Conselho Pleno da Andifes aprova criação de uma rede para permuta de programação entre as emissoras universitárias

Os dirigentes aprovaram, por unanimidade, a criação da “RedeIFES: uma infovia para rádio e televisão”. A proposta foi apresentada pelo Grupo de Trabalho, criado pela Andifes para estudar a Rede, durante a LXIVª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação, realizada na última quarta-feira (08/08). Com a decisão, a entidade está credenciada como interlocutora na relação entre as rádios e TVs universitárias para a participação na rede, para a proposição de políticas públicas, para a busca de recursos para a área de difusão de sons e de imagens e para o apoio à luta pela concessão de canais para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que ainda dispõem desses veículos.

O projeto “RedeIFES: uma infovia para rádio e televisão” envolve as áreas de Comunicação e de Informática, trazendo um novo modelo de se fazer rádio e televisão no país, o que só se tornou possível com o advento das mídias digitais. Essa nova tecnologia vem ao encontro da antiga discussão sobre a preservação e difusão da diversidade regional por proporcionar a permuta de programação entre as emissoras das IFES de todo o país. Por conseqüência, proporciona a difusão do pensamento científico, a popularização da ciência, a reflexão sobre os direitos e os deveres do cidadão e o conhecimento e valorização dos grupos culturais.

Autor da pesquisa, o professor do curso de Comunicação Social Carlos Rocha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), frisou que “o que difere a RedeIFES das outras redes é a autonomia”, uma vez que a adesão é uma escolha de cada emissora. Um grande cardápio de programação ficará à disposição para que cada rádio e TV possa baixá-los conforme seu interesse, via Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Para o coordenador do Grupo de Trabalho da Andifes, reitor Carlos Augusto Moreira (UFPR), o projeto da RedeIFES proporcionará a todas as instituições a oportunidade de manterem suas TVs e Rádios funcionando. “Isso possibilitará, também, que cada instituição poste os seus programas, disponibilizando a sua grade de programação a todo o território brasileiro”, afirmou.

O coordenador da Divisão de Mídias Audiovisuais da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também membro do GT, Sérgio Duque Estrada, acredita que os benefícios da rede ultrapassam o livre acesso à informação. “A RedeIFES vai fortalecer, dar mais qualidade à programação de emissoras, com sotaque e respeito á autonomia das instituições, além do avanço que irá proporcionar do ponto de vista do ensino-aprendizagem”, idealiza.

A primeira a baixar e a veicular programas da Rede – o Scientia, produzido pela UFPR – foi a TV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), seguida da TV da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Universidade Federal de Mato Grosso já baixou o programa por uma banda mais estreita com um resultado muito satisfatório e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começará a utilizar os programas ainda neste semestre. “Com esse projeto os veículos saltam para um novo momento, com tecnologia, conteúdo e formatos diferentes, com difusão diversificada produzida em todas as regiões”, acredita o diretor de Comunicação, Paulo Roberto Franco Andrade, membro do GT RedeIFES.

O GT é coordenado pelo reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira, e tem como membros, também, o diretor da TV da Federal Fluminense (UFF), José Luiz Sanz, o coordenador da Divisão de Mídias Audiovisuais da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sérgio Duque Estrada, a Coordenadora de Comunicação Social da UFMG, Maria Céres Pimenta Spínola Castro e o diretor da TV UFMG, Marcílio Lana.

Horizontal – A RedeIFES é configurada com base na plataforma de software livre, como uma ferramenta destinada a possibilitar a criação de uma rede de compartilhamento — distribuição e permuta — de programas de rádio e televisão universitária . Sustentado em uma nova concepção de gerenciamento de rede, na qual se pretende superar o modelo clássico de cabeça de rede, este projeto busca um formato descentralizado, mais democrático, atento à dinâmica das necessidades dos usuários. Além disso, um sistema de compartilhamento de produtos televisivos e radiofônicos amplia as possibilidades de divulgação científica e pode, ainda, facilitar as interações entre as IFES, particularmente no campo da Extensão Universitária.

Histórico – O projeto foi desenvolvido na UFPR com a participação do Departamento de Informática. Alunos de graduação integrantes do Programa e Educação Tutorial (PET), sob a orientação do professor Luciano Silva, desenvolveram a ferramenta que agora está à disposição de todo o sistema federal de educação superior do país. A RedeIFES foi apresentada pela primeira vez durante o I Encontro de Rádios e TVS das Instituições Federais de Ensino Superior, em Outro Preto, em 2003. Em 2004 foi defendido no I Encontro de Assessores de Comunicação da Andifes, que também reuniu os representantes dessas emissoras. Desde então, considera Carlos Rocha, houve uma convergência de fatores tecnológicos e conjunturais que levaram à conclusão dessa primeira etapa.

A segunda etapa começa agora, com a aprovação pelo Conselho Pleno da Andifes. A Associação será interlocutora na busca dos recursos de implantação e manutenção do sistema. O investimento inicial é da ordem de R$ 1.525,00, calculando a aquisição de equipamentos e sobre o custeio para 12 meses. O custo anual de manutenção do sistema é próximo de R$ 183 mil. O financiamento será buscado por meio da alocação de recursos no orçamento das IFES, na participação em editais públicos das agências governamentais de fomento à educação e à pesquisa, em editais lançados pelos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Telecomunicações, Cultura e na publicidade governamental.

Um artigo científico sobre a “Rede Ifes: uma Infovia para Rádio e Televisão” acaba de ser aceito em Portugal para apresentação, nos dias 6, 7 e 8 de setembro na Universidade do Minho, pelo professor Carlos Rocha.

(Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes e Maria Santíssima – Assessoria de Comunicação da UFMT)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *