Professor da UFLA participa de banca de defesa de tese na França

O professor José Tarcísio Lima, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (DCF/UFLA) participou como avaliador externo, da banca de defesa de tese de doutorado de Paulo Ricardo Gherardi Hein, na Universidade de Montpellier II, em Montpellier, França.

Defendida dia 16 de junho, a tese intitulada “Controle genético e ambiental do ângulo das microfibrilas em madeira de Eucalyptus: seu efeito nas propriedades da madeira e implicações para seleção” foi presidida pelo professor Kambiz Pourtahmasi, da Universidade de Teerã.

Na avaliação do professor José Tarcísio, os resultados da tese abrem perspectivas para uma série de estudos que permitirão estabelecer um melhor entendimento a respeito da variação da qualidade da madeira e de seus produtos, criando condições para melhorar o rendimento das florestas e beneficiando o meio ambiente, a sociedade e a indústria.

A participação do professor na banca faz parte de um esforço do DCF e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira em promover maior inserção internacional da UFLA. Para o professor, a participação ainda representa uma excelente oportunidade para acumular novas experiências nos campos da pós-graduação e da pesquisa, além de possibilitar discussões sobre trabalhos que o grupo de pesquisadores da UFLA já desenvolve com os parceiros franceses. O professor José Tarcísio coordena um convênio de cooperação técnico-científico com o Centre Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Developpement (CIRAD), com sede em Montpellier.