UFLA será sede da etapa mineira da Olimpíada Nacional de Robótica

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, pela primeira vez, neste sábado, 25 de junho, a fase mineira da“Modalidade Prática” da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A prova será realizada no Salão de Convenções/Galpão de Eventos da UFLA, de 9h às 16h, com entrada franca.A OBR destina-se a alunos de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico.

Utilizando-se de uma temática de grande aceitação entre os jovens, a Olimpíada busca identificar novos talentos na a área de tecnologia e produção, estimular os jovens a seguirem carreiras científico-tecnológicas, além de promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Segundo um dos coordenadores do evento, professor Roberto Braga Jr, ser sede de uma das etapas da OBR será de extrema importância para inserir a cidade na disputa, já que, nesta edição, não há nenhuma equipe concorrente de escolas de Lavras. “Pretendemos, principalmente, mobilizar as escolas de nível fundamental e médio de Lavras, para que montem suas equipes e passem a concorrer na OBR, o que seria fundamental para fomentar o interesse dos jovens pela ciência”, disse o professor, que também é coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, do Departamento de Engenharia (DEG) da UFLA.

Ainda segundo o professor, sediar uma etapa da OBR será uma forma de mobilizar os alunos do curso de Controle e Automação da UFLA para a área da robótica. “Esta será uma excelente oportunidade de sensibilizarmos nossos alunos para a área da robótica, que vem sendo uma frequente tendência mundial”, completou.

A Olimpíada – A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que não conhece a robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a temática. Na fase de Modalidade Prática, que será sediada pela UFLA, participarão 16 equipes de escolas da região: dez equipes de nível 1, considerado nível básico; e seis equipes de nível 2, mais avançado. As provas vão exigir que os robôs cumpram determinadas tarefas, como andar por caminhos determinados, vencer desafios, ultrapassar obstáculos e“socorrer vítimas” durante os trajetos, por exemplo. A comissão julgadora avalia o desempenho dos robôs e, ao fim das provas, a equipe que obtiver maior número de pontos é a vencedora.

A OBR é uma olimpíada científica brasileira apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A fase de “Modalidades Práticas” sediada pela UFLA será coordenada pelo professor Roberto Braga Jr e pelo professor Paulo Henrique Cruz Pereira, representante da OBR e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais de Varginha (CEFET/MG/Varginha).

Mais detalhes sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica podem ser obtidos no site da OBR (www.obr.org.br) ou pelo twitter http://twitter.com/#!/ectufla.