Inscrições abertas para o curso “Com bullying não se brinca” – formação de profissionais da educação básica

bullyingProfessores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como estudantes de licenciatura e outros públicos relacionados, podem se inscrever para o curso Com bullying não se brinca – infância e múltiplas linguagens na formação docente, que será promovido a partir de janeiro de 2017. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG Eventos). São disponibilizadas 210 vagas.

A iniciativa está voltada à formação inicial e continuada de docentes e é coordenada pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Cláudia Maria Ribeiro e pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fábio Pinto Gonçalves do Reis, com o suporte de membros do Grupo de Pesquisa Fesex/CNPq – Relações entre a Filosofia e Educação para a Sexualidade na Contemporaneidade: a Problemática na Formação Docente.

Serão 44 horas de curso, sendo 20 horas presenciais e 24 horas a distância. Os encontros presenciais ocorrerão nos dias 30/1, 31/1 e 18/2. As atividades previstas incluem as oficinas “Arte, música e educação”; “Corporeidade, identidade e diferenças”; “Jogos, brinquedos e brincadeiras” e “Letramento: entre o arco-íris da leitura, da literatura infantil e da educação”; “Monstros e monstruosidades: reinterpretando o bullying na ótica cênica”. Os conteúdos vão ao encontro da proposta de se discutir com os participantes a articulação entre linguagens da infância, concepções de “intimidação sistemática – bullying” (relacionadas à Lei 13.185/2015) e possibilidades teórico-metodológicas para se trabalhar com o tema na educação básica.

Os participantes que cumprirem as exigências legais previstas; tiverem presença em, no mínimo, 75% dos encontros presenciais; e realizarem atividades propostas nas etapas presenciais e a distância, receberão certificado, documento que ficará disponível no SIG.

Participantes da comunidade externa à UFLA devem inicialmente se cadastrar no SIG. Depois desse cadastro, será possível identificar o curso escolhendo a opção “Consultar Eventos Institucionais”.

Confira aqui informativo com valores e outros detalhes sobre os períodos de inscrição. Para informações, ligue (35) 99141-0567 ou envie mensagem para combullyingnaosebrinca.fesex@gmail.com.