Inauguradas as novas instalações do Departamento de Ciências dos Alimentos

O Departamento de Ciência dos Alimentos foi fundado em 1972 pelo desdobramento do antigo “Departamento de Química e Tecnologia” originando, os Departamentos de Química, Solos e Ciência dos Alimentos.

Em 1976, foi criado o curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Ciência dos Alimentos que registra 289 dissertações defendidas.

O curso de Doutorado iniciou-se em 1991, sendo reconhecido pelo Conselho Federal de Educação no mesmo ano. Até o momento, conta com 88 Teses defendidas por representantes de quase todos os estados brasileiros e de três outros países da América Latina, e têm por objetivo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais das diversas áreas da Ciência dos Alimentos. A demanda anual de alunos pelos cursos de Mestrado e Doutorado tem sido crescente, em decorrência da formação de recursos humanos bem qualificados, o que tem contribuído para o desenvolvimento da ciência nas diferentes regiões do país por meio das pesquisas desenvolvidas, gerando publicações científicas de excelência.

A partir do ano de 1999, o DCA passou a ofertar os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em ‘Nutrição Humana e Saúde’; ‘Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite, Ovos e Pescado’; ‘Pós-Colheita de Frutos e Hortaliças: Manutenção e Qualidade de Alimentos Vegetais” e “Tecnologia e Qualidade de Alimentos Vegetais’.

Em nível de extensão foi criado no DCA, no ano de 2002, o curso ‘Alimentos e Alimentação Humana: abordagens técnicas de serviços’ e em 2003, foi iniciado o curso de Graduação em Engenharia de Alimentos.

O Departamento de Ciência dos Alimentos, em seu início, contava com cinco docentes e dois servidores técnico-administrativos; atualmente tem em seu quadro 21 professores efetivos e dois professores substitutos, lotados nos em diferentes setores e seis servidores técnico-administrativos efetivos e seis terceirizados.
O DCA atende estudantes do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos, Agronomia, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia, atendendo ainda estudantes do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência dos Alimentos (Mestrado e Doutorado), e dos quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

O Departamento de Ciência dos Alimentos participa de diversas atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, em várias áreas do conhecimento relacionadas com a Ciência dos Alimentos.

Para o descerramento da placa alusiva às novas instalações, foram convidados: o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o pró-reitor de Pesquisa José Roberto Soares Scolforo, o deputado federal Reinaldo Lopes, o ex-deputado federal Sérgio Miranda, a chefe do Departamento Maria de Fátima Piccolo Barcelos, a coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos Fabiana Queiroz Ferrua e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos Eduardo Valério de Barros Vilas Boas.

A inauguração das novas instalações do Departamento de Ciência dos Alimentos é parte integrante das comemorações dos 99 anos da Universidade Federal de Lavras.