DZO e DMV inauguram pavilhão, laboratório e biotério

9 de setembro de 2011, 10:18 am , 1.706 visualizações

Como parte das comemorações dos 103 anos da UFLA, foram inaugurados na manhã da última quinta-feira (8), três prédios relacionados aos departamentos de Zootecnia (DZO) e Medicina Veterinária (DMV). Foram descerradas as placas alusivas do Pavilhão de Aulas DZO/DMV, Laboratório do Setor de Reprodução Animal e Biotério Central.

O chefe do DMV, professor Raimundo Vicente de Sousa, afirmou que as obras inauguradas consolidam a estrutura do Departamento, que, coincidentemente, completou 18 anos no dia 8 de setembro. Já o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, destacou a característica da Universidade em realizar inaugurações das obras em pleno funcionamento. Exceto o biotério, as demais obras já se encontravam em atividades, estando estruturadas com equipamentos laboratoriais e mobiliário.

O Pavilhão de Aulas do DZO/DMV possui três salas de aula com capacidade para 70 estudantes cada, anfiteatro para até 100 espectadores e 17 gabinetes de professores. Já o Laboratório de Reprodução Animal vem atender a esta área, que demanda muitos profissionais no mercado de trabalho. Além de contar com oito laboratórios, contém gabinetes de professores setoriais e apoia os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O Biotério conta com uma estrutura para atender à demanda de animais para pesquisas laboratoriais da UFLA e, eventualmente, de instituições externas. Ali serão criados, de forma controlada, animais aquáticos e outros, principalmente roedores, em áreas específicas. Cada uma das alas conta com seis salas, laboratório de apoio e depósito. O Biotério foi construído em uma área de cerca de 700 metros quadrados.

Digestor de carcaças

Durante a solenidade de inauguração dos novos prédios, foi destacada a aquisição de um digestor de carcaças pela UFLA. O equipamento, inédito em universidades brasileiras, realiza a decomposição de resíduos de animais advindos de aulas práticas em água e gordura, utilizada para a fabricação de biodiesel.

Assista ao vídeo – Reportagem da TV Universitária