Ufla é a 4ª melhor do Brasil e a 2ª melhor de Minas, segundo IGC/MEC

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) ficou classificada em 4º lugar entre as melhores universidades públicas e privadas do Brasil de acordo com o IGC (Índices Gerais de Cursos das Instituições). Esse é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior divulgado na última segunda-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC.

 

Em termos quantitativos, a universidade atingiu 405 pontos em valores contínuos (pontuação de 0 a 500) e a faixa nota 5 numa escala que varia de 1 a 5. Esse indicador considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

 

De acordo com o Reitor da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, vários fatores contribuíram para esta conquista, cada um deles com uma parcela do mérito alcançado. “Eu destaco a seriedade do trabalho, a competência e a dedicação dos nossos professores e técnicos administrativos envolvidos no ensino de graduação e de pós-graduação. A Ufla dispõe de recursos humanos altamente qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino superior em todos os níveis”.

 

O Reitor destacou também o elevado nível dos estudantes de graduação e de pós-graduação, “afinal são eles os avaliados pelo Inep, além da instituição. São estudantes universitários muito bem selecionados e que se dedicam com garra durante sua formação profissional, empreendedora e cidadã numa universidade como a nossa. O resultado não poderia ser outro: somos hoje a 4ª melhor Universidade do Brasil, a 2ª melhor de Minas Gerais e a 1ª melhor do país em Ciências Agrárias”.

 

Outro fator que contribuiu para esta conquista é a ampliação na infraestrutura física da instituição em pelo menos 12.500 m2 em novas obras a cada ano nos últimos 5 anos. Há permanente preocupação com a ambiência nos locais de aula e de trabalho. “Só para se ter uma idéia, nossa universidade recebe em média 5 vezes mais recursos para obras que a média da rede IFES de universidades federais, porque o REUNI representa somente 20% do investimento total que estamos fazendo em 2009 e 2010; os 80% restantes são captados em outras fontes de financiamento, nos governos federal e estadual e também junto à bancada mineira de parlamentares. Fruto de intenso trabalho de toda a nossa equipe administrativa, que felizmente conta com pró-reitores, diretores, chefes e coordenadores altamente comprometidos com uma administração séria e focada em resultados”, explica o Reitor.

 

101 anos

 

O prof. Nazareno afirma também que os 101 anos da universidade contribuíram para que ela chegasse a essa posição, especialmente porque não se constrói uma instituição de excelência em curto espaço de tempo. “São necessários muitos anos de trabalho, o enfrentamento de inúmeros desafios, sua superação e transformação em oportunidades de crescimento para se chegar a este patamar. Por isto, afirmo com frequência que nossa Esal-Ufla é fruto de uma construção coletiva, de várias gerações de estudantes, professores e técnicos, de quem recebemos o legado de dar prosseguimento a esta história de sucesso”.

 

Ensino & Pesquisa

 

O Reitor enfatizou a relação entre a pesquisa, o ensino e a captação de recursos. “Somos uma ‘Universidade de pesquisa’ porque ofertamos 19 programas de pós-graduação Stricto sensu, o que resulta em mais de 1.200 projetos de pesquisa em andamento, estes responsáveis pela captação de expressiva soma de recursos para o custeio adicional à manutenção dos laboratórios e, em grande parte, pela compra de equipamentos. Além disso, nossos estudantes de graduação têm a oportunidade de se envolverem nestas atividades de geração de conhecimento e tecnologias, apoiados e tutorados diretamente por mestrandos e doutorandos. Eles também se envolvem em muitas atividades de extensão universitária e em projetos realizados em várias comunidades”.

 

Planos para o futuro

 

Com relação aos planos para o futuro, o prof. Nazareno fala no compromisso de dar prosseguimento à esta trajetória de sucesso. “Novos cursos e programas serão criados, mas de forma planejada, sempre lastreados por quesitos que assegurem sua consolidação como referência de qualidade. Pretendemos, inclusive, realizar um seminário no mês de dezembro próximo, quando a Ufla comemorará seu jubileu de cristal como Universidade, 15 anos da transformação de Esal em Ufla. Neste evento, faremos uma profunda reflexão sobre a evolução no período, discutindo a nossa Ufla de hoje e de amanhã com professores, técnicos e estudantes. Depois, apresentaremos o resultado desta reflexão ao Conselho de Desenvolvimento Institucional, que é constituído por cerca de 50 pessoas que representam a comunidade acadêmica, de Lavras e região. Teremos, a partir daí, aproximadamente 2,5 anos de mandato pela frente, tempo que consideramos suficiente para implementarmos as ações propostas. Pretendemos concluir nosso mandato e entregar a Ufla consolidada, de fato, na dimensão Universidade, à próxima gestão em 2012. Afinal, este foi o compromisso que assumimos, o professor Fialho e eu, quando nos candidatamos a reitor e vice”, finalizou.

Seminário sobre sistemas de informação será realizado na quinta

Realiza-se, no próximo dia 3 de setembro, das 8 às 18h, no Centro de Treinamento da Faepe, o XI Seminário “Tecnologia e Administração de Sistemas de Informação”.

O objetivo do evento é difundir os estudos, pesquisas e práticas voltadas à administração e ao uso de sistemas de informação em organizações públicas e privadas. Nesta edição, o Seminário tem como temas principais a Gestão de Projetos e  a Governança de Tecnologia da Informação, Mineração de Dados, aplicações e uso da Computação no Setor de Projetos de Autopeças.

Aberto a todos os interessados, o seminário está sendo promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Administração de Sistemas de Informação, coordenado pelos professores André Luiz Zambalde e Rêmulo Maia Alves, ambos do Departamento de Ciência da Computação da Ufla.

Serviço

Data: 03.09.2009

Horário: das 8 às 18h

Local: Centro de Treinamento da Faepe/Ufla – Campus Histórico da Ufla. 

Inscrições: gratuitas, podem ser realizadas no dia e local do evento, de 07h45 às 8h. Outras informações: 35-3829-1123/1545

Novas determinações para prevenção do vírus H1N1

Por decisão da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em ofício encaminhado à Ufla, as servidoras grávidas estão dispensadas do trabalho nesta segunda-feira, dia 31, de acordo com decisão judicial. A medida foi tomada considerando que as gestantes apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza A (H1N1) e, em consequência, maior probabilidade de adquirirem casos de doenças respiratórias agudas graves.

 

Além dessa determinação, foi publicada no Diário oficial da União (DOU), desta segunda-feira, dia 31, uma orientação normativa, determinado que os órgãos públicos promovam o remanejamento das servidoras gestantes que fazem atendimento público para outros setores que não tenham contato direto com pessoas, pelo prazo de 30 dias.

A Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da Ufla está entrando em contato com todos os setores para orientar as chefias sobre as novas determinações.

É hora de celebrar e comemorar. Confira programação dos eventos


Helder Tobias / Ascom Ufla

Uma missa em ação de graças, realizada na manhã da última sexta-feira, dia 28, abriu oficialmente as comemorações dos 101 anos da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A celebração contou com a presença de funcionários, professores, estudantes e a comunidade em geral. A “Semana Esaliana”, como é tradicionalmente conhecida na comunidade acadêmica, é esperada ansiosamente por todos aqueles que participaram dessa trajetória de sucesso, que consolidou a imagem da instituição no cenário nacional graças à qualidade dos trabalhos desenvolvidos no ensino, pesquisa e extensão.

Uma história que começou a ser escrita no ano de 1908. Com o lema “Dedicado a glória de Deus e ao Progresso Humano”, a Escola Agrícola de Lavras, depois Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) e, hoje, Ufla, se transformou numa das instituições mais respeitadas do país, graças a seu relevante trabalho em uma das áreas mais estratégicas para toda nação – a área das Ciências Agrárias. que muito contribui para o desenvolvimento do Brasil.

Uma trajetória para se orgulhar e celebrar. Confira a programação completa da “Semana Esaliana” que comemora os 101 anos da Ufla.

01/9/2009 (terça-feira)

9 horas: Inauguração do Pavilhão de Aulas IV – Nave I

Local: Área central do campus – Pavilhão de Aulas

 

15 horas: Inauguração do Anfiteatro do DBI

Local: Departamento de Biologia

 

18 horas: Inauguração das novas instalações do Alojamento Estudantil

 

2/9/2009 (quarta-feira)

16 horas: Lançamento do livro “A Terra Prometida de Lavras”, em homenagem ao centenário de existência da UFLA

Local: Salão de Convenções

 

17 horas: Café social com servidores docentes e técnico-administrativos aposentados. Homenagem aos servidores que se aposentaram de setembro de 2008 a setembro de 2009

Local: Galpão de Eventos – ao lado do Salão de Convenções

3/9/2009 (quinta-feira)

16 horas: Lançamento de livros da Editora UFLA

Local: Salão de Convenções

4/9/2009 (sexta-feira)

10 horas: Inauguração do novo Restaurante Universitário e anexos

Local: Área central do câmpus – Restaurante Universitário

 

15 horas: Jubileu de Ouro e Prata – homenagem aos ex-alunos das turmas de 1959 e 1984 (julho e dezembro)

Local: Salão de Convenções

 

20 horas: Jantar do ex-aluno (Convite especial)

Local: Ginásio Poliesportivo

5/9/2009(sábado)

Todo o dia: Encontro de turmas

6/9/2009 (domingo)

9 horas: Culto ecumênico

Local: Capela Ecumênica

Prazo para isenção no PAS vai até dia 09 de setembro

Os estudantes que desejam participar do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), podem requerer, a partir dessa segunda-feira, dia 31, a isenção da taxa de inscrição. O prazo vai até o dia 09 de setembro.

 

Os interessados devem ler atentamente o edital e preencher o formulário, ambos disponível no site da Comissão de Processo Seletivo (Copese), www.copese.ufla.br, e encaminhá-lo, com toda a documentação solicitada, para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), no Campus histórico.

 

Com as mudanças na forma de ingresso na Ufla, muitos estudantes apresentam dúvidas sobre o PAS. A Copese informa que o processo seletivo sofrerá alterações apenas na terceira fase, quando os candidatos serão submetidos às avaliações do Enem. Na primeira e na segunda etapa, as avaliações aplicadas (questões objetivas, de múltipla escolha e Redação) serão formuladas pela banca de professores da Universidade. Cada fase terá um peso diferenciado: 30% nas duas fases iniciais e 40% na terceira etapa. Os candidatos vão concorrer a 40% das vagas oferecidas pela instituição.

 

O período para os estudantes se inscreverem no PAS acontece entre os dias 28 de setembro e 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00. As provas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de dezembro, das 08h às 11h30. No primeiro dia, serão realizadas as avaliações de Biologia, Física, Matemática e Química. No segundo, os estudantes fazem prova de Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação.

 

Os candidatos podem optar por realizar as provas nas seguintes cidades; Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Goiânia. Outras informações pelo telefone (35) 3829-1120/1133.

Ufla faz seguro contra acidentes para estudantes

Visando a proteger os estudantes contra acidentes em aulas práticas, viagens técnicas e estágios obrigatórios, a Administração da Ufla, pela primeira vez na história da Instituição, assinou um contrato referente ao Seguro Coletivo Contra Acidentes para todos os estudantes de graduação e de pós-graduação. Tal seguro foi licitado na modalidade de pregão eletrônico, o de número 099/2009, e já passou a valer desde o dia 10 de agosto deste ano. 

Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão

(35) 3829-1219

 

Qual o objetivo da UFLA em viabilizar esse seguro para os estudantes?

Proporcionar uma alternativa de proteção aos estudantes em relação à ocorrência de ACIDENTES nas diversas atividades acadêmicas, assim como nas atividades de pesquisa e de extensão.

O que é esse seguro?

É um seguro coletivo contra acidentes com as seguintes coberturas:

    • R$10.000,00 para morte acidental;
    • R$10.000,00 para invalidez permanente;
    • R$10.000,00 para despesas médico-hospitalares (D.M.H.O.).

Esse seguro cobre qualquer problema de saúde?

Este seguro cobre somente acidentes, não devendo ser confundido com um plano de saúde. No caso de outros problemas de saúde que não forem provenientes de acidentes, os discentes deverão buscar atendimento em algum hospital ou URPA como de costume. 

Qual o período de cobertura?

Doze meses por ano, com atualização do grupo de estudantes mensalmente, feita pela Ufla.

Como devo proceder para fazer parte do grupo segurado?

Se for estudante de graduação ou pós-graduação, os seus dados serão repassados à PROPLAG pela DRCA, PRG e PRPG. Se matriculado em programa de Qualificação Profissional, os dados serão repassados à PROPLAG pela PROEC. Se for do programa BIC-Júnior, a PRP repassará os seus dados para a PROPLAG.

Um aluno que se encontra com a matrícula trancada tem direito às coberturas do seguro?

Sim, os estudantes com matrícula trancada, tecnicamente, são considerados matriculados. Portanto, eles estão segurados.

Se houver um acidente no período de férias o seguro cobre?

Sim. Ele cobre qualquer acidente dentro dos valores estipulados anteriormente, em atividades acadêmicas, no período diurno e noturno, em território nacional e internacional.

Se me acontecer um acidente como devo proceder?

Para o atendimento, em território nacional e internacional, o estudante sempre deverá ligar no telefone 0800-7075050. O atendimento será realizado por meio de uma ‘secretária virtual’, devendo ele optar pela opção 5 do atendimento eletrônico. Após esta etapa, o estudante receberá uma senha para atendimento no hospital credenciado mais próximo, onde deverá se apresentar com a carteira de identidade e o cartão que cada estudante receberá nos próximos dias. No entanto, somente com a carteira de identidade já possibilita o atendimento.

Será necessário entrar em contato com a Ufla no caso de um acidente?

Não. O atendimento se dará EXCLUSIVAMENTE através da seguradora, pelo 0800-7075050.

No caso de morte ou invalidez permanente, o que deverá ser feito?

Algum familiar deverá entrar em contato com a Minerva Vida Corretora de Seguros Ltda., pelo telefone (35) 3821-6006 e solicitar falar com Carlos.

Aberto edital para a contratação de dois professores efetivos

Já estão abertas as inscrições para o preenchimento de duas vagas de professor para compor o quadro permanente da Universidade Federal de Lavras (Ufla). As oportunidades são para as áreas de Engenharia e Ciências Exatas. O prazo para os interessados concorrerem a uma das oportunidades vai até o dia 23 de setembro.

 

As inscrições podem ser feitas na sala da Divisão de Seleção e Desenvolvimento, no prédio da Reitoria, no Campus Universitário, das 8h às 12h e das 14 às 18h, nos dias úteis, ou via correio (Caixa Postal 3037, Cep: 37200-000). É importante ressaltar que as correspondências só serão aceitas desde que a entrada da documentação seja registrada no setor de protocolo até a data de encerramento do prazo de inscrição.

 

O candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$160 e apresentar toda a documentação solicitada, conforme determina o edital. As vagas são para professor adjunto, em regime de dedicação exclusiva, com um salário de R$ 6.722,85 e auxílio alimentação no valor de R$ 143,99.

 

Confira as vagas e os pré-requisitos:

 

Área
Titulação
Vagas
Fotointerpretação, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Doutorado em Ciências Geodésicas, Cartográficas, Sensoriamento Remoto ou áreas afins, com tese de doutoramento em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.
1
Matemática
Doutorado em Matemática ou Matemática Aplicada.
1

 

Veja o edital completo no site www.drh.ufla.br/Concurso.

 

Outras informações pelo telefone (35) 3829-1146

Num Grande
Livro -Três Grandes Histórias

Poucas são as instituições de ensino superior no Brasil que podem se orgulhar de ter 100 anos de vida. É o caso da Universidade Federal de Lavras (UFLA), fundada por Samuel Gammon. Tendo como primeira sede uma pequena casa em cujos cômodos as aulas começaram no dia 5 de setembro de 1908, com apenas quatro alunos, a UFLA superou as expectativas do seu idealizador. Hoje ela é referência em ciências agrárias no país.

O sonho do imigrante Samuel Gammon que deixou para sempre o lar paterno nos Estados Unidos para desempenhar no Brasil uma missão educadora e humanitária está consolidado. Ele foi um daqueles homens que vêm ao mundo só para fazer o bem, e servir de exemplo para as futuras gerações. Não há preço que pague as lições edificantes que ele passou a jovens de futuro incerto que se abrigaram em seu ateneu.

 

Na imaginação de Samuel Gammon, a sua Escola teria “provavelmente, vasta influência na vida e na história dessa parte do Estado de Minas”. Ele foi modesto, já que a Escola Agrícola de Lavras e suas sucessoras, a Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e a Universidade Federal de Lavras, influenciaram toda a agricultura e pecuária nacional com as tecnologias que criaram por si mesmas e com aquelas que introduziram de forma pioneira no Brasil.

 

Essa saga que se iniciou com missionários chegando em Lavras em canoas e carros de boi, carregando livros, lápis e bancos escolares, está toda documentada neste livro. Ele revela dias de vinho e rosas e também sérias crises financeiras que quase levaram as instituições ao fechamento. Tudo foi superado com idealismo e sacrifícios pessoais de funcionários, professores e dirigentes.

 

Como último ato das celebrações dos seus 100 anos de existência, a Universidade Federal de Lavras estará promovendo o lançamento, no próximo dia 2 de setembro, às 16 horas, no Salão de Convenções da UFLA, do livro “A Terra Prometida de Lavras”, um resgate de uma história que não poderia deixar de ser contada.

 

A autoria é do maior especialista do Brasil na redação e produção de livros históricos, o jornalista João Castanho Dias, que produziu, dentre outras obras “O Leite na Paulicéia” (Livro do Ano – Jornal Estado de São Paulo), “Raízes da Fertilidade” (patrocínio Bunge, Cargill e Yara), “O Pio da Esperança” (patrocínio da Fosfertil e CESP) e “500 anos de Leite no Brasil” (patrocínio Nestlé).

 

O livro “A Terra Prometida de Lavras”, que contou com a colaboração de 13 pessoas que conheciam de perto a história da instituição, tem capa debruada de papelão 18, com laminação fosca BOPP e sobrecapa em papel couche fosco LD 150g. São 160 páginas com formato 27 x 27 cm, lâminas 4 x 4 cores em couche fosco LD 150, com lombada quadrada costurada, guardas em couche fosco LD 150 g, apresenta mais de 150 fotos, 35 documentos, vários box com depoimentos e está escrito numa linguagem envolvente.

 

O capítulo 1 – Uma febre no meio do caminho – trata da fase inicial do Instituto Gammon, ainda em Campinas e o processo de mudança para Lavras, em decorrência da febre amarela. O capítulo 2 – A escola que o Brasil precisava – detalha a fase inicial da Escola Agrícola em Lavras, com inúmeros documentos da época, inclusive com o primeiro programa de disciplinas. O capítulo 3 – Dias de vinho, valsa e rosas – relata a época de ouro da Escola Agrícola de Lavras a partir da década de 30, com muitas conquistas e comemorações, inclusive da contribuição cultural para a cidade. No capítulo 4 – A geração de ouro do esporte – são detalhados grandes feitos esportivos de uma época áurea, onde vários campeões brasileiros e sul-americanos se destacaram no atletismo e em esporte coletivos, como futebol, basquete e vôlei. O capítulo 5 – O guardião da centenária história – é dedicado ao Museu Bi Moreira, com detalhes interessantes de peças do seu acervo, retratando a história da UFLA. O capítulo 6 – O nó górdio da federalização – retrata uma agonia de seis anos, que foi mais ou menos o tempo que durou o processo de federalização, período em que 19 professores e 32 funcionários ficaram dois anos (1964 e 1965) sem receber salários para que a ESAL não fechasse. O capítulo 7 – Universidade de referência nacional – é um relato da fase mais recente da UFLA, mostrando toda sua evolução e um detalhamento do plano da ação da universidade para os próximos 30 anos.

Pelo conteúdo dessa obra, pelo que representou a antiga Escola Agrícola de Lavras, a Escola Superior de Agricultura de Lavras e pelo que representa hoje a Universidade Federal de Lavras para o desenvolvimento da agropecuária na região, em Minas Gerais e no Brasil, o livro “A Terra Prometida de Lavras” é um marco que irá trazer saudades aos que viveram esse período e um exemplo de dedicação, trabalho e esforço na preservação de um ideal para as futuras gerações, mostrando que: “O que torna um sonho irrealizável não é o sonho em si, mas sim a inércia de quem sonha”.