109 anos: Semana de Ciência, Cultura e Arte tem início – confira as fotos da cerimônia de abertura

“O que move o ser humano é o sonho, a solidariedade e a esperança. E eu não tenho dúvidas, de que aqui na UFLA, sempre temos uma motivação maior, por tantas pessoas que se doam ao extremo para a Instituição. É tanta dedicação que nos sentimos estimulados a vencer as adversidades, honrando toda a história que a UFLA possui”- José Roberto Scolforo.

Na manhã desta sexta-feira (1/9), foi realizada a cerimônia de abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que comemora os 109 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com a presença de docentes, técnicos, terceirizados e estudantes, o reitor da Instituição, professor José Roberto Scolforo, ressaltou a trajetória de sucesso da Instituição, valorizando as pessoas que contribuíram para que ela atingisse a dimensão universitária e o reconhecimento como uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e extensão do País. ”Se não fosse a luta de várias lideranças nós não estaríamos aqui”, destacou o reitor.

O reitor estava acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e da equipe de gestão (pró-reitores, assessores e diretores). A cerimônia também contou com a presença do prefeito de Lavras José Cherem, entre outros políticos do Município.

A cerimônia teve início com o hasteamento das Bandeiras, realizado pelo reitor da UFLA; o ex-diretor da Esal, professor Jair Vieira; o prefeito de Lavras, e o servidor técnico-administrativo aposentado Angelo Alberto de Moura Delphim. O Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pela Banda do 8º Batalhão da Polícia Militar de Lavras.

No pronunciamento, Scolforo aproveitou a ocasião para ressaltar a luta de Alysson Paulinelli, uma das maiores lideranças na história da Instituição. “Ontem (quinta-feira) ele foi agraciado com a medalha Luiz de Queiroz, uma homenagem tão significante que até hoje só foi atribuída a 13 pessoas, entre elas quatro ex-presidentes da república. A UFLA foi mencionada ao extremo durante a solenidade, sendo muito gratificante para nós”. O professor também destacou distintos outros docentes que passaram pela UFLA e fizeram toda diferença, como Alfredo Scheid Lopes.

Scolforo fez ainda referência à crise econômica e política nacional, com desdobramentos à pasta Educação. “Mesmo com esse cenário negativo, fazemos muitos trabalhos excepcionais. É preciso praticamente se mudar para Brasília, e ficar no Congresso Nacional o tempo todo para poder se contrapor a esse cenário. Mesmo com o corte brutal nas Universidades, o nosso orçamento de 2017 não estará comprometido. A nossa comunidade acadêmica não precisa se preocupar, pois, não faremos cortes. Para 2018, conseguimos ampliar o custeio da UFLA em 13%, o que garantirá o funcionamento adequado da Universidade. Podemos ter problemas em investimentos em 2018, mas vamos lutar sempre. Com trabalho conseguimos resolver os problemas, e é isso que buscamos fazer”.

Na sequência, com palavras de otimismo, o reitor descreveu os últimos avanços, os projetos em desenvolvimento e o planejamento que está sendo estrategicamente elaborado para que a UFLA atinja a meta de se manter entre as melhores instituições do País e ganhar projeção internacional nos próximos anos. “Temos que continuar essa linha da transformação, de dar oportunidades e inserir a UFLA no cenário nacional e internacional como uma das melhores instituições. Você só é indispensável quando se é reconhecido. Manter essa Universidade como prioridade da população brasileira é nosso dever de ofício. Por isso, é muito importante o nosso compromisso e amor institucional. E, acredito que estamos conseguindo fazer isso”.

Programação de aniversário

Como tradição, a programação teve início com um culto ecumênico em ação de graças aos 109 anos de existência da UFLA/ESAL, com a participação do Coral Vozes do Câmpus.

Consulte a programação completa no site www.ufla.br/aniversario

Veja as fotos (crédito Mayara Toyama) da cerimônia. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.