O Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores já tem data marcada: 3 de maio

O evento, concebido pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), chega à sua 20ª edição em 2018, contando com os seguintes realizadores: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), UFLA, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), Prefeitura Municipal de Lavras e Necaf. 

A Agência de Inovação do Café (InovaCafé) sediará o encontro, que tem em sua programação, além de abertura oficial, palestras de campo sobre agricultura de precisão, pré e pós colheita, cultivares, diferentes tipos de manejo e plantas de cobertura, promovidas por docentes e discentes da UFLA, pesquisadores e extensionistas de instituições ligadas à promoção da atividade cafeeira.  

Assim, produtores do sul do Estado poderão ter acesso a conhecimentos e inovações voltadas à melhoria da qualidade do café, ao aumento da produtividade e à diminuição dos custos de produção. “Todo o conhecimento e a tecnologia produzidos na universidade por meio de pesquisas ligadas à cafeicultura são transferidos aos produtores, promovendo uma capilaridade e uma difusão muito grandes”, explica o coordenador do Necaf, Rubens José Guimarães.  

Expansão

Devido ao sucesso do evento e com o objetivo de disseminar a iniciativa a outras localidades, a Emater/MG passou a realizar, a partir do ano de 2000, o Circuito Mineiro de Cafeicultura, sendo o Encontro Mineiro de Cafeicultura uma de suas etapas. O Circuito ocorre em diversas cidades pertencentes a regiões cafeeiras do Estado.