TVU e Rádio Universitária celebram aniversários e promovem dia de cultura e lazer à comunidade lavrense

Um domingo (3/9) de muita alegria e interação com a comunidade. A comemoração dos 18 anos da TV Universitária (TVU Lavras) e dos 30 anos da Rádio Universitária agitou a Praça Dr. Augusto Silva, em Lavras, com apresentações culturais, atividades recreativas para crianças e serviços de orientação ao público sobre saúde.

A programação foi pensada para aproximar os veículos de comunicação da população lavrense, mostrando sua essência de informar, com qualidade e credibilidade, aquilo que é produzido em termos de ciência, tecnologia e extensão dentro da UFLA. O evento, que faz parte das atividades de aniversário dos 109 anos da Universidade, contou com a apresentação da banda de música da 6ª Região da Polícia Militar, de músicos da Orquestra de Câmara e de atletas da Ginástica Aeróbica da UFLA, além da banda de forró Circo da Lua.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, felicitou toda a equipe de colaboradores da TVU e da Rádio Universitária, reforçando a importância dos profissionais que estiveram à frente da fundação dos veículos. “Muitos se dedicaram para que a UFLA pudesse se aproximar, por meio de seus meios de comunicação, da comunidade lavrense e de toda a região. Esperamos poder aprimorar nossa comunicação e continuar estreitando esse relacionamento com a população”, ressaltou.

Scolforo também adiantou sobre as novidades da emissora TVU para 2018, que passará a funcionar com sinal digital e com a ampliação da grade de programas. “Nós queremos dar ainda mais visibilidade àquilo que é gerado pela UFLA para prestar contas e contribuir com a produção de conteúdo relevante à comunidade sobre agricultura, educação, cultura, esportes, tecnologia e saúde. Nesse sentido, a TVU e a Rádio Universitária são agentes de divulgação e engajamento de toda a população para que, juntos, possamos construir uma Universidade e uma cidade cada vez mais humanizadas”, concluiu.

Também prestaram homenagens o diretor da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) – organização que detém o direito de concessão das emissoras e apoia as atividades acadêmicas da UFLA -, Rilke Tadeu de Freitas, o diretor de Comunicação da UFLA, Sandro Araújo, e a secretária de educação do Município, Cláudia Carvalho, além de colaboradores de diversas fases dos veículos.

Concurso de poesias premiou estudantes do Município

Uma das atividades de comemoração para o aniversário foi a promoção de um concurso de poesias (1º Concurso Municipal de Poesia), lançado no mês de junho. O resultado foi divulgado no domingo, presenteando os dez primeiros lugares, dos quais as poesias farão parte de um livro em comemoração à história da TVU.

Os três primeiros lugares foram premiados e tiveram suas poesias declamadas ao público. Foram eles:

1° lugar: Flaviene dos Reis Avelino
Sítio Barreiro – zona rural da Cachoeirinha
Escola Municipal Lafaiete Pereira

2° lugar – Luan Remer Ribeiro
Escola Municipal Itália Cautiero Franco – Caic

3° lugar – Maria Eduarda de Oliveira Prado
Escola Municipal José Serafim

O 1º Concurso Municipal de Poesia foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, Rotary Club de Lavras, Padaria Pão e Saúde e apoio da Diretoria de Comunicação da UFLA. O projeto envolveu cerca de 900 crianças das escolas de zona urbana e rural, do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Ao todo, foram selecionados 110 textos, de onze escolas municipais de Lavras. As redações passaram por correções e julgamentos, até chegarem às três melhores.