Cibele Aguiar
O Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit), do Departamento de Fitopatologia, realiza de 13 a 15 de setembro o XI Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas, que nesta edição terá como tema central as inovações tecnológicas em sanidade de sementes e materiais de propagação vegetativa. Na programação, especialistas de diferentes áreas abordarão tópicos atuais referentes à análise de risco de patógenos, padrões fitossanitários, técnicas de detecção, novas tecnologias e desafios no tratamento de sementes e materiais de propagação vegetativa.
Fungos, bactérias, vírus e nematóides podem afetar a qualidade fisiológica das sementes e materiais de propagação vegetativa, sendo que a maioria dos patógenos que causam doenças importantes em plantas pode ser transportada e transmitida por essas vias de propagação. Para que seja evitada a transmissão torna-se necessária a produção de material com alta qualidade sanitária. Além disso, o uso de técnicas de detecção de patógenos e o uso de material certificado são práticas importantes para se evitar a dispersão em áreas de cultivo.
O evento contará com especialistas de referência no Brasil e conferencistas internacionais, sendo possível a avaliação do estado da arte das políticas e programas de pesquisa com relação ao tema proposto. Na programação, também haverá mesas redondas e apresentação de resultados de pesquisas.
A inscrição para o Simpósio deve ser feita pelo site do Nefit http://www.nucleoestudo.ufla.br/nefit e deverá ser validada mediante a apresentação do formulário e comprovante do depósito, na sede do Nefit ou pelo e-mail Nefit@dfp.ufla.br


Na noite de quarta-feira (6), o Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras foi palco do espetáculo Paixão e Fé, uma mistura bem equilibrada e humorada entre a música erudita e a música popular brasileira. No palco, Jucilene Buosi e Wolf Borges (vozes) e, no piano, Wilma Andery e Omar Fontes Jr. Na plateia, embora gratuito e aberto a toda a comunidade, público restrito de apreciadores da boa arte.
O Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a coordenação da professora Cláudia Maria Ribeiro, participou do V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. O evento aconteceu conjuntamente com o I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e o I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola – GDE, no período de 25 a 27 de agosto.


