Grupo de pesquisa do Departamento de Educação promoveu curso sobre bullying



25 de Maio de 2016, 6:01 pm , com 2.238 visualizações

bullying_2O grupo de pesquisa “Relações entre a filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente”, coordenado pela professora do Departamento de Educação (DED) Cláudia Maria Ribeiro e pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, iniciou no último sábado (21/5) o curso “Com bullying não se brinca: infâncias e múltiplas linguagens na formação docente”.

O encontro contou com o professor Vanderlei Barbosa (DED), que abordou “Educação, Ética e Direitos Humanos” e com a professora Cláudia Ribeiro, que falou sobre “Bullying e a produção das verdades na concepção de Michel Foucault”. Além disso, a jornalista Fátima Ribeiro apresentou vários materiais para complementação dos estudos na temática, como filmes e vídeos, disponibilizados no blog: http://combullyingnaosebrinca.wordpress.com, além disso todos receberem um material com textos complementares para estudos a distância.

bullyingNo período da tarde foram realizadas duas oficinas: “Letramento: entre o arco-íris da leitura, da literatura infantil e da educação”, ministrada pelos mestrandos do DED Daniele Ribeiro, Lucas Lima, Silmara Santos e Tânia Gonçalves, e a oficina de “Dança, Corpo e Educação” ministrada pelos também mestrandos do DED Jaciluz Dias e Vinícius de Carvalho.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 4 de junho e 9 de julho, quando serão vivenciadas novas oficinas. O curso foi elaborado para discutir as várias linguagens que se vivencia na escola, perpassando pela bullying_3intimidação sistemática no dia a dia. As informações tratadas apoiaram-se na nova Lei que institui o Programa de Intimidação Sistemática (bullying) – lei federal 13.185, de 6 de novembro de 2015, que entrou em vigor em fevereiro deste ano.

“É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying)” – Trecho da Lei 13.185.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações diretas da jornalista Fátima Ribeiro.  

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivo