Professor Jair Campos de Moraes e Myriane Stella Scalco recebem premiação

Em sessão solene dos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras e do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), foi realizada (4/09) a entrega do Prêmio Faepe de Mérito Universitário – Categoria Ensino e do Prêmio Faepe de Mérito Técnico-Administrativo – Categoria Nível Superior.

Na solenidade foram agraciados: o professor Jair Campos de Moraes do Departamento de Entomologia e a técnico-administrativo Myriane Stella Scalco.

Fizeram parte da mesa de abertura, o reitor e presidente dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Lavras, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Valéria da Glória Pereira Brito, secretária dos Conselhos Superiores da Ufla, Luiz Antônio Lima, presidente do Conselho Deliberativo da Faepe, Magno Antônio Patto Ramalho, presidente da comissão encarregada da atribuição do Prêmio Faepe de Mérito Universitário – Categoria Ensino, Tales Márcio de Oliveira Giarola, presidente da Comissão encarregada da atribuição do Prêmio Faepe de Mérito Técnico -Administrativo – Nível Superior e os agraciados Jair Campos de Moraes e Myriane Stella Scalco.

Homenageados:

Prof. Jair Campos de Moraes
·Formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras em 1979.
·Mestre em Entomologia também pela Esal em 1989 e Doutor em Fitotecnia, na área de concentração em Produção Vegetal, pela Universidade Federal de Viçosa em 1994.
·É revisor dos periódicos Neotropical Entomology, Ciência e Agrotecnologia, Revista Árvore e Bragância.
·Publicou 48 artigos científicos em periódicos indexados, 3 capítulos de livros, 28 trabalhos e 92 resumos em anais de congressos.
·Participou de 33 bancas examinadoras de dissertações de mestrado, 9 teses de doutorado, 17 exames de qualificação, 13 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 36 monografias de cursos de especialização.
·Orientou 20 dissertações de mestrado, quatro teses de doutorado, 12 monografias de especialização e seis trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Orienta atualmente dois mestrandos, três doutorandos e 5 estudantes de iniciação científica.
·Foi professor homenageado e patrono de dezenas de turmas do curso de agronomia da Universidade Federal de Lavras.
·É professor associado, bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq, lotado no Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras.
·O professor doutor Jair Campos de Moraes é o docente agraciado com o Prêmio Mérito Faepe – categoria Ensino, no ano de 2007.

Myriane Stella Scalco

·Formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado em 1980
·Mestre em 1983 e doutora em Agronomia em 2000, área de concentração em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras.
·Ingressou no Serviço Público Federal em 1986, no Centro Nacional de Engenharia Agrícola – Cenea, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Sorocaba-SP, como Pesquisadora Adjunta VI, onde desenvolveu atividades relacionadas à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e treinamento nas áreas de Irrigação e Drenagem, Tecnologia de Aplicação de Defensivos, Aviação Agrícola, Manejo de Microbacias Hidrográficas, Aerofotogrametria e Foto-interpretação, entre outras.
·No Ministério da Agricultura atuou também como responsável pelo Setor de Sementes do Laboratório de Referência Vegetal – Jundiaí.
·Foi redistribuída para a Universidade Federal de Lavras – Departamento de Agricultura, em julho de 1994, onde ocupa o cargo de Engenheira Agrônoma e atua especialmente na área de Agricultura irrigada.
·Desenvolve atividades de pesquisa e extensão e apóia atividades de ensino em disciplinas de graduação (culturas do trigo, irrigação de culturas anuais, frutíferas e café) e de pós-graduação dos Departamentos de Agricultura e de Engenharia (Manejo de irrigação das culturas, Uso de software para manejo da irrigação).
·Nos últimos cinco anos publicou seis trabalhos completos em periódicos técnico-científicos, 41 artigos e resumos e 22 apresentações em anais de congressos, simpósios e outros eventos técnicos.
·Como pesquisadora da Ufla concluiu uma orientação de mestrado, 11 orientações de iniciação científica e 10 orientações de bolsistas em nível de graduação, mestrado e doutorado no convênio Ufla – Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.
·Participou em treze bancas de trabalhos de conclusão em graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização Lato-sensu), em 6 comissões julgadoras (avaliação de relatório de livre-docência e seminários de pós-graduação).
·Atualmente coordena o projeto de pesquisa multi-institucional em cafeicultura irrigada envolvendo o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, a Universidade de Uberaba – Uniube e a Universidade Federal de Lavras, no convênio Ufla – Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.
·Participa como colaboradora da equipe técnica de outros quatro projetos de pesquisa financiados pela Fapemig e pelo Consórcio-Café, nos quais co-orienta uma tese de doutorado e duas de mestrado, além de quatro estudantes de iniciação científica.
·É responsável técnica e administrativa pela área de pesquisa em cafeicultura irrigada do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafe, da Ufla e faz parte da comissão editorial, como editora executiva, do Revista Científica Coffee Science.
·A Engenheira Agrônoma doutora Myriane Stela Scalco é a servidora Técnico-Administrativa agraciada com o Prêmio Mérito Faepe – categoria nível superior no ano de 2007.