Ufla presta homenagens aos seus parceiros

A Universidade Federal de Lavras – como parte integrante das comemorações dos seus 99 anos de fundação – realizou solenidade para homenagear seus parceiros. O evento aconteceu nesta segunda-feira (3/09), no Salão de Convenções.
Participaram da mesa de abertura o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, vice-reitor Ricardo Pereira Reis, chefe de Gabinete Valéria da Glória Pereira Brito, pró-reitor de Graduação Gabriel José de Carvalho, pró-reitor de Administração Hilário Antônio de Castro, pró-reitor de Pós-Graduação Joel Augusto Muniz, pró-reitor de Pesquisa José Roberto Soares Scolforo, pró-reitor de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais e pró-reitor de Extensão Nadiel Massahud e pró-reitor de Extensão Rubens José Guimarães.

A Universidade Federal de Lavras possui 16 departamentos didático-científicos, distribuídos em uma área de 600 hectares, com mais de 180.000 m2 construídos. Com 360 professores e 340 técnicos administrativos, a Ufla se destaca no cenário da educação pública superior no País. São ofertados 13 cursos de graduação, mais de 60 cursos de especialização, 19 mestrados e 15 doutorados, com cerca de 13.000 estudantes matriculados.

A atividade de pesquisa se organiza em mais de 70 grupos, com 370 linhas de pesquisa e 1200 projetos em andamento. A produção científica é crescente, atingindo 2.500 publicações científicas por ano.

Além do papel histórico na extensão voltada ao agronegócio, a Ufla se destaca na promoção de eventos e na transferência de tecnologias, coordenando projetos de extensão universitária que beneficiam anualmente mais de 300.000 pessoas.

Segundo o reitor Antônio Nazareno Mendes “tudo isso somente é possível graças às parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas, ao longo deste um século de existência. São mais de 1.000 convênios, acordos de cooperação e contratos em andamento, na sua quase totalidade representando uma permanente experiência da parceria do ganha-ganha, aquela em que cada um entra com um pouco e todos saem com muito, em que a soma final é sempre superior à soma inicial”.

Os homenageados receberam um certificado e a Medalha Comemorativa do Centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras.

Parceiros homenagenados

·Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAEPE, representado por Luiz Antônio Lima, presidente do Conselho Deliberativo.
·Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – FUNDECC, representado por Rilke Tadeu Fonseca de Freitas, presidente do Conselho Deliberativo.
·Deputado Federal Reginaldo Lopes.
·Deputado Federal Odair Cunha, representado pelo chefe de Gabinete Roberto Silva.
·Ex-Deputado Sérgio Miranda.
·Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande, representada por Ana Rosa Mendonça Lasmar, prefeita do Município de Ribeirão Vermelho e Presidente da AMALG.
·Associação dos Municípios do Lago de Furnas, representado por Pompílio Lourdes Canavez, prefeito de Alfenas e Presidente da Alago.
·Associação dos Municípios dos Campos das Vertentes, representado por Sidney Antônio de Sousa, prefeito de São João Del Rei e presidente da AMVER.
·Instituto Presbiteriano Gammon, representado por Alysson Massote Carvalho, diretor-geral do Instituto Presbiteriano Gammon.
·Centro Universitário Unilavras, representado por Dilma de Abreu Tourino, reitora do Unilavras.
·Faculdades Adventistas de Minas Gerais, representado por Edimir Frota, coordenador de Pós-Graduação da Fadminas.
·Banco do Brasil, pelo gerente da Agência Lavras, Roberbal Souto da Silva, representando o superintendente estadual Amauri Sebastião Niehus.
·Superintendência Federal da Agricultura e do Abastecimento em Minas Gerais, pelo chefe da Unidade Regional em Lavras, Paulo Marcos de Paula Lima, representando o superintendente João Vicente Diniz.
·Embrapa-Gado de Leite, representado pelo chefe-geral, Paulo do Carmo Martins.
·Embrapa-Milho e Sorgo, pela chefe-geral, Vera Maria Carvalho Alves, representada por Antônio Álvaro Corsetti Purcino.
·Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, representado pelo superintendente em Minas Gerais, Alison José Coutinho.
·Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, pelo delegado Assistente do Chefe de Polícia Civil de Minas Gerais, Alexandre Carrão Mesquita Machado, representando o Marco Antônio Monteiro de Castro.
·Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, representada pela Major Rosângela de Souza Freitas, comandante da 6ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, representando o coronel PM Hélio dos Santos Júnior, comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, acompanhada do Ten Cel João da Silva Barros Júnior, Chefe do Estado Maior da 6ª região.
·Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, representada por José Silva Soares, presidente da Emater-MG.
·Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, representada por Baldonedo Arthur Napoleão, presidente da Epamig.
·Instituto Mineiro de Agropecuária, representado por Ivaldo Fernando Andrade Pereira, coordenador Regional do IMA.
·Companhia Energética de Minas Gerais-Cemig, representado por Antônio Procópio Sampaio Rezende, Gerente de Programas e Ações Ambientais da Cemig.