Em evento da área de Engenharia Agrícola nos EUA, professor visitou universidades americanas para possíveis parcerias

Professor Volpato, com a equipe da Universidade de Idaho.

No intervalo de 10/7 a 16/7, o chefe do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, estreitou relações com profissionais de universidades americanas, com o objetivo de estabelecer parcerias pelas quais os professores do DEG/UFLA possam desenvolver trabalhos conjunto. O fomento a acordos de cooperação internacional também pode resultar dos contatos feitos.

Volpato esteve nos Estados Unidos – na cidade de Spokane, estado de Washington – participando das atividades da Reunião Anual Internacional 2017 da Sociedade Americana de Engenheira Agrícola e Biológica (Asabe), que é considerada o principal evento mundial da Engenharia Agrícola. Durante a programação científica, o professor apresentou o trabalho Analysis of Emissions of a Diesel CycleEngineusing Biodiesel of the Macaw Palm Oil.

Professor do DEG/UFLA (esq.), acompanhado do estudante de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Eduardo Lordelo Volpato, que também participou do evento.

Entre as universidades com as quais Volpato estabeleceu contato no período está a Universidade do Estado de Washington, onde conversou com o professor Lav Khotda, especialista em agricultura de precisão. Foram feitas visitas a diferentes laboratórios, com acesso a trabalhos realizados por Lav Khot no câmpus da cidade de Pullman (a 130 km de Spokane). “Também durante o evento foi feito um contato muito importante com professores da Universidade de Idaho, na área de produção e utilização de biocombustíveis”, comenta Volpato. Nessa instituição, a conversa foi com o professor Dev Shrestha, com quem foram levantadas as possibilidades de cooperação internacional com a UFLA, considerando-se seu domínio das pesquisas com produção e utilização de biodiesel no Brasil e o pioneirismo das pesquisas com produção e utilização de biocombustíveis nos EUA pela Idaho.

Volpato (dir.), com o prof. LavKhotda (esq.) – Universidade do Estado de Washington