Andifes e Petrobras acordam as bases para futuros convênios com as ICTs

No dia 8 de agosto, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes reuniu-se com o gerente executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu da Costa Fraga, e a gerente de Relacionamento com a Comunidade de C&T da Petrobras, Lúcia Lázaro Tavares. Na ocasião, foram acordadas as bases para os futuros convênios da empresa com as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Esteve presente, também, o professor Oswaldo Massambani, representante da Universidade de São Paulo (USP).

A negociação com a Petrobras sobre propriedade intelectual, sigilo e ‘overhead’ das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) está sendo discutida há um ano. A Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes comandou as negociações, que ficaram a cargo dos reitores José Ivonildo do Rêgo (UFRN) e Oswaldo Baptista (UFSCar), e do pró-reitor de pesquisa da UFRJ, José Luiz Fontes Monteiro. A convite da Associação, o reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), José Tadeu Jorge, também participou desse processo.

Durante o período, foram realizadas reuniões na sede da Andifes, em Brasília, e do Cenpes, no Rio de Janeiro. Várias propostas foram discutidas e negociadas ao longo do ano, culminando no acordo realizado no início deste mês. ‘Esse é um avanço significativo alcançado ao longo do processo de negociação com a Petrobras. Os convênios anteriores não previam a co-titularidade das descobertas, nem a participação na eventual venda de patentes’, afirmou o professor Oswaldo Baptista.

O gerente executivo do Cenpes comprometeu-se em elaborar uma carta informando que, aos convênios assinados, serão feitos aditivos que os ajustarão às bases acordadas, e solicitando que os dirigentes assinem os instrumentos já enviados às IFES nos termos originalmente propostos. O documento será encaminhado a todas as instituições.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes)