Consulta de Demanda para disciplinas prevê aperfeiçoamento de matrículas na graduação – Participe

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) anunciou que está realizando a Consulta de Demanda entre os estudantes de graduação. De acordo com a PRG, a ação é uma proposta de aperfeiçoamento do processo de matrícula em disciplinas obrigatórias na Universidade Federal de Lavras (UFLA). A pró-reitoria salienta que, ao participar do processo,  é importante que o estudante esteja consciente das matérias nas quais será aprovado ou reprovado. Dessa forma, ele terá condições de demonstrar interesse em quais delas fará solicitação de matrícula.

Por ser uma etapa anterior à solicitação de matrícula, a  PRG observa que esse procedimento vai ajudar na melhoria da distribuição das vagas em disciplinas no período letivo subsequente ao cursado. Em caráter experimental, a primeira Consulta de Demanda auxiliará nos ajustes do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para que nos próximos períodos letivos seja possível instituir essa atividade como rotina.

A diretora de Planejamento e Gestão Acadêmica, Daniela Armondes de Paula Oliveira, explicou que a Consulta de Demanda vai permitir ainda otimizar a distribuição das turmas e a oferta de disciplinas. Por fim, a diretora informou que os resultados do processo podem ser usados nas matrículas para o segundo período letivo de 2017.

A resposta à consulta está disponível até 10 de abril no SIG, podendo ser alterada pelo estudante dentro desse período. Os procedimentos para a resposta estão em um tutorial disponível no Manual Consulta de Demanda.

Um vídeo do Diretório Central do Estudantes (DCE) explica o funcionamento da Consulta de Demanda. Assista ao vídeo.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.