (3), a comissão de reestruturação do Bi-Moreira recebeu a visita dos representantes da empresa Espaço e Cultura, de Belo Horizonte, vencedora da licitação para elaboração de um plano museológico e museográfico que irão embasar o processo de revitalização. O objetivo é implantar uma estrutura voltada para a proteção, valorização e a divulgação de seu patrimônio, assegurando a preservação da diversidade histórico-cultural da instituição, da cidade e da região, com atenção ao seu público de referência.

Os planos museológico e museográfico incluem a catalogação, estruturação e disposição de todo o acervo, assim como vai orientar o registro digital e a disponibilização para consultas via Internet. A reestruturação também deve contemplar a aquisição de equipamentos de segurança, de informática e investimentos em divulgação científica, que serão objeto de novos projetos.

O projeto para reestruturação do MHN está na fase de elaboração e lançamento do edital para contratação da empresa que será responsável pelos planos museológico/museográfico.

Fique por dentro – Segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM), museologia é a ciência do museu: estuda sua história, função na sociedade, sistemas de pesquisa, educação, organização, relação com o meio ambiente físico, classificação dos diferentes tipos de museus e os sistemas de estudos das culturas. Já a museografia refere-se às técnicas e procedimentos do fazer museal em todos os diferentes aspectos (construção, catalogação, organização e instalação dos fundos-orçamento).