Professores da UFLA e UFV lançam segunda edição do livro “Avaliação da Qualidade de Carnes: Fundamentos e Metodologias”

O professor Eduardo Mendes Ramos, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com o professor Lúcio Alberto de Miranda Gomide, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançam a segunda edição do livro “Avaliação da Qualidade de Carnes: Fundamentos e Metodologias”.

Composto por 473 páginas divididas em nove capítulos, o livro é direcionado aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área de Ciência e Tecnologia de Carnes e Derivados, especialmente aqueles com linhas de pesquisa em Qualidade de Carnes. O objetivo é fornecer informações importantes sobre as principais propriedades de qualidade de carnes e aborda as análises bioquímicas, físicas e químicas utilizadas na avaliação. O livro também fornece ao leitor todas as informações teóricas e práticas sobre técnicas analíticas envolvidas na avaliação da qualidade de carnes, organizadas em protocolos padronizados com abordagem de todos os fundamentos teóricos, implicações e limitações dos métodos e alertas para possíveis erros em sua execução.

Após oito anos dedicados à revisão e ampliação da obra original, a nova edição foi publicada no intuito de complementar o que foi retratado na primeira – e que teve boa aceitação na comunidade científica. Apresenta a mesma organização, porém, a segunda versão difere de modo considerável no conteúdo dos capítulos, que incorporam revisões atuais sobre os assuntos e novas técnicas, ampliando o escopo do livro. Mantém o enfoque objetivo, atualizado e aprofundado sobre cada tema e é resultado de constante atualização e novos aprendizados, o que é pertinente na carreira de todo pesquisador e professor.

A aquisição do livro pode ser feita no site da Livraria UFV ou em diversas livrarias eletrônicas no Brasil.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig