Dicas de Português: Logradouros, cargos, documentos

Qual a forma correta de escrever o nome de ruas? Usamos as letras maiúsculas ou minúsculas? E cargos é sempre maiúsculas? E documentos?

As normas oficiais de 1943 e Acordo Ortográfico de 2009 deixam à escolha do redator o uso de inicial maiúscula ou minúscula na denominação ou categorização de logradouros públicos, templos e edifícios.

O que se pode observar é uma tendência ao uso das minúsculas quando a inicial maiúscula não é obrigatória (a maiúscula é obrigatória no caso de nomes próprios e no início da frase, para citar as regras básicas). Então, no momento em que se trata de ruas, praças e avenidas, somente o nome delas precisa ser grafado com inicial maiúscula. A indicação do tipo pode vir de uma ou outra maneira. Exemplos:

Ex.: Mora na rua Treze de maio.

Mora na rua Frei Caneca, 21.

Mora na Avenida das Bandeiras

O escritório se localiza na Praça do Congresso.

 

CARGOS

  • Uso mais INFORMAL, em revistas e jornais:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o vice-governador
Fulano de Tal; a prefeita Ângela Silva; a rainha Elizabeth.

  • Uso mais FORMAL, em documentos, correspondência oficial, escritos científicos:

O Presidente da República; o Governador Fulano de Tal; o Papa Francisco; o Duque de Caxias.

 

DOCUMENTOS E AFINS

O fato de vir o número junto do nome do documento e assim individualizá-lo sugere o uso de inicial maiúscula; mas novamente, por serem graficamente menos chamativas, as minúsculas estão sendo muito usadas, à exceção das siglas e abreviaturas (CPF, R.G. nº 000)

Opções: ou ofício nº 1, carteira de identidade nº 1, título de eleitor nº 1 ou Ofício nº 1, Carteira de Identidade nº 1, Título de Eleitor nº 1.

 

Fonte: Não tropece na língua

Maria Tereza de Queiroz Piacentini

 

Paulol Roberto Ribeiro

Dcom