DZO inaugura instalações que darão salto de qualidade no ensino e pesquisa

Cibele Aguiar

O Departamento de Zootecnica (DZO) da Universidade Federal de Lavras inaugurou nessa terça-feira (6), como parte das comemorações de 103 anos da Universidade, o Laboratório Central de Pesquisa Animal e Reforma do Laboratório de Pesquisa Animal. As novas alas abrigam um conjunto de nove laboratórios multiusuários, equipados com o que há de mais moderno para atender às demandas não apenas da área de ciência animal (Zootecnia e Veterinária), mas também outras áreas do conhecimento.

A nova estrutura vai permitir o avanço em pesquisas na área de biotecnologia aplicadas às áreas de nutrição, saúde, crescimento, reprodução, genética e melhoramento animal, com a criação de novas linhas temáticas.

Presente na cerimônia, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, também destacou o empenho do professor Elias Tadeu Fialho, que esteve na condição de vice-reitor no período de junho de 2008 a abril de 2011, representando um grande interlocutor das demandas do Departamento.

Infraestrutura Compartilhada

Em 2010, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, os professores do DZO elaboraram uma proposta que foi submetida ao edital Proinfra/Finep, o que possibilitou a construção dos laboratórios multiusuários. Além deste recurso, a UFLA, sensível à necessidade de melhorias e novas construções, também empenhou recursos do orçamento para a complementação e finalização das obras.

infraestrutura de uso coletivo

De acordo com a assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, Édila Vilela Resende Von Pinho, o investimento permitirá um salto ainda maior na qualidade do ensino e pesquisa aplicada, pautado na troca de informações entre os pesquisadores da UFLA e de outras instituições. “Com a inauguração desses laboratórios multiusuários, será possível atender a vários departamentos da Universidade, possibilitando que um número maior de pesquisadores seja beneficiado pela infraestrutura e de equipamentos de alto nível tecnológico”, ressaltou.

Para o vice-reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, participar desta inauguração tem uma satisfação especial, já que as estruturas são resultado do projeto aprovado quando ainda era pró-reitor de Pesquisa, em 2005. Na oportunidade, fez um resgate dos últimos anos, em que a falta de infraestrutura se contrapunha à formação de uma equipe docente altamente qualificada. “O que fizemos foi enxergar que o departamento precisava de uma motivação, meritosa, para continuar em ascensão”, enfatizou, reafirmando o compromisso para concretização de outras obras demandadas.

Atenção às demandas dos Departamentos

Depoimentos

O professor e chefe do Departamento, Eduardo Pinto Filgueiras, ressaltou em seu pronunciamento o apoio recebido pela administração e o empenho dos professores do Departamento para a concretização das obras.

Para o professor Roberto Maciel de Oliveira, o Departamento necessitava de um espaço maior e mais equipado para que as aulas práticas fossem ministradas de forma plena, aliando teoria e práticas de laboratório. “Os laboratórios darão uma nova condição para a condução das pesquisas, da iniciação científica à pós-graduação”, destacou.

Este salto na qualidade também é esperado pelo coordenador do curso de Graduação, Márcio Machado Ladeira, que destaca a classificação máxima para o curso de Zootecnia da UFLA no Guia do Estudante 2012, pontuado com cinco estrelas. “Muitos estudantes de graduação são bolsistas de iniciação científica e terão nestes laboratórios a oportunidade de interagir com estudantes de pós-graduação em projetos de pesquisa, favorecendo a formação diferenciada deste profissional”, reforça.

Assista à Reportagem da TV Universitária

[vsw id=”_5LY1Nq1AsM” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]