Campanha de vacinação contra febre amarela imunizou mais de 1500 pessoas na UFLA

A vacinação contra febre amarela realizada no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou um público de 1568 pessoas, incluindo servidores do quadro, funcionários terceirizados e estudantes. O número atendeu ao planejado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Lavras.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Praec, professora Kátia Poles, os quatro dias de campanha na UFLA tiveram uma função estratégica. “Trazer a vacinação para a comunidade da UFLA é uma medida muito importante para intensificar a cobertura vacinal no município, já que Minas Gerais é considerada uma área endêmica para febre amarela”, avalia.

Da esq.p/dir.: Cláudia Abrantes, Kátia Poles e Sarah Siqueira, profissionais da Coordenadoria de Saúde em atuação durante a campanha na UFLA.

A campanha foi realizada nos dias 2/3, 3/3, 6/3 e 7/3, no prédio da Coordenadoria de Saúde (câmpus histórico). Do total de pessoas vacinadas na instituição, a participação de estudantes foi de aproximadamente 60% e a de funcionários e servidores foi de 40%.

Sobre a febre amarela

É doença grave, transmitida, em áreas silvestres, principalmente pelo mosquito Haemagogus ; já nas áreas urbanas, o principal transmissor é o Aedes aegypti. Para a prevenção coletiva contra a doença, é necessário que a população esteja atenta a todas as recomendações feitas para que não haja acúmulo de água parada, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças. Para proteção individual, a vacina é a indicação.

Saiba mais no site do Instituto Biomanguinhos (Fiocruz) e no Portal Saúde (Ministério da Saúde)