Confira e participe da programação da 11ª Primavera dos Museus, de 18 a 23/9

A 11ª Primavera dos Museus terá uma vasta programação na Universidade Federal de Lavras (UFLA): de 18 a 23 de setembro, o Museu Bi Moreira e o de História Natural (MHN) promoverão exposições, apresentações artísticas, palestras, exibições e visitas monitoradas. Entre os assuntos das exposições e visitas, estão mineralogia, meteoritos e astrobiologia, a UFLA como um espaço de memória, diferentes olhares sobre a Educação Física e esporte, e cultura material. A programação ocorrerá nos museus e outros locais próximos, todos no Câmpus Histórico da Universidade.

O evento é uma iniciativa nacional criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que convida instituições de todo o Brasil para participar, por meio de programações individuais voltadas para a temática comum – neste ano, a temática está relacionada à preservação de memórias. Em 2017, mais de 900 museus oferecerão, juntos, 2500 atividades entre os dias 18 e 24 de setembro.

Programação na UFLA

18/9 – 9h às 11h30
EXPOSIÇÃO – Reabertura do Acervo de Mineralogia e Petrologia do MHN.

18/9 a 22/9 – 9h às 11h30 e 14h às 17h30
VISITA MONITORADA – Exposição “Rochas e Minerais”. Visita mediada com a equipe do Programa de Educação em Solo (PEDS-UFLA). Local: MHN.

18/9 a 22/9 – 9h às 11h30 e 14h às 17h30
VISITA MONITORADA – Visita ao acervo permanente com a presença de mediadores. Necessário agendamento. Local: MHN.

18/9 – 18h20 a 18h55
APRESENTAÇÃO – Coral Vozes do Campus. Regência de Daniel Paes de Barros (UFLA). Local: Museu Bi Moreira.

18/9 – 19h às 21h
PALESTRA – A UFLA como espaço de memória. Palestra do prof. Ângelo Constâncio Rodrigues (DED/UFLA). Local: MHN.

19/9 – 9h às 11h
PALESTRA – O Centro de Ciências e suas contribuições para a atuação docente a partir da memória de ex-bolsistas. Ministrada pelo prof. Paulo Ricardo da Silva (DQI-UFLA). Local: MHN.

19/9 – 15h às 17h
PALESTRA – A idade da Terra. Palestrante: profª Karen Luz Burgoa Rosso (DFI/UFLA). Local: MHN.

19/9 – 18h às 21h
EXIBIÇÃO DE FILME – Diferentes olhares na história da Educação Física e do Esporte: debate sobre o filme “Geraldinos”. Mediação: professores Bruno A. R. da Silva, Kleber T. Carneiro e Fábio Pinto (DEF/UFLA). Local: Casa das Pedras.

20/9 – 9h às 11
EXPOSIÇÃO – Coleção de Meteoritos. Curador: Gabriel Gonçalves Silva (Instituto de Química/USP). Local: MHN.

20/9 – 13h30 às 15h
PALESTRA – Astrobiologia. Palestrante: Gabriel Gonçalves Silva. Local: MHN.

20/9 – 15h30 às 17h
PALESTRA: Bramon – Processos, descobertas e revelações. Palestrante: Cledison Marcos da Silva (Brazilian Meteor Observation Network). Local: MHN.

20/9 – 17h às 19h
PALESTRA – Cultura (i)material e o museu da casa brasileira. Ministrada pelo prof. Josué Humberto Barbosa (DED/UFLA). Local: MHN.

21/9 – 9h às 11h
EXPOSIÇÃO: Coleção de Meteoritos. Curadora: Maria Elizabeth Zucolotto. Local: MHN.

21/9 – 10h às 12h
OUTROS – Roda de Conversa – A concepção da exposição de mineralogia e petrologia para a divulgação científica. Mediação: Equipe do Programa de Educação em Solos (PEDS-UFLA). Local: MHN.

21/9 – 13h30 às 15h
PALESTRA: Como ser bons anfitriões dos meteoritos. Palestrante Franciele Rocha Viera. (DCS/UFLA). Local: Anfiteatro 1 Núcleo de Educação Continuada – DIRED/UFLA.

21/9 – 15h30 às 17h
PALESTRA- Meteoritos: Cofres da nebulosa solar. Palestrante: Maria Elizabeth Zucolotto (Museu Nacional/UFRJ). Local: Anfiteatro 1 Núcleo de Educação Continuada – Dired/UFLA.

22/9 – 9h às 11h30
AÇÃO EDUCATIVA – Projeto “A Magia da Física e do Universo”. Exposição de experimentos de física elaborados com material de baixo custo. Coordenação: professores José Nogales e Karen Luz (DFI/UFLA). Local: MHN.

22/9 – 15h às 17h
PALESTRA – A vida de Marie Curie. Palestrante: prof. José Alberto Casto Nogales Vera. Local: MHN.

23/9 – 19h às 21h30
OFICINA – Festa das Estrelas: observação do céu com telescópios. Convidamos para uma noite de observação dos astros. Prelecionistas: professores José Nogales e Karen Luz. Local: MHN.