Inscrições abertas para o III UFLA de Portas Abertas – evento será realizado em 21/6

Estão abertas as inscrições para o “III UFLA de Portas Abertas”. A mostra de profissões da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorrerá em 21 de junho, sob a organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e colaboração de toda a comunidade acadêmica. O objetivo é permitir que os estudantes matriculados no Ensino Médio conheçam os cursos de graduação, as respectivas profissões e o funcionamento da Universidade.

As escolas públicas e particulares, interessadas em participar, já podem acessar o formulário de inscrição (clique aqui), que deve ser preenchido por um responsável (professores, secretários, diretores, coordenadores, entre outros) da escola. É válido ressaltar que o evento não aceita inscrições individuais de estudantes, apenas das escolas.

A UFLA estará novamente atenta à acessibilidade. Sendo assim, escolas que tiverem algum aluno que necessite de atendimento especial devem especificar na ficha de inscrição. Na segunda edição, dez estudantes com necessidades especiais foram recebidos durante o evento. A equipe do Núcleo de Acessibilidade (NaUFLA) ofereceu suporte a eles, acompanhando-os durante a visita.

Atualmente, a UFLA conta com 35 cursos de graduação, entre presenciais e a distância. Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de conversar com professores e estudantes, numa troca de experiências e informações que pode ser determinante para seu futuro.

O evento

Cada coordenador de curso com as equipes de acadêmicos da UFLA receberão os estudantes com visitas guiadas. Durante a visita é indispensável a presença de um responsável da escola inscrita para acompanhar os alunos.

A comunidade acadêmica estará organizada, nos diferentes departamentos da Universidade, para receber os participantes com visitas guiadas, palestras, demonstrações e apresentações culturais, de maneira que eles possam conhecer os cursos, a estrutura da instituição e as pesquisas desenvolvidas.

Na segunda edição, participaram aproximadamente dez mil estudantes, de 98 municípios. O movimento foi intenso das 8h às 19h, com a participação de mais de 150 escolas públicas e particulares. Em cada lugar da Universidade havia uma programação extensa com diversas atividades teóricas e práticas. Assim, os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer os cursos, a estrutura da instituição e as pesquisas desenvolvidas.

Alimentação

Há um limite de refeições ofertadas pelo Restaurante Universitário (RU) durante o evento. Por isso, serão seguidos alguns critérios para selecionar as escolas que poderão usufruir do almoço no RU pelo valor R$ 5,00 por pessoa:

Primeiro: Escola Pública;

Segundo: Ordem de inscrição.

Após a demonstração de interesse em almoçar no RU (por meio do preenchimento do formulário de inscrição), se ainda houver vagas disponíveis, a organização do evento entrará em contato confirmando o atendimento. Neste momento, a escola já deverá informar o número exato de alunos visitantes, com a menor margem de erro possível, para que assim outros alunos possam ser atendidos.

Parcerias

Empresas que tenham interesse em ser apoiadoras do evento devem ficar atentas ao Plano de Apoio do III UFLA de Portas Abertas. Atualmente, os produtos e serviços necessários para a realização do evento são: coffee break, coletes de identificação, materiais gráficos e canecas.

Por se tratar de um evento institucional, o UFLA de Portas Abertas possui grande capacidade de alcançar diferentes localidades através de mídias de divulgação, atingindo diferentes públicos. Além disso, apoiar uma mostra de profissões evidencia o papel social de uma organização, que se preocupa com o desenvolvimento dos indivíduos, a partir da educação e desenvolvimento social.

Clique aqui para acessar o Plano de Apoio – UFLA de Portas Abertas

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: codets@proec.ufla.br ou pelo telefone: (35 3829-1101 / 35 3829-1317).

Texto: Camila Caetano, jornalista- bolsista DCOM/UFLA.