Reitor da UFLA passa a fazer parte da diretoria executiva da Andifes

Membros da nova diretoria eleita durante reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes. Na ocasião, professor Scolforo não estava presente, tendo sido representado no encontro pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, passou a integrar a nova diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A eleição e a posse da diretoria ocorreram durante a reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Natal (RN) em 28/7.

Scolforo, que assumiu como 2º vice-presidente, terá sua primeira atuação na condição de pertencente ao quadro da diretoria da Associação. Ele explica que a candidatura não foi programada, mas afirma que o convite para participação foi aceito com a motivação de poder contribuir para a defesa da universidade pública brasileira. “A decisão de participar ocorreu na antevéspera da eleição, após a insistência dos pares. Apesar das muitas demandas e desafios já assumidos com a reitoria, avaliei que, na Andifes, nós teremos a oportunidade de trabalhar, de forma dialógica e incisiva, pela defesa das universidades. A experiência e os muitos contatos já estabelecidos serão diferenciais importantes para os resultados a serem alcançados”, diz.

A participação como vice-presidente implica o cumprimento de uma agenda de reuniões quinzenais e outras reuniões extraordinárias para negociações com ministros, comissões do Congresso e outros órgãos de governo. “Como já tenho a rotina de estar em Brasília frequentemente para a negociação em prol de demandas da UFLA, em interlocução contínua com diferentes atores governamentais, a conciliação com as atividades da Andifes será possível”.

A nova diretoria tem na presidência o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Emmanuel Zagury Tourinho e como 1º vice-presidente o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) José Arimathéia Dantas Lopes. Os suplentes são Rui Vicente Oppermann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Myrian Thereza de Moura Serra (Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Dezenove itens compõem a agenda de atuação proposta pela chapa vencedora para a nova diretoria executiva da Andifes. Eles incluem temas como o atendimento qualificado às demandas da sociedade, autonomia universitária, diálogos com diferentes atores governamentais, orçamentos 2017 e 2018, consolidação de projetos em andamento, investimento em pesquisa, internacionalização, entre outros. Confira aqui o documento.