Sistema de Gestão de Cursos de Pós-Graduação é apresentado em evento na UFLA

Professor Valter durante apresentação de sistema de gestão de informação de cursos de pós-graduação

Informação e transparência: duas ferramentas importantes para a gestão eficiente dos programas de mestrado e de doutorado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram debatidas durante o curso Capacitação para Gestores de Programas de Pós-Graduação. Na ocasião, o professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, do Departamento de Agricultura (DAG), apresentou aos chefes e subchefes de departamento e coordenadores dos programas o Sistema de Gestão de Programas de Pós-Graduação (SGPPG).

A sigla diz respeito a um software que trabalha com banco de dados e consolida todas a informações da pós-graduação. Em 2014, Valter de Andrade e um servidor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) criaram o programa, que ganhou um registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O software já foi implantado em alguns programas de pós-graduação da universidade, segundo informou o professor

Valter de Andrade destacou que as informações gerenciadas e consolidadas pelo programa envolvem, por exemplo, produção científica, defesas, orientações (docentes, discentes, pós-doutores), linhas de pesquisa, projetos de pesquisa, colegiado, planos de estudo, declarações, reuniões, e-mails, notícias e outros. Além disso, o software disponibiliza todos esses dados em tempo real, contribuindo para o planejamento de ações de curto, médio e longo prazos.

Para o professor Valter, a combinação entre o uso da tecnologia e o diálogo se torna fundamental para o aperfeiçoamento constante do programa de pós-graduação na UFLA, cujo objetivo passa pela contribuição para produção científica do país e pela formação de profissionais.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, também participou da apresentação do SGPPG e ressaltou que o sistema de gestão dos programas de pós-graduação é uma das metas do pró-reitoria. “O princípio básico é que os coordenadores devem possuir ferramentas que possibilite os mesmos poderem realizar a gestão do programa, identificando os gargalos e pontos a melhorar, para se buscar o equilíbrio entre o corpo docente”, afirmou.

O professor observou ainda que a intenção da instituição não é substituir o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) pelo SGPPG, mas trabalhar para o primeiro sistema tenha novas aplicações.  “O SIGAA faz a gestão acadêmica e o Sistema de Gestão de Programas de Pós-graduação, além de fazer a parte da gestão acadêmica, permite que o gestor, no caso o coordenador do programa, faça a gestão da produção docente, produção total do programa e produção qualificada do programa. Caso não seja possível incorporar mais funções no SIGAA, então a medida será estudar a possibilidade da DGTI – Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação – desenvolver algo similar ou então tentarmos adquirir o direito de implementar esse sistema a todos os programas de pós-graduação da UFLA”.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig