Novas instalações do Departamento de Ciência da Computação

O Departamento de Ciência da Computação foi criado em 2000 e seu corpo docente atua nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, além dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Redes Linux, Administração de Sistemas de Informação, Tecnologia de Redes de Computadores, Informática em Educação, Melhoria de Processo de Software, Produção de Software, MBA em Governança de Tecnologia da Informação e Modelo de Maturidade e Capacidade de Processo
Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo departamento para a promoção do conhecimento científico e tecnológico, destacam-se os grupos de pesquisa criados recentemente como GOIC, PqES e JOGRAPI, atuando nas áreas de Engenharia de Software, Banco de Dados, Otimização e Inteligência Computacional, Hardware, Redes de Computadores e Informática na Educação.

Atualmente, o DCC conta com 23 docentes, sendo 16 doutores e 7 doutorandos. Possui quatro Laboratórios de Graduação, quatro Laboratórios de Pesquisa, um Laboratório de Educação Continuada, um Centro de Pesquisa e Tecnologia –o Uflatec e um Núcleo de Tecnologia Educacional.

O departamento promove ainda ações de Extensão, por meio de atividades desenvolvidas por professores e estudantes, como a Empresa Junior e Cooperativa Tecnolivre, que ministram cursos, prestam consultoria à comunidade, realizando eventos como o Congresso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Semana de Ciência da Computação, workshops, seminários, contribuindo para que o conhecimento transponha os muros da Universidade, chegando até a sociedade.

O DCC é também responsável pela edição da Revista InfoComp – Revista de Ciência da Computação, conceituada com o Qualis B nacional na área multidisciplinar no ano de 2006, pela Capes.

A missão do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras é ‘desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de computação e informática, fundamentadas na ética, qualidade e organização, contribuindo para a formação humana, científica e tecnológica de toda a sociedade’.

Para o descerramento da placa foram convidados o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o chefe do Departamento de Ciência da Computação Guilherme Bastos Alvarenga, o coordenador do Curso de Graduação em Ciência da Computação, Heitor Augustus Xavier Costa e o coordenador do Curso de Sistemas de Informação, André Luiz Zambalde.