UFLA apresenta inovações na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas

Representantes da UFLA durante a FEMAGRI 2017

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou entre os dias 8 e 10 de fevereiro, da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) em Guaxupé, no Sul de Minas, promovida pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

A Instituição foi representada pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (Ghpd), Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport), Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), Núcleo de Estudos em Pós Colheita do Café (Pós-Café) e a empresa Terra Jr Consultoria Agropecuária.

Durante os três dias de eventos, os representantes dos núcleos de estudos da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar os cursos de graduação, pós-graduação e os projetos de pesquisa, ensino e extensão que englobam alguns setores do agronegócio, principalmente do café, que são desenvolvidos na Universidade.

“Através do evento obtivemos mais contato com os produtores rurais, que são nossos clientes. Além disso, a feira proporcionou conhecimento técnico de diversas áreas de atuação da empresa, o que faz a Terra Jr manter-se sempre atualizada nas tendências e perspectivas para o cenário agrícola nacional. Toda essa experiência também nos fez enxergar ainda mais a enorme influência e representatividade da UFLA na cafeicultura e nos outros setores do mercado em que estamos inseridos, é evidente que nossa presença em feiras desse porte nos acrescentam qualidades pessoais e profissionais que complementam a vivência acadêmica”, explicou o estudante do 8º período de Engenharia Agrícola da UFLA, presidente do Terra Jr., Gabriel Lacava.

O INCT Café apresentou novas formulações de resíduos do processamento de café provenientes da Cooxupé. A torta, resíduo da extração do óleo do café é rica em nutrientes como açúcares, aminoácidos e também substâncias antioxidantes e compostos bioativos, a partir daí dois novos produtos foram desenvolvidos e apresentados ao público:

Equipe do INCT Café no estande da UFLA

Nutrição

Cápsulas com concentração dos antioxidantes do café que funciona como alimento funcional para limpeza de radicais livres no corpo humano e também age prevenindo o envelhecimento e combatendo a obesidade;

Remédio para plantas

Indutor de resistência em plantas, o produto que funciona como vacina age contra fungos e bactérias em diversos cultivos, sendo pulverizado nas plantas ativando a defesa das mesmas.

Esses dois novos produtos atendem segmentos distintos, trazendo benefícios tanto para a saúde animal quanto vegetal, indo ao encontro da sustentabilidade, através do reaproveitamento de matérias primas provenientes do café, produto de grande importância para a economia do país.

Femagri

Esse ano a feira recebeu 38.249 visitantes e a geração de negócios ficou 36% maior que a edição de 2016, o evento serviu como espaço para apresentação de tecnologias e inovações para o setor cafeeiro, onde cafeicultores negociaram maquinários e insumos com o intuito de produzir mais e economizar nos custos.

Texto: Vanessa Trevisan: jornalista/ InovaCafé.